11 de dez de 2024  São Paulo

Solução pioneira com energia 100% limpa alia eficiência e sustentabilidade, ampliando capacidade de entrega e reduzindo emissões de carbono

Henkel inova no segmento logístico com o primeiro caminhão elétrico de 30 toneladas no Brasil

A Henkel, dona das marcas Cascola, Loctite, Pritt, Bonderite e Schwarzkopf Professional, se posiciona na vanguarda da logística sustentável ao incorporar o primeiro caminhão 100% elétrico de 30 toneladas em operação no Brasil.  A iniciativa, pioneira no país e na rede global da empresa, reforça o compromisso da companhia com práticas sustentáveis e a redução de emissões de carbono.

Com autonomia de até 200 km, o veículo realiza entregas na Grande São Paulo e interior, ampliando a capacidade de distribuição de 9 para 33,5 toneladas diárias — um salto de 372%. Alimentados por energia solar, os carregadores elétricos permitem recargas completas em apenas uma hora, garantindo operações 100% sustentáveis.

“Com a implementação do novo veículo em nossa logística, o Brasil se torna o primeiro país onde a Henkel está presente a utilizar em sua frota um caminhão desse porte para realizar as entregas para os clientes. O processo é feito com energia limpa desde a saída do centro de distribuição até o retorno para a recarga”, afirmou Daniel Rocha, Gerente de Logísticas e Mercadorias Perigosas da Henkel na América Latina.

Além de reduzir 31 toneladas de carbono por ano — o equivalente a 65 viagens aéreas de uma pessoa entre São Paulo e Manaus ou ao plantio de 465 árvores —, o caminhão também apoia a logística interna, transportando produtos entre o CD e a planta, ambos localizados em Jundiaí, São Paulo.

A companhia tem a meta global de, até 2030, reduzir 30% das emissões de CO2 durante as entregas para os clientes e a transferência de produtos entre as plantas. A iniciativa reflete o compromisso da Henkel com a eficiência e a sustentabilidade.

A adoção de tecnologias de ponta na logística é mais uma demonstração do comprometimento da Henkel com os pilares de eficiência e sustentabilidade, alinhados às melhores práticas de ESG. A iniciativa não apenas reforça o papel da empresa como referência em inovação sustentável, mas também demonstra sua liderança na transição para uma logística verde no país.