Descubra as marcas das nossas dois unidades de negócios Adhesive Technologies e Beauty Care.
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Saiba maisNovos modelos de negócios e colaboração, a criação de experiências únicas do cliente e o uso inteligente de dados e tecnologia: estamos moldando os mercados de amanhã por meio da digitalização.
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Saiba maisHistória da Henkel
Mais de 140 anos de sucesso de marca.
No início da história da empresa, em 1876, encontramos um comerciante de 28 anos que se interessava por ciência - Fritz Henkel. Em 26 de setembro de 1876, ele e dois sócios fundaram a empresa Henkel & Cie em Aachen e comercializaram seu primeiro produto, um sabão universal baseado em silicato.
Durante os anos seguintes, essa família alemã de empreendedores e milhares de seus colaboradores transformaram a Henkel em uma empresa global.
A Henkel realizou uma fusão das unidades de negócios Laundry & Home Care e Beauty Care em uma única unidade de negócios: Henkel Consumer Brands. Com a nova unidade de negócios, a Henkel constrói uma plataforma multicategoria para crescimento, combinando suas marcas de consumo e negócios sob o mesmo teto, incluindo muitas marcas icônicas como Persil e Schwarzkopf, e também abrangendo o mercado de produtos para o cabelo profissionais. Wolfgang König, anteriormente Vice-Presidente Executivo de Beauty Care e Laundry & Home Care no Conselho de Administração, assume a responsabilidade pela Henkel Consumer Brands.
O envolvimento da Henkel na indústria de adesivos foi uma coincidência que acabou se tornando uma grande sorte: Diante da escassez de cola em 1922, a Henkel começou a produzir adesivos para embalagens para uso próprio. Em 1923, a Henkel começou a comercializar seus adesivos e desde então se tornou o fabricante líder mundial de tecnologias adesivas para vários produtos e aplicações industriais.
A iniciativa de voluntariado da Henkel “Make an Impact on Tomorrow” (MIT) tem como objetivo promover o engajamento voluntário de colaboradores e aposentados em projetos sociais. Mais de 17.300 projetos em mais de 100 países ao redor do mundo já foram apoiados. Lançada em 1998, a iniciativa fez da Henkel uma das primeiras empresas alemãs a tornar o engajamento social voluntário um elemento-chave de suas atividades de sustentabilidade. O apoio da Henkel inclui doações financeiras e em espécie, bem como a oportunidade de tirar uma folga remunerada para se dedicar a um projeto social.
Com seu espírito pioneiro, Fritz Henkel (1848-1930) lançou as bases para o sucesso de nossa empresa. Ele foi guiado por sua responsabilidade com a empresa, seus colaboradores, a sociedade e o meio ambiente. Seu modelo continua a nos inspirar hoje a continuar a história de sucesso da Henkel. Em uma exposição virtual, acompanhamos Fritz Henkel ao longo de sua vida: desde sua infância, passando por suas primeiras experiências como fundador, até se tornar um empreendedor de sucesso. Mais informações podem ser encontradas aqui https://www.fritz-henkel.com
A Henkel assinou um acordo para adquirir a marca de beleza profissional Shiseido, na Ásia-Pacífico. A aquisição inclui as principais marcas para salões de cabeleireiro, como Sublimic e Primience, que são comercializadas sob a marca guarda-chuva licenciada Shiseido Professional.
A Henkel desenvolveu ainda mais sua estratégia de sustentabilidade: isso resultou no novo Quadro de Metas de Sustentabilidade 2023+, que também inclui novas ambições de longo prazo que ajudarão a transformar a economia e a sociedade em direção à sustentabilidade.
A Henkel investiu mais de 130 milhões de euros para erguer um edifício de última geração na sede da empresa em Düsseldorf. A instalação permite que mais de 350 especialistas da Henkel desenvolvam novas tecnologias e aplicações para uma variedade de indústrias. O edifício funciona também como centro global de clientes, onde a Henkel apresenta novas soluções para adesivos, selantes e revestimentos funcionais.
Em 1º de janeiro de 2020, Carsten Knobel (50) tornou-se o novo CEO da empresa. Ele sucede Hans Van Bylen, que deixou a companhia após 35 anos de atuação. Também, desde 1º de janeiro, Marco Swoboda (48) sucedeu o Carsten Knobel como novo Chief Financial Officer (CFO).
A Henkel é a primeira empresa do mundo a emitir o Plastic Waste Reduction Bond. O valor arrecadado com esse título, emitido em 2020, será investido em projetos para reduzir os resíduos plásticos. O título tem um volume total de cerca de 100 milhões de euros e uma maturidade de cinco anos.
A Henkel assinou um Contrato de Compra de Energia Virtual em grande escala com um novo parque eólico em Bee Country, Texas, EUA. A capacidade acordada equivale a 100% da necessidade de eletricidade das operações da Henkel nos EUA, que compreendem mais de 30 centros de produção em todo o país.
Com investimentos de mais de 25 milhões de euros em diversas start-ups e fundos de capital de risco, a Henkel agora gerencia suas atividades corporativas de capital de risco em uma unidade dedicada: Henkel Ventures.
Com o fechamento bem-sucedido das aquisições dos negócios globais da Darex Packaging Technologies e do Grupo Sonderhoff, a Henkel fortalece seu negócio de Adhesive Technologies e complementa o portfólio de tecnologias.
Com esta aquisição, a Henkel reforça seu negócio de Hair Professional e expande significativamente suas posições de mercado no México e EUA. A transação inclui um portfólio de marcas líderes na principal categoria da Henkel de Hair Professional. As principais marcas são Pravana e Tec Italy.
A partir de 1º de maio de 2016, Hans Van Bylen será o CEO da Henkel, como sucessor do Kasper Rorsted. Hans Van Bylen trabalha como membro do Comitê Executivo desde 2005, sendo responsável pela unidade de negócios de Beauty Care.
Pascal Houdayer, membro do Comitê Executivo desde 1º de março de 2016, sucederá Hans Van Bylen como Vice-Presidente Executivo da unidade de negócios de Beauty Care a partir de 1º de maio de 2016.
Desde 1º de setembro de 2016, a Henkel adquiriu a empresa The Sun Products Corporation de um fundo da Vestar Capital Partners. A aquisição representa uma grande mudança para o negócio na América do Norte. A Henkel atinge a segunda posição no mercado norte-americano de Laundry Care. A aquisição inclui marcas líderes da categoria, como all® e Sun®, bem como o amaciante Snuggle®
Essa aquisição complementa e fortalece o portfólio de Laundry and Home Care da empresa com marcas amplamente conhecidas e de sucesso na América do Norte. Com um volume de transação de cerca de 3,2 bilhões de euros, a aquisição da Sun Products é a segunda maior aquisição da história da Henkel.
A Henkel AG & Co. KGaA assinou um acordo com a empresa Colgate-Palmolive para adquirir toda sua linha de sabão para roupas e marcas de produtos para pré-lavagem na Austrália e na Nova Zelândia. Com a aquisição das marcas de sabões em pó e líquidos e dos produtos para pré-lavagem, incluindo as marcas Cold Power, Dynamo, Fab e Sard, a Henkel se tornará uma das maiores atuantes na categoria de sabões para roupas na região da Austrália/Nova Zelândia.
No início de 2014, a família Henkel prorrogou seu acordo de coparticipação. O acordo foi concluído por período indefinido, e agora pode ser primeiramente encerrado a partir de 31 de dezembro de 2033.
Em junho de 2014, a Henkel AG & Co. KGaA assinou um acordo com fundos, assessorada pela BC Partners, para adquirir todas as ações do Spotless Group SAS, Neuilly-sur-Seine, França. O Grupo Spotless opera nas categorias de produtos para lavanderia, controle de insetos e cuidados com o lar e mantém posições líderes de mercado em mercados europeus consolidados, tais como a França, Itália, Espanha e Reino Unido.
A Henkel também assinou um acordo com a TSG Consumer Partners para adquirir as três empresas americanas profissionais de cuidados com os cabelos SexyHair, Alterna e Kenra. A aquisição posicionará a Henkel como uma das empresas líderes no maior mercado Profissional de Cabelos do mundo.
Em setembro de 2014, a Henkel também assinou um acordo para adquirir a The Bergquist Company, um fornecedor líder particular de soluções de gerenciamento térmico para a indústria mundial de eletrônicos. A aquisição fortalecerá a posição do ramo de Adhesive Technologies da Henkel como líder global.
Na sede corporativa em Düsselfdorf, a Henkel abriu sua maior instalação de armazenamento automatizada. Construída em uma área com o tamanho de dois campos de futebol, seus 10 andares oferecem uma capacidade de armazenamento para mais de 25 milhões de fardos de produtos para Laundry & Home Care.
Instalação de armazenamento automatizada.
Acompanhando a implantação de sua Estratégia 2016, a Henkel continuou a padronizar as atividades de produção e logística em todas as unidades comerciais e as consolidou com suas operações de compras em uma organização global de cadeia de suprimento. A nova organização iniciou suas operações no início de novembro de 2014.
A Henkel apresentou sua nova estratégia e suas novas metas financeiras para o período até 2016. A estratégia gira em torno das prioridades estratégicas outperform, globalize, simplify e inspire.
Ao mesmo tempo, a empresa publicou sua nova Estratégia de Sustentabilidade 2030. No centro dela, está o objetivo de obter mais com menos e triplicar sua eficiência. A nova estratégia de sustentabilidade se aplica a todos os setores comerciais e a toda cadeia de valores.
A Henkel apresentou seu novo Design Corporativo em conexão com sua nova declaração: “Excellence is our Passion” (Excelência é Nossa Paixão).
A Henkel lançou a “Forscherwelt”, uma iniciativa educacional para crianças para fomentar o interesse pela pesquisa e pela ciência.
Em 2004, a Henkel comprou a empresa norte-americana The Dial Corporation, fabricante de sabões em pó, produtos de limpeza para o lar e produtos de higiene. O portfólio de produtos inclui sabonetes, sabonetes líquidos e gel para banho, no ramo de produtos de higiene, além de sabões em pó e odorizadores de ar.
A Henkel desenvolveu sua cultura corporativa a fim de solucionar a crescente internacionalidade e diversidade dentro da empresa. Uma visão mais clara e valores compartilhados devem oferecer orientação, direção e identificação para os colaboradores em todo o mundo. A visão de ser "uma líder global em marcas e tecnologias" define uma clara ambição para cada colaborador Henkel. Na luta para atingir esse objetivo, todos na Henkel são orientados por cinco valores em suas atividades diárias: clientes, pessoas, desempenho financeiro, sustentabilidade e família.
Dip. Ing. Albrecht Woeste entregou a presidência do Conselho de Supervisão e do Comitê de Acionistas a sua sucessora, a Dra. Simone Bagel-Trah. Dessa forma, ele realizou a transição da quarta para a quinta geração da família Henkel. Dip.-Ing. Albrecht Woeste se tornou "Presidente Honorário do Grupo Henkel". A Dra. Simone Bagel-Trah é a primeira mulher na Liderança de um Conselho de Supervisão de uma empresa Dax 30.
Após a Reunião Geral Anual da Henkel em 14 de abril, a Gestão da Henkel de AG foi indicada o única parceira responsável da Henkel KGaA. Portanto, a empresa foi rebatizada de Henkel AG & Co. KGaA
No dia da Reunião Geral Anual, o Prof. Dr. Ulrich Lehner se aposentou conforme planejado (após chegar à idade para aposentadoria imposta internamente pela Henkel) e entregou seu cargo de Presidente do Conselho Administrativo a Kasper Rorsted. Desde então, o dinamarquês é Presidente do AG Administrativo Henkel.
Em 2008, a Henkel comprou da Akzo Nobel as linhas de Adesivos e Materiais Eletrônicos previamente pertencentes à National Starch. Isso tornou o segmento de Adhesive Technologies a unidade de negócio com a maior parcela de vendas da Henkel. Na unidade de negócio de Adhesive Technologies, a aquisição fortaleceu principalmente as áreas Adesivos para Embalagem e Madeira e Eletrônicos.
Em 2004, a Henkel comprou a empresa norte-americana The Dial Corporation, fabricante de sabões em pó, produtos de limpeza para o lar e produtos de higiene. O portfólio de produtos inclui sabonetes, sabonetes líquidos e gel para banho, no ramo de produtos de higiene, além de sabões em pó e odorizadores de ar.
A Cognis foi vendida a um consórcio de investidores.
Na Reunião Geral Anual de Acionistas, o Dr. Hans-Dietrich Winkhaus, Presidente e Diretor Executivo aposentado da Henkel KGaA, entregou seu cargo ao Dr. Ulrich Lehner.
A Henkel comprou a Loctite totalmente em 1997. Em 1985, a Henkel já tinha adquirido pouco mais de 25% das ações ordinárias da Loctite da família Krieble. Esta participação foi expandida em várias etapas para 35% até 1996. Atualmente, a Loctite é a maior marca no ramo de Tecnologias Adesivas.
A Henkel expande a empresa, principalmente na região Ásia-Pacífico, com várias joint-ventures, start-ups e aquisições. Como projeto conjunto da Henkel (China) Investment Co. Ltd. e da Universidade Jial Tong Shanghai, foi aberto o Centro de Treinamento em Gestão Jiao Tong, em Shanghai.
A Henkel adquiriu todas as ações da Loctite Corporation. A Loctite é, depois do ramo de adesivos para artesanato e uso doméstico, a especialista líder em adesivos para engenharia, principalmente para miniaturização como colagem de chips e microeletrônica.
Com a integração da Loctite, a Henkel atingiu de longe a liderança no mercado mundial em adesivos e melhorou a estrutura de vendas nos EUA e no mundo. Atualmente, Loctite é a maior marca na unidade de negócios Adhesive Technologies.
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Em julho de 1995, a Henkel comprou a Schwarzkopf, que faz parte da empresa desde então. Com a aquisição, a Henkel conseguiu dobrar as vendas de sua unidade de negócio de Beauty Care (Cosméticos). Agora, a Schwarzkopf é uma das principais marcas de produtos para os cabelos do mundo e é a maior marca no portfólio da Henkel.
Membros da família Henkel, como portadores de ações ordinárias na empresa, concluíram um novo acordo de coparticipação de acionistas por período indefinido, do qual os signatários não podem sair até 2016. O novo acordo garantia que a família Henkel manteria um controle de longo prazo de mais de 50% das ações com direito a voto.
Pela primeira vez, as ações ordinárias foram comercializadas na bolsa de Frankfurt-on-Main, Düsseldorf (ambas na Alemanha) e na Suíça. Portanto, as ações ordinárias poderiam ser adquiridas por investidores fora da família Henkel. Ao mesmo tempo, o valor da ação nominal foi reduzido de 50 para 5 DM.
O Prof. Dr. Helmut Sihler se juntou ao Comitê de Acionistas e entregou seu cargo como Presidente e Diretor Executivo ao Dr. Hans-Dietrich Winkhaus.
O Dr. Konrad Henkel entregou a presidência do Conselho de Supervisão e do Comitê de Acionistas para Albrecht Woeste, neto do fundador da empresa. O Dr. Konrad Henkel se tornou "Presidente Honorário da Henkel".
A Henkel começou a entrar no mercado do Leste Europeu com vários investimentos, e a criação de joint-ventures em países como Rússia, Polônia, Hungria e Eslovênia.
Além disso, a Henkel iniciou sua primeira joint-venture na China com a Shanghai Henkel Chemicals Ltd., uma instalação de produção em Gu Lang Lu.
Em 1986, ocorreu a Primeira Reunião Geral Anual da Henkel KGaA na prefeitura de Düsseldorf.
As primeiras informações para nossos Acionistas foram publicadas.
Em 11 de outubro, as ações da empresa se tornaram públicas, e ações preferenciais sem direito a voto foram emitidas. Neste contexto, foi publicada uma declaração financeira mundial da Henkel pela primeira vez.
O Dr. Konrad Henkel se tornou Presidente do Conselho de Supervisão e do Comitê de Acionistas da Henkel KGaA. Ele foi o último membro da família Henkel a ocupar o cargo da Presidente Executivo. O professor Dr. Helmut Sihler se tornou Presidente e Diretor Executivo.
A partir de 01 de janeiro, a Henkel GmbH se transformou na Henkel Kommanditgesellschaft auf Aktien (KGaA) [Corporação Limitada baseada em ações]. O comitê de acionistas foi definido como o órgão que toma decisões na família Henkel.
Aos 51 anos, o diretor da empresa, o Dr. Jost Henkel, faleceu inesperadamente. Seu irmão mais novo, o Dr. Konrad Henkel, assumiu como presidente do Conselho Administrativo. A partir da década de 60, ele transformou o negócio de família, que, até esse momento, era ativo no mercado alemão, em um grupo de posição internacional.
O "Leão da Henkel" desapareceu da embalagem e foi substituído pelo logo oval da Henkel.
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Em 1956, o professor Vernon Krieble apresentou seu adesivo "Loctite, a trava de pressão líquida". Krieble prometeu que seu adesivo solucionaria o problema com porcas e parafusos soltos nas máquinas. Junto com seu vizinho, Paul G. Haviland, ele fundou a American Sealants Company em Hartford, Connecticut, EUA. Em 1963, a empresa foi rebatizada de Loctite Corporation.
Em 1985, a Henkel comprou pouco mais de 25% das ações ordinárias da Loctite da família Krieble. Esta participação foi expandida em várias etapas para 35% até 1996. A Henkel comprou a Loctite totalmente em 1997. Atualmente, a Loctite é a maior marca no ramo de Tecnologias Adesivas.
O Dr. Konrad Henkel se tornou Gerente Geral da Henkel & Cie GmbH.
O primeiro anúncio transmitido pela televisão alemã foi do Persil.
O Pril Powder, um detergente para louças de uso doméstico, foi lançado em 1951.
O Dr. Konrad Henkel, o segundo filho do Dr. Hugo Henkel se juntou à empresa como químico.
Em 21 de novembro, a família Henkel voltou à empresa, e os antigos membros do Conselho Administrativo foram reintegrados com total restauração de seus direitos. Em 10 de dezembro, a Henkel implantou uma reorganização dos Conselhos Administrativo e Consultivo.
A imagem ao lado mostra um pacote do Poly Color de 1950. A TheraChemie passou a comercializar esses corantes líquidos para cabelos em 1947. A Henkel entrou no ramo de cosméticos por meio da aquisição da TheraChemie em 1950.
A Henkel organizou um jardim de infância na planta em Düsseldorf-Holthausen (atualmente, Gerda-Henkel-KiTa).
Em 1939, o Dr. Willy Manchot substituiu Carl August Bagel, que estava doente, assumindo seu cargo de Gerente Geral da Henkel & Cie GmbH e como membro do Conselho Administrativo da Henkel & Cie AG.
A terceira geração da família Henkel assumiu a gestão da empresa. O Dr. Hugo Henkel se juntou ao recém-formado Conselho Consultivo e Conselho de Supervisão. Seu filho Jost, seu sobrinho Werner Lüps e Carl August Bagel, genro de Fritz Henkel (filho) se tornaram Diretores Administrativos.
O Dr. Jost Henkel, filho mais velho do Dr. Hugo Henkel se juntou à empresa. A partir de 1942, ele liderou a empresa durante a Segunda Guerra Mundial e abriu caminhos para o crescimento de uma fábrica de detergentes para o ramo da indústria química.
No início do ano, o Dr. h.c. Fritz Henkel, filho do fundador, faleceu com apenas 55 anos. Pouco tempo depois, o fundador da empresa, o "Kommerzienrat" Fritz Henkel, morreu aos 81 anos de idade. Dr. Hugo Henkel assumiu a gestão da empresa.
Em 1930, a Schwarzkopf começou a fazer negócio com salões de beleza.
Em 1929, a Henkel ampliou seu portfólio incluindo o limpador industrial P3. Os limpadores P3 permitem a remoção de sujeira e outros contaminantes de superfícies rígidas.
No início do ano, no porão do prédio do departamento de embalagens Holthausen, a Henkel começou a produzir adesivos para uso interno: Sula (adesivo de papel) Desula (adesivo de papelão) e Buba (adesivo de embalagem). No primeiro ano, o total de 123 toneladas de adesivos foram produzidos para uso próprio da empresa. Em 1923, uma cola foi vendida a uma empresa vizinha pela primeira vez. A partir de 1928, a Henkel começou a exportar adesivos, principalmente para seus vizinhos europeus e, a partir de 1929, também para a Austrália & América do Sul.
O primeiro anúncio do Persil com a presença da "Dama de Branco".
Em 29 de janeiro de 1913, a Henkel fundou sua primeira subsidiária: Henkel & Cie AG em Basel-Pratteln, Suíça. Até 1923, ela continuou sendo a única subsidiária da Henkel com uma fábrica fora da Alemanha. Tanto o Henco quanto o Persil eram produzidos lá. Suas instalações abrangiam uma área de 9.161 metros quadrados. Em seu primeiro ano, as vendas foram de cerca de 1,5 milhões de francos suíços.
Em 1907, foi lançado o Persil, o primeiro sabão para roupas que agia sozinho, o que foi um marco para o crescimento da Henkel desde essa época. O sabão, que limpava e branqueava as roupas sem utilizar cloro, não só eliminava a tarefa fisicamente cansativa de esfregar e lavar à mão, o que causava o desgaste das roupas, mas também melhorava a higiene do lar. Essas foram contribuições diretamente tangíveis que a Henkel fez para o progresso social. Atualmente, o Persil é a marca líder de sabão para roupas na Alemanha, e uma das principais marcas da unidade de negócio Laundry & Home Care.
Em 1903, Schwarzkopf lançou o Shampoo, o primeiro pó para lavagem de cabelos no mercado alemão. A embalagem contava com o agora conhecido logotipo com a silhueta preta, o perfil de uma cabeça na cor preta. O sucesso do Shampoon incentivou Hans Schwarzkopf a desistir de sua farmácia para se concentrar na produção e comercialização do produto.
Em 1898, o químico certificado pelo estado Hans Schwarzkopf assumiu um estabelecimento de tingimento, medicamentos e perfumaria em Berlin-Charlottenburg. A Schwarzkopf faz parte da Henkel desde sua aquisição em 1995. Desde 1898, o nome Schwarzkopf é sinônimo de competência em produtos para os cabelos, e de valores tais como modernidade, alta qualidade e força inovadora. Isso torna a Schwarzkopf a organização tutelar ideal para um portfólio claramente diferenciado de marcas que atendem tanto ao segmento de consumo quanto nosso salões de beleza internacionais, o Schwarzkopf Professional.
Em 1878, foi lançado o primeiro produto com a marca Henkel. Resultado das pesquisas do próprio Fritz Henkel, essa soda branqueadora era feita de silicato de sódio solúvel e de soda calcinada (sem água). No mesmo ano, a Henkel também começou a exportar produtos: 200 caixas da Henkel's Bleich-Soda e 45 quilos de Universal-Waschmittel para a Suíça.
Sustentando-se no sucesso de seu primeiro produto de marca - a Henkel’s Bleich-Soda (soda branqueadora) — Fritz Henkel transferiu sua empresa para Düsseldorf em 1878. A princípio, ele alugou uma fábrica no bairro de Flingern, e depois construiu sua própria fábrica em Düsseldorf-Oberbilk em 1880. Em 1899, Fritz Henkel comprou um terreno em Holthausen, que ficava nos subúrbios de Düsseldorf. No mesmo ano, ele começou a construir uma fábrica de soda branqueadora, uma fábrica de silicato de sódio, uma caldeira com oficinas e um prédio administrativo. Em março de 1900, a Henkel estava pronta para iniciar a produção no novo local.
Em 26 de setembro de 1876, Fritz Henkel, de 28 anos, e seus dois sócios fundaram a empresa Henkel & Cie em Aachen. O produto da empresa era um sabão para roupas baseado em silicato de sódio, que eles batizaram de Universal-Waschmittel. Ao contrário de todos os produtos semelhantes, vendidos a granel na época, este sabão para serviços pesados era comercializado em pacotes práticos.
Informação adicional (em inglês)