Descubra as marcas das nossas dois unidades de negócios Henkel Adhesive Technologies e Henkel Consumer Brands.
As expectativas de responsabilidade social e ambiental estão constantemente mudando. É por isso que as empresas dependem de um diálogo aberto com as comunidades, fornecedores, clientes e muitos outros stakeholders para garantir que eles forneçam soluções para os desafios mais importantes.
Para entender verdadeiramente, é preciso ouvir verdadeiramente. É por isso que as empresas estão tão interessadas em dialogar com os seus stakeholders. Uma abordagem aberta para compartilhar opiniões e trocar ideias é a chave para entender as expectativas dos diferentes grupos de interesse à medida que eles evoluem com o tempo. Seja por meio de focus group, questionários ou participação em plataformas de discussão: as empresas precisam recolher insights sobre as preocupações e prioridades dos seus stakeholders – e refletir sobre essas percepções nas suas atividades diárias.
Na Henkel, a nossa abordagem à sustentabilidade é moldada pelas nossas interações com os nossos stakeholders. Estamos convencidos de que o diálogo aberto e contínuo com todos os grupos que têm interesse nos nossos negócios é a chave para garantir que estamos trabalhando nos desafios mais importantes. Por meio de conversas diretas, participação em iniciativas multi-stakeholders e suporte a plataformas de diálogo, o nosso objetivo é compartilhar o nosso conhecimento exclusivo e receber insights – aplicando o que aprendemos em nossos produtos, serviços e atividades de negócios. Queremos entender os nossos stakeholders. É por isso que os ouvimos verdadeiramente.
Compreender e mapear as demandas sociais que as partes interessadas de todos os tipos colocam em nossa empresa é um componente-chave de nossa gestão de sustentabilidade. Tanto as partes interessadas internas, como os colaboradores, quanto as partes externas, como clientes e fornecedores, são levadas em consideração. Também temos inúmeros membros em associações do setor, fazemos parte de organizações globais, como o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD) e o Fórum Econômico Mundial (WEF), e nos envolvemos em diálogos políticos e sociais, por exemplo, com organizações em nível europeu.
Para entender melhor as expectativas e perspectivas de nossas partes interessadas e nos engajarmos em um diálogo mais direcionado e orientado para soluções, monitoramos continuamente as opiniões em vários níveis, por exemplo, por meio de pesquisas, em diálogo direto, em iniciativas com várias partes interessadas e por meio de plataformas de diálogo.
O envolvimento aberto com as partes interessadas nos ajuda a entender suas expectativas e perspectivas e permite um diálogo orientado para a solução. Este diálogo promove a compreensão mútua entre as partes interessadas e a nossa empresa, promovendo a aceitação social para as nossas decisões corporativas. Também serve como fonte de novas ideias, contribui para a inovação e gestão de riscos e sustenta o desenvolvimento de nossa estratégia de sustentabilidade e relatórios.
Estamos convencidos de que só poderemos impulsionar uma mudança sustentável estabelecendo parcerias fortes ao longo de toda a nossa cadeia de valor: desde a compra de matérias-primas e materiais de embalagem até à nossa empresa, incluindo a produção, logística e uso dos nossos produtos pelos consumidores, bem como a reutilização em ciclos de materiais.
Mais e mais iniciativas estão para serem lançadas para incentivar os consumidores de hoje a mudar os seus hábitos imediatamente. No entanto, também é importante pensar nas gerações futuras. É por isso que atividades educacionais que promovem o comportamento sustentável e aumentam a consciencialização sobre os desafios enfrentados pelo nosso planeta, estão cada vez mais populares. O Forscherwelt (Mundo de Pesquisadores) da Henkel, por exemplo, incentiva as crianças a explorar o mundo da ciência, tornando a pesquisa divertida. O programa internacional inclui materiais de ensino para escolas primárias. O conteúdo do programa reflete os pontos prinicipais das áreas de pesquisa da Henkel, além de explorar a sustentabilidade.