Descubra as marcas das nossas dois unidades de negócios Adhesive Technologies e Beauty Care.
Ao trazer inúmeras inovações de produtos para o mercado, como o primeiro detergente para roupas que não necessitava de aditivos para garantir a limpeza das peças, o primeiro shampoo líquido para os cabelos e o primeiro spray para cabelos, moldamos a vida de milhões de pessoas. A Henkel tem uma grande história de inovações que revolucionaram os mercados em que atuamos diversas vezes e essa tradição continua até hoje. Somos conhecidos por nossas marcas icônicas, como Persil e Schwarzkopf, que foram – e são – desenvolvidas com tecnologias de ponta.
Nos baseamos na coleta de percepções do consumidor e no conhecimento das mudanças de comportamento e nas tendências do consumidor. Os investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento ao longo de gerações criaram uma riqueza de conhecimentos e patentes. Juntamente com universidades e outros institutos de pesquisa, a equipe internacional de P&D do negócio de Consumer Brands está constantemente desenvolvendo produtos inovadores para encantar nossos clientes e consumidores para encantar nossos clientes e consumidores, superando suas expectativas.
Nossas atividades de pesquisa e desenvolvimento se beneficiam da nossa abordagem especial como uma plataforma de múltiplas categorias. Elas criam sinergias de pesquisa únicas, por meio da proximidade dos focos de P&D para cabelos e tecidos. Resolver problemas comuns e desafios tecnológicos nas áreas de matérias-primas, fórmulas, conceitos de embalagem e métodos de produção nos ajuda a desenvolver novas tecnologias e fórmulas que compõe a base para produtos inovadores em nossos mercados em todas as regiões.
A parte visível do cabelo, a fibra capilar, não é um tecido vivo. As raízes vivas do cabelo estão profundamente ancoradas na pele do couro cabeludo e formam “mini órgãos” complexos compostos por diferentes tipos de células para produzir as fibras capilares visíveis. Ao estudar os processos biológicos nas raízes, somos capazes de desenvolver produtos capilares específicos que não apenas nutrem a fibra capilar, mas também sustentam a parte viva do cabelo, a raiz do cabelo, em suas funções distintas. O uso de um modelo de tecido reconstruído recentemente, desenvolvido a partir da raiz do cabelo, nos oferece a chance de avaliar as combinações ideais de bioativos.
A eficácia de nossos produtos de cosméticos capilares pode ser verificada em cabelos reais por meio de uma infinidade de métodos de teste biofísicos e pode ser comprovada estatisticamente. Podem ser feitas medições padrão, como brilho do cabelo, volume e facilidade de pentear, bem como a análise da força interna e espessura do cabelo e inúmeras outras características. Influências ambientais e procedimentos de modelagem, como pentear repetidamente, secar ou alisar, podem ser examinados para desenvolver produtos específicos que evitam danos ao cabelo, como pontas duplas ou quebra do cabelo.
Nossos testes com fios de cabelo reais nos dão informações sobre a durabilidade das colorações. Medições após o uso de equipamentos avançados de intemperismo podem ser usadas para examinar a resistência das nossas colorações de cabelo ao desbotamento devido à luz, lavagem e fricção. Atualmente também nos concentramos em cosméticos capilares com a capacidade de colorir cabelos escuros sem danos. O efeito dos produtos de cuidado e modelagem para cabelos coloridos também é investigado, trabalhando em estreita colaboração com os cientistas em nossas áreas de desenvolvimento de produtos. Aqui, nossos insights de pesquisa para tecidos nos ajudaram, especialmente a abordagem da nossa “Tecnologia de renovação de fibras”, que permite descobertas relacionadas à revitalização de cores, a renovação de fibras e a prevenção de esfoliação para um cuidado ideal.
Nossos salões de teste em Hamburgo e Düsseldorf (Alemanha) formam uma parte essencial do nosso desenvolvimento de novos produtos relacionados ao cabelo.
O salão de teste está equipado de forma semelhante a um salão de cabeleireiro moderno. Uma equipe de coloristas e estilistas de primeira linha, composta por cabeleireiros e mestres cabeleireiros, testa todos os tipos de produtos relacionados a cabelos desenvolvidos por nossa unidade de negócio de Consumer Brands. Os produtos testados são destinados a serem introduzidos mundialmente nos mercados locais. Eles são usados em salões de cabeleireiro profissionais ou pelos próprios consumidores em casa.
Antes do teste, os departamentos de Marketing e de Pesquisa e Desenvolvimento fornecem um briefing ao salão de testes. A cooanteperação estreita com ambos os departamentos é fundamental.
A avaliação de um produto no salão de testes geralmente envolve o teste das propriedades de um novo produto, como cor, cuidado, brilho, volume ou fixação. O teste envolve os cabeleireiros que realizam o chamado “teste de aplicação em um lado”, seguindo um design de teste padrão. Durante esse tipo de teste, um produto que está atualmente no mercado é aplicado no lado direito do couro cabeludo e uma nova versão otimizada do produto é aplicada no lado esquerdo do couro cabeludo. Esse procedimento permite uma comparação direta das duas fórmulas e uma escolha clara de um vencedor do teste. Antes de serem usados no salão de teste, todos os produtos são testados em laboratório e certificados dermatologicamente. O teste não apenas traz informações esclarecedoras sobre o novo produto, mas também os modelos recebem mais informações sobre seus cabelos, pois é feita uma consulta personalizada com base em uma análise digital do cabelo. Além disso, eles saem do salão de teste com cabelos perfeitamente penteados e/ou coloridos.
Alguns dos nossos produtos não são desenvolvidos para serem usados em salões de cabeleireiro, mas sim para os próprios consumidores usarem em casa. Um teste de “uso próprio” é realizado para esses produtos. Os vários espelhos no estúdio de teste permitem que o usuário se veja de todos os ângulos e também fornecem à equipe do estúdio de teste mais informações sobre as técnicas de aplicação usadas. Um fato interessante sobre um teste de uso próprio é que os próprios voluntários escolhem uma consulta de acompanhamento de acordo com quando usariam o produto novamente se estivessem em casa. Dessa forma conseguimos imitar a verdadeira realidade do mercado.
Cada produto é submetido à avaliação do salão de teste antes de entrar no mercado. O processo de teste de uso próprio do salão de teste fornece uma visão de como os consumidores usarão o produto, para que quaisquer problemas possam ser detectados e eliminados antecipadamente. Um exemplo típico são as instruções de uso. Como nossos voluntários usam os próprios produtos no salão de teste e também em casa, podemos garantir que as instruções sejam claras e fáceis de entender.
A aprovação do salão de teste é concedida apenas quando o produto, a embalagem e as instruções de uso forem totalmente avaliados e estiverem em conformidade com nossos altos padrões.
Como todos os organismos vivos, a pele está sujeita ao envelhecimento e seu desempenho diminui com o tempo. Cuidamos da pele em suas várias funções com produtos cosméticos inovadores e combatemos de maneira eficaz os processos de envelhecimento com novas combinações de bioativos. Nosso conhecimento detalhado da pele, combinado com nosso profundo conhecimento sobre modelos de tecidos, nos permite desenvolver produtos de alto desempenho. Dessa forma, podemos fornecer aos nossos consumidores produtos cuja eficácia é comprovada em ensaios clínicos.
Desde meados dos anos 80, temos trabalhado com sucesso em métodos alternativos. Esses métodos baseados em células são usados para investigar a influência de ingredientes e produtos em sistemas biológicos.
Enquanto no passado eram usadas técnicas simples de cultura de células, os especialistas da Henkel conseguiram desenvolver modelos complexos de tecidos tridimensionais nos últimos trinta anos. Essas novas ferramentas facilitam a pesquisa muito mais próxima das condições de uso.
Para construir modelos de tecido que representem a pele humana, as células apropriadas são multiplicadas e posteriormente transferidas para dispositivos de cultura especialmente desenvolvidos. Os cientistas decodificaram essas vias de sinalização que permitem que as células interajam umas com as outras e, posteriormente, criem um equivalente de pele funcional. Depois de alguns dias em cultura, o tecido da pele está pronto para ser usado no laboratório para fins de pesquisa e desenvolvimento. Dois tipos de modelos de pele são usados: um modelo de pele de espessura total e um tecido epidérmico puro.
Esses e outros modelos de tecidos são usados para comprovar a compatibilidade de ingredientes cosméticos com a pele e os olhos. Além disso, os equivalentes da pele estão sendo investigados para verificar se podem ser usados para analisar os potenciais efeitos genotóxicos dos produtos químicos. Outra importante área de pesquisa para esses modelos é a sensibilização da pele.
O modelo de pele de espessura total Phenion® é produzido exclusivamente nos laboratórios da Henkel e consiste em uma epiderme, a camada mais externa da pele, e a derme subjacente feita de células primárias humanas. Ele está disponível comercialmente. Visite o site www.phenion.com para obter mais informações.
Antes de serem apresentados aos consumidores, o desempenho e a compatibilidade do produto são avaliados em estudos clínicos abrangentes. Nossos estudos são baseados em padrões reconhecidos internacionalmente e na avaliação dos participantes do estudo. Os participantes de um estudo são escolhidos por seu tipo de pele, tipo de cabelo, hábitos de consumo, etc. Para caracterização adicional dos participantes do nosso estudo, um dermatologista pergunta sobre seu histórico médico.
Nossos estudos clínicos são realizados em laboratórios especialmente equipados para comprovar, por exemplo, a compatibilidade de um produto recém-desenvolvido com a pele. Métodos geralmente reconhecidos são usados para testar a compatibilidade com a pele, como testes epicutâneos, mas uma ampla variedade de testes de uso também é realizada.
Os dispositivos mais recentes estão disponíveis para que as medições biofísicas possam ser realizadas na pele para detectar os efeitos positivos dos produtos na hidratação, no teor de oleosidade e na função de barreira da pele.
Além disso, métodos de imagem sem contato são usados para comprovar alterações em relação à rugosidade da pele ou efeitos antirrugas. Dispositivos especiais são aplicados para a medição da elasticidade da pele, a fim de mostrar os efeitos de firmeza da pele dos nossos produtos de cuidados com a pele. Usando um microscópio especial, podemos olhar profundamente na pele dos participantes do nosso estudo. Esse procedimento inofensivo permite medir os efeitos do produto na espessura da epiderme e na junção entre a epiderme e a derme.
Os efeitos visíveis de um produto na pele são quantificados usando macrofotografia altamente padronizada combinada com análise de imagem ou avaliação especializada.
Conceitos de embalagens sustentáveis – rumo a uma economia circular
A embalagem desempenha um papel fundamental em nosso modo de vida moderno. Sem ela, a maioria dos produtos expiraria ou seria danificada antes de chegar à loja. Quando se trata de enfrentar os desafios das embalagens sustentáveis, os designers de embalagens são os principais atores. Desde integrar mais material reciclado em novas embalagens até facilitar a reciclagem das embalagens após o uso: esses especialistas criam embalagens que protegem os produtos e, ao mesmo tempo, oferecem uma melhor contribuição para o planeta.
Exemplos recentes do nosso portfólio nesta área, são o “all free clear eco”, encontrado na América do Norte, . um detergente líquido ultraconcentrado com embalagem feita de plástico 100% reciclado, o Pril Strong & Natural, por meio do uso de sacolas de refil recicláveis, ou as barras de shampoos sólidos, armazenados em caixa de papel dobrado reciclável da marca Schauma.
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