11 de mar. de 2025  Düsseldorf / Alemanha

Resultado anual positivo de 2024 demonstra a implementação bem-sucedida da Estratégia de Crescimento com Propósito

  • Forte desempenho nos negócios no exercício fiscal de 2024
    • Vendas: 21,6 bilhões de euros, com bom crescimento orgânico de 2,6%
    • Lucro operacional (EBIT): 3,1 bilhões de euros, aumento muito significativo de 20,9%
    • Margem EBIT: 14,3%, melhoria excepcional de 240 pontos base
    • Lucro por ação preferencial (EPS)* significativamente mais alto: 5,36 euros, +25,1% com taxas de câmbio constantes
    • Fluxo de caixa livre robusto de 2,4 bilhões de euros
  • Proposta de aumento de dividendos na faixa de dois dígitos: 2,04 euros por ação preferencial (+10,3%)
  • Novo programa de recompra de ações de até 1 bilhão de euros 
  • Implementação da Estratégia de Crescimento com Propósito avançada
    • Consumer Brands: Integração mais rápida do que o planejado, medidas de portfólio finalizadas, com economias totais a serem atingidas até o final de 2025
    • Adhesive Technologies: Nova estrutura implementada em 2023 está gerando resultados positivos
    • Metas ambiciosas de proteção climática: Plano definido para alcançar a redução absoluta de emissões de gases de efeito estufa 
  • Perspectivas para o exercício fiscal de 2025: Empresa preparada para mais crescimento no topo e na linha de fundo – com início mais lento e aceleração ao longo do ano
    • Crescimento orgânico das vendas: 1,5 a 3,5%
    • Margem EBIT: 14,0 a 15,5%
    • Lucro por ação preferencial (EPS): Aumento na faixa de um dígito baixo a alto (com taxas de câmbio constantes)

“O exercício fiscal de 2024 foi mais uma vez marcado por grandes desafios e muitas incertezas econômicas. No entanto, conseguimos avançar consistentemente com a Henkel no último ano e alcançamos ou até superamos marcos importantes. Acima de tudo, os muito bons resultados de negócios de 2024 demonstram a implementação bem-sucedida da nossa estratégia de crescimento com propósito”, disse Carsten Knobel, CEO da Henkel. “Em 2024, alcançamos um bom crescimento orgânico nas vendas e melhoramos significativamente nossa rentabilidade – com um aumento excepcional de 2,4% na margem, apoiado por um excelente desenvolvimento da margem bruta, e com um aumento extraordinário de 25% no lucro por ação preferencial. O aprimoramento direcionado do valor dos nossos produtos para os clientes e consumidores foi um dos principais motores da melhoria de nossos lucros. Além disso, as economias geradas com a integração do negócio de Consumer Brands, assim como as medidas de otimização de portfólio anunciadas, contribuíram para esses resultados fortes.”

“Ao mesmo tempo, foi muito importante que continuássemos com um forte foco no investimento em nossos negócios e no crescimento futuro – por exemplo, através do aumento das atividades de marketing no setor de consumo e inovações bem-sucedidas em ambas as unidades de negócios. Queremos que nossos acionistas participem do sucesso da empresa. Portanto, proporemos um aumento de dois dígitos na porcentagem do dividendo na Assembleia Geral Anual. Também definimos um novo programa de recompra de ações com um volume de até 1 bilhão de euros”, continuou Carsten Knobel.

“Os resultados do ano passado são uma evidência clara de que a transformação da Henkel está avançando com sucesso e que, com nossa estratégia de crescimento com propósito, estamos no caminho certo para posicionar melhor a empresa para o futuro”, resumiu Carsten Knobel. “Isso também se reflete na perspectiva para o exercício fiscal de 2025, em que esperamos um crescimento adicional de vendas e lucros, apesar de um ambiente de negócios que continua desafiador. Gostaria de agradecer a todos os colaboradores da Henkel pelo seu desempenho excepcional. Por meio de seu trabalho em equipe e compromisso extraordinário, conseguimos mais uma vez conduzir nossa empresa com sucesso através de um ano desafiador”.

Perspectivas para 2025

Após um crescimento moderado em 2024, avaliasse-se que a produção econômica global seja novamente modesta em 2025. Isso pressupõe um aumento moderado tanto na demanda industrial quanto na demanda do consumidor em áreas-chave do negócio de bens de consumo da Henkel. Além disso, com base nas estimativas atuais, espera-se que a inflação global continue a diminuir no exercício fiscal de 2025 em comparação com os anos anteriores, com as taxas de juros também previstas para cair.

Quanto aos preços dos materiais diretos, a Henkel prevê um aumento na faixa de um dígito baixo a médio em comparação com a média anual de 2024. A tradução das vendas em moedas estrangeiras deverá ter um efeito neutro a negativo, na faixa de um dígito baixo.

Além disso, espera-se que a volatilidade e a incerteza em relação ao ambiente macroeconômico e geopolítico em geral permaneçam elevadas ao longo do ano.

Considerando essas suposições, a Henkel visa gerar um crescimento orgânico de vendas entre 1,5% e 3,5% no exercício fiscal de 2025. Espera-se um crescimento orgânico entre 2,0% e 4,0% para a unidade de negócios Adhesive Technologies e entre 1,0% e 3,0% para Consumer Brands. A margem EBIT ajustada deve ficar na faixa de 14,0% a 15,5%. Para Adhesive Technologies, procura-se alcançar uma margem EBIT ajustada entre 16,0% e 17,5%, e para Consumer Brands, entre 13,5% e 15,0%. Para o lucro por ação preferencial (EPS) ajustado, com taxas de câmbio constantes, espera-se um aumento na faixa de um dígito baixo a alto.

Com isso, a previsão é de um início mais lento para o ano. No entanto, também se espera que o crescimento orgânico das vendas acelere ao longo do ano, levando a um segundo semestre mais forte em 2025 em comparação com o primeiro. Isso se aplica a ambas as unidades de negócios. As razões para isso incluem um ambiente industrial desafiador no momento e um crescimento de mercado e sentimento do consumidor moderados em alguns de nossos mercados, especialmente na América do Norte.

No segmento de Consumer Brands, é necessário considerar os fortes comparáveis de crescimento orgânico de vendas do ano anterior, particularmente devido aos lançamentos de produtos inovadores na primeira metade de 2024. Em 2025, os lançamentos de inovações estarão mais concentrados na segunda metade do ano. Além disso, tópicos operacionais não recorrentes em nossa cadeia de suprimentos, relacionados à finalização da abordagem 1-1-1, bem como o escalonamento de promoções, também contribuirão para que o crescimento orgânico das vendas e volumes do primeiro trimestre fiquem abaixo do ano anterior. Para o primeiro trimestre, espera-se um crescimento orgânico das vendas entre -2% e -4%, enquanto os preços devem ser positivos. Para o ano completo de 2025, há o entendimento de um crescimento orgânico das vendas globalmente positivo, impulsionado tanto por volume quanto por preço.

Para o ano completo de 2025, espera-se uma melhoria adicional na margem e, portanto, na rentabilidade em relação ao ano anterior para ambas as unidades de negócios e, consequentemente, para o Grupo. O desenvolvimento nos primeiros dois meses do exercício fiscal de 2025 mostra que a Henkel e ambas as unidades de negócios estão indo bem.

Desempenho de vendas e lucros do Grupo Henkel no exercício fiscal de 2024

As vendas do Grupo Henkel alcançaram 21.586 bilhões de euros no exercício fiscal de 2024, um aumento nominal de 0,3% em relação ao ano anterior. Os efeitos cambiais tiveram um impacto negativo de -1,8% nas vendas. Ajustado para esses efeitos cambiais, o crescimento das vendas foi de 2,1%. Aquisições/desinvestimentos tiveram um impacto ligeiramente negativo de -0,4% nos resultados, principalmente devido à venda das nossas atividades comerciais na Rússia em 2023. O crescimento orgânico das vendas, ou seja, ajustado para efeitos cambiais e aquisições/desinvestimentos, apresentou um bom desempenho de 2,6%. Isso foi impulsionado tanto pelo bom desempenho de preços quanto pelo desenvolvimento positivo de volumes.

A unidade de negócios Adhesive Technologies gerou um bom crescimento orgânico de vendas de 2,4%, impulsionado principalmente pela área de negócios de Mobility & Electronics. A unidade de negócios Consumer Brands alcançou um forte crescimento orgânico de vendas de 3,0%, principalmente alavancado pela área de negócios de Hair.

O lucro operacional ajustado (EBIT ajustado) aumentou significativamente em 20,9%, atingindo 3.089 bilhões de euros (ano anterior: 2.556 bilhões de euros).

A margem EBIT ajustada no exercício fiscal de 2024 também foi significativamente maior em relação ao ano anterior, atingindo 14,3% (2023: 11,9%).

O lucro ajustado por ação preferencial aumentou significativamente 23,2%, alcançando 5,36 euros (ano anterior: 4,35 euros). Com taxas de câmbio constantes, o lucro ajustado por ação preferencial aumentou 25,1%.

O capital de giro líquido como percentual das vendas foi de 3%, ligeiramente superior em relação ao ano anterior (2023: 2,6%).

O fluxo de caixa livre totalizou 2.362 milhões de euros, representando uma queda em comparação com o valor do ano anterior (2023: 2.603 milhões de euros), sendo este último positivamente impactado pela normalização do capital de giro líquido.

A posição financeira líquida foi de -93 milhões de euros, ligeiramente abaixo do nível do ano anterior, devido principalmente aos pagamentos feitos para aquisições (31 de dezembro de 2023: 12 milhões de euros).

O Conselho de Administração, o Conselho de Supervisão e o Comitê de Acionistas proporão à Assembleia Geral Anual, que ocorrerá em 28 de abril de 2025, um aumento no dividendo de 10,3% em relação ao ano anterior, no valor de 2,04 euros por ação preferencial e 2,02 euros por ação ordinária (+10,4%). Isso equivale a um índice de distribuição de 37,9%, dentro da faixa-alvo de 30 a 40%. O aumento do dividendo é possível graças ao excelente desempenho financeiro no exercício fiscal passado e à sólida base financeira do Grupo Henkel.

Desempenho das unidades de negócios no exercício fiscal de 2024

As vendas da unidade de negócios Adhesive Technologies totalizaram 10.970 bilhões de euros no exercício fiscal de 2024, representando um aumento de 1,7% em termos nominais em comparação com o ano anterior. Embora os efeitos cambiais tenham impactado negativamente as vendas em -1,8%, aquisições/desinvestimentos aumentaram as vendas em 1,1%. Organicamente, as vendas aumentaram 2,4%. Esse crescimento de vendas foi impulsionado, especialmente, pelo forte desenvolvimento de volumes na segunda metade do ano em comparação com o ano anterior, principalmente devido ao aumento da demanda em alguns mercados finais chave. Os preços permaneceram estáveis em relação ao ano anterior. O lucro operacional ajustado alcançou 1.817 bilhão de euros, com um aumento de dois dígitos em relação ao ano anterior, atingindo um novo recorde para a unidade de negócios. A margem de retorno sobre as vendas ajustada aumentou significativamente em 190 pontos base, alcançando 16,6%.

As vendas da unidade de negócios Consumer Brands totalizaram 10.467 bilhões de euros no ano em análise, o que representa uma queda de -0,9% em termos nominais em relação ao ano anterior. Os efeitos cambiais reduziram as vendas em -1,8%. Aquisições/desinvestimentos também tiveram um impacto negativo de -2,0% nas vendas, sendo a principal causa a venda das atividades de negócios na Rússia em abril de 2023. Organicamente, as vendas aumentaram 3%. Esse crescimento de vendas foi impulsionado por um forte desenvolvimento de preços, enquanto os volumes diminuíram devido principalmente às contínuas medidas de otimização do portfólio. O lucro operacional ajustado foi de 1.419 bilhão de euros, significativamente superior ao ano anterior (1.115 bilhão de euros). A margem de retorno sobre as vendas ajustada atingiu 13,6%, com um aumento significativo de 300 pontos base em comparação com o ano anterior.

Grande progresso na transformação

Nos últimos anos, a Henkel passou por mudanças profundas em várias áreas e implementou de forma consistente sua estratégia de crescimento com propósito. Os principais fatores para o sucesso a longo prazo e sustentável são a disposição e a determinação para uma transformação contínua. O objetivo é alcançar uma melhoria sustentável nos resultados. Para isso, a empresa deve estar em constante mudança e evolução. E isso está acontecendo em todas as áreas.

Consumer Brands: Avanço da fusão mais rápido do que o planejado

A mudança mais significativa na história recente da Henkel é a fusão de seus negócios de bens de consumo na unidade de negócios Consumer Brands, anunciada no início de 2022. Desde então, muita coisa aconteceu. A unidade de negócios está operacional em sua nova configuração desde o início de 2023, e os desenvolvimentos positivos já foram evidentes naquele ano. No exercício fiscal de 2024, ficou claro que nossa decisão de fundir os negócios de bens de consumo, antes separados, em uma única plataforma foi a escolha certa.

A integração da unidade de Consumer Brands progrediu muito mais rápido do que o planejado inicialmente: em termos de integração de equipes, reestruturação do portfólio e obtenção de sinergias. A primeira fase da integração, que envolveu principalmente a fusão das equipes de vendas e marketing, foi concluída em 2024. Na segunda fase, que está em andamento desde 2023, espera-se que as economias de custos totais provenientes da melhoria da cadeia de suprimentos, ou seja, das redes de produção e cadeias de suprimentos, sejam alcançadas até o final de 2025.

Ao mesmo tempo, a unidade de negócios Consumer Brands está consistentemente focada em marcas fortes e negócios com altas margens brutas, além de posições de liderança em mercados e categorias. Os efeitos positivos desse foco em marcas e negócios de alto crescimento e alta margem estão se concretizando: as dez principais marcas dentro de Consumer Brands, que representaram mais da metade da receita em 2024, obtiveram um crescimento orgânico muito forte, juntamente com um crescimento positivo de volumes.

Desenvolvimento contínuo da unidade de negócios Adhesive Technologies

A unidade de negócios Adhesive Technologies também fez progressos significativos ao longo do ano em questão, com um desempenho geral muito bom. Esta unidade oferece aproximadamente 20.000 produtos e soluções para mais de 100 mil clientes em todo o mundo, em mais de 800 segmentos industriais. A amplitude e profundidade do portfólio, combinadas com uma presença global e expertise no desenvolvimento de soluções centradas no cliente, tornam a Henkel única no mercado e permitem à empresa expandir ainda mais sua posição de liderança global.

Com suas três áreas de negócios – Mobility & Electronics, Packaging & Consumer Goods, and Craftsman, Construction and Professional – Adhesive Technologies está focada nas principais tendências futuras. Entre elas, destacam-se a e-mobilidade e a conectividade, que se referem à crescente interconectividade dos sistemas, além da sustentabilidade.

A estrutura simplificada das áreas de negócios, parcialmente com novas equipes de liderança, e o foco constante nas tendências do amanhã, mais uma vez, contribuíram para o desenvolvimento bem-sucedido da unidade de negócios no desafiador ano de 2024.

Progresso contínuo em todas as prioridades estratégicas

Em um ambiente macroeconômico e geopolítico desafiador, a Henkel continuou a implementar sua estratégia de crescimento de forma consistente no ano fiscal passado e fez progressos importantes em todas as áreas. A empresa desenvolveu ainda mais seu portfólio de negócios e marcas, fortaleceu sua vantagem competitiva nas áreas de inovação, sustentabilidade e digitalização, otimizou seus modelos operacionais e reforçou sua cultura corporativa.

Como parte de sua gestão ativa de portfólio, a Henkel desenvolveu ainda mais suas linhas de produtos por meio da descontinuação ou venda de atividades, bem como aquisições. Com a venda do negócio de marcas de varejo na América do Norte no início deste ano, a Henkel finalizou suas medidas de portfólio. Estas foram anunciadas com o início da fusão dos negócios de consumo, que antes eram separados. O negócio voltado para marcas de varejo foi identificado como uma atividade não central dentro da unidade de Consumer Brands, pois o potencial de aproveitar sinergias e o ajuste estratégico futuro com a plataforma integrada de Consumer Brands é limitado. Incluindo esta transação, a Henkel vendeu ou descontinuou marcas e atividades representando vendas totais de pouco mais de 1 bilhão de euros desde o início de 2022.

A gestão ativa de portfólio também inclui o fortalecimento e a expansão dele por meio de aquisições: no início de 2024, a Henkel adquiriu a renomada marca de cuidados com os cabelos Vidal Sassoon, na China. Esta aquisição complementa perfeitamente o portfólio local de Consumer Brands na China, cobrindo o segmento premium no negócio de varejo. A marca Vidal Sassoon atende principalmente o segmento premium de cuidados com os cabelos, com shampoos e condicionadores, mas também inclui produtos relacionados de tratamento e finalização.

A Henkel também investiu em aquisições para expandir seu portfólio na unidade de negócios de Adhesive Technologies, adquirindo a empresa norte-americana Seal for Life Industries. Esta companhia oferece revestimentos protetores e soluções de vedação para infraestrutura em indústrias como energia renovável, gás e água. Essa aquisição complementa a compra da Critica Infrastructure em 2023, uma empresa também especializada em manutenção e reparo de infraestrutura. Com elas, expandimos nosso portfólio existente no promissor setor de manutenção, reparo e revisão, criando uma plataforma para o crescimento contínuo.

Em 2024, a Henkel lançou várias inovações no mercado, abordando tendências importantes e criando valor para clientes e consumidores. Para a unidade de negócios de Adhesives Technologies, foi inaugurado no ano passado um centro de testes de baterias de última geração na sede da empresa, diretamente conectado ao maior centro de inovação global da unidade de negócios, o Inspiration Center Düsseldorf.

Com este novo centro de testes, a Henkel expande significativamente suas capacidades no segmento de e-mobilidade e fortalece sua posição como um parceiro líder em desenvolvimento e inovação para fabricantes de automóveis e produtores de baterias.

Um exemplo de inovação na unidade de negócios de Consumer Brands é a tecnologia enzimática recém-desenvolvida para o Perwoll, que não só cuida dos tecidos, mas também ajuda a preservar as cores das roupas. O efeito de renovação nas fibras já é visível após dez lavagens, promovendo, assim, a longevidade dos tecidos.

Além disso, a Henkel consolidou ainda mais a sustentabilidade nos negócios e intensificou seu compromisso com essa área. Para isso, a companhia desenvolveu um plano net-zero, que inclui metas ampliadas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em toda a cadeia de valor. A empresa tem o objetivo de fazer uma contribuição vinculativa para limitar o aquecimento global a 1,5 °C, conforme acordado no Acordo Climático de Paris. O plano da Henkel, que também foi validado pela Science Based Targets initiative, descreve as ações da empresa para alcançar a redução absoluta de emissões de gases de efeito estufa até 2045. Isso inclui uma ampla gama de medidas ao longo de toda a cadeia de valor. Além disso, a Henkel se tornou a primeira empresa listada no índice DAX a introduzir licença parental de gênero neutro em todo o mundo – com compensação salarial integral. Essa medida recebeu reações extremamente positivas tanto dos colaboradores quanto do público.

A Henkel também fez progressos adicionais na área de digitalização. Em 2024, os rápidos avanços em Inteligência Artificial (IA) foram um tema central. Na Henkel, a IA tem sido uma parte integral de nossa estratégia digital há vários anos. Por exemplo, a IA é utilizada na automação de processos, no laboratório de desenvolvimento de adesivos, nos sites de produção globalmente conectados de forma virtual, em robôs autônomos nas instalações de fabricação e no uso de chatbots nos sites de marcas da Henkel. Em 2024, a unidade digital, Henkel dx, otimizou ainda mais suas estruturas internas, fortaleceu sua expertise digital e fomentou uma cultura de inovação aberta. Além disso, a Henkel se beneficia de parcerias estratégicas com líderes globais em tecnologia digital, como SAP, Microsoft e Adobe. Essas colaborações permitem à companhia integrar tecnologias de ponta em suas plataformas digitais e projetos. Ao acelerar inovações digitais, refinar sua estratégia de plataformas e aprimorar a colaboração multifuncional em todas as unidades de negócios e funções, a Henkel melhorou significativamente sua eficiência de TI.

Como parte de sua estratégia de crescimento de longo prazo, a Henkel está constantemente alinhando suas unidades de negócios com as exigências de mercados dinâmicos e as expectativas em constante mudança dos clientes, a fim de alcançar o sucesso a longo prazo com modelos operacionais preparados para o futuro. Isso também inclui a melhoria contínua dos processos de negócios em toda a empresa.

Um exemplo disso é o estabelecimento de um centro de tecnologia global em Bangalore, na Índia, onde mais de 500 especialistas em TI já estão trabalhando para criar um hub digital interno totalmente integrado. Com isso, a Henkel está aumentando sua eficiência de custos e aprimorando sua expertise interna. A expansão adicional do centro de tecnologia está planejada para os próximos anos. A Henkel também consolidou suas atividades de venture sob um único ambiente. Com a migração para o S/4Hana entre os anos de 2025 e 2028, a Henkel também avaliará como tornar suas estruturas e processos mais ágeis e flexíveis. Nesse contexto, por exemplo, está sendo considerada a criação de entidades jurídicas separadas para as duas unidades de negócios existentes, começando na Alemanha, e sendo expandidas, passo a passo – quando aplicável – em países selecionados. A gestão estratégica e operacional do Grupo e de suas unidades de negócios permanecerá inalterada. Isso visa apoiar tanto as necessidades futuras dos negócios quanto a agenda de crescimento da Henkel.

A companhia também fortaleceu ainda mais sua cultura organizacional no ano passado. A iniciativa Accelerate Cultural Transformation (ACT), lançada em 2023, foi continuada com sucesso em toda a organização global. Essa ação promove um diálogo mais profundo e uma conexão mais forte dentro das equipes. No ano passado, a ACT concentrou-se em fornecer e lidar abertamente com feedback construtivo. Uma cultura de colaboração está intimamente ligada ao fomento da diversidade, equidade e inclusão. Para aprimorar ainda mais a diversidade, a Henkel segue uma estratégia baseada em três pilares: primeiro, aumentar a conscientização por meio de diversos formatos, como campanhas e eventos; segundo fortalecer comportamentos inclusivos por meio de programas de treinamento para líderes e colaboradores; e, terceiro, melhorar continuamente as condições estruturais, como oferecer programas que apoiem o equilíbrio entre vida profissional e pessoal e eliminar barreiras estruturais.

Uma das ambições da Henkel é alcançar a paridade de gênero em todos os níveis de gestão até o final de 2025. Atualmente, cerca de 42% das posições de gestão na Henkel em todo o mundo são ocupadas por mulheres.

"O ano fiscal de 2024 foi um ano muito bem-sucedido e importante para a Henkel. Alcançamos nossas metas financeiras, que foram revistas duas vezes durante o ano. Implementamos consistentemente nossa agenda de crescimento orientada em todas as dimensões estratégicas e avançamos nossa transformação com determinação e sucesso. Estamos no caminho certo, e a transformação de nossa empresa está mostrando resultados concretos. Com uma estratégia clara, uma equipe forte e uma cultura empresarial única, estamos bem-preparados para o futuro", finalizou Carsten Knobel.

 

*Ajustado para despesas e receitas pontuais, e para despesas de reestruturação.