Descubra as marcas das nossas dois unidades de negócios Adhesive Technologies e Beauty Care.
6 de nov de 2024 Düsseldorf / Alemanha
No terceiro trimestre de 2024, a Henkel aumentou as vendas do Grupo para cerca de 5,5 bilhões de euros. Isto corresponde a um forte crescimento orgânico de 3,3%, impulsionado pela boa evolução dos preços e por uma tendência geral de volume positiva a nível do Grupo.
Em termos nominais, as vendas aumentaram 1% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. "Continuamos com resultados consistentes no terceiro trimestre, enquanto impulsionamos o desenvolvimento bem-sucedido da Henkel. Ambas as unidades de negócio contribuíram para isso com um crescimento orgânico adicional. Ainda no terceiro trimestre, atingimos fortes margens brutas, o que nos permitiu dar continuidade ao aumento dos investimentos nos nossos negócios e marcas. A margem EBIT ajustada apresentou uma evolução correspondentemente forte. Isso demonstra que estamos no caminho certo com nossa agenda de crescimento", disse Carsten Knobel, CEO da Henkel.
"Estamos convencidos de que o ano fiscal de 2024 será outro ano de sucesso para a Henkel e que alcançaremos nossas metas de vendas e lucros, que aumentamos ao longo do ano. Por isso, reiteramos hoje a nossa perspectiva, apoiados pelo forte desempenho no acumulado do ano, vemos uma clara chance de alcançar a metade superior das respectivas faixas de lucro para o Grupo – isso se aplica tanto à margem EBIT ajustada, quanto ao crescimento ajustado do EPS."
A Henkel também realizou novos progressos na implementação da sua agenda estratégica de crescimento. Neste contexto, a Henkel intensifica o seu compromisso com a sustentabilidade. Como parte desse processo, a Henkel desenvolveu um guia de net-zero, que inclui metas estendidas para reduzir as emissões em toda a cadeia de valor.
“Todos temos que assumir a responsabilidade e ajudar a limitar o aquecimento global a 1,5°C, tal como estabelecido no Acordo de Paris sobre o Clima. O nosso guia, que foi validado pela iniciativa Science Based Targets, descreve o que estamos fazendo para atingir emissões líquidas zero de gases com efeito de estufa até 2045. Para alcançar este objetivo, implementaremos uma série de medidas em toda a cadeia de valor", explicou Carsten Knobel.
A unidade de negócio Adhesive Technologies alcançou um forte crescimento orgânico de vendas no terceiro trimestre, apoiado por todas as áreas de negócio. O bom crescimento orgânico das vendas na unidade de negócios Consumer Brands foi impulsionado principalmente pela área de negócios global Hair.
No terceiro trimestre de 2024, as vendas do Grupo tiveram aumento nominal de 1% a 5,492 bilhões de euros. Os efeitos das aquisições/desinvestimentos aumentaram as vendas em 1,2%. Os efeitos cambiais tiveram um impacto negativo de -3.6% sobre o desempenho de vendas. Organicamente - ou seja, ajustado para divisas e aquisições/desinvestimentos -, as vendas aumentaram em 3,3%. Este crescimento foi impulsionado tanto por uma boa evolução dos preços, quanto por uma evolução global positiva do volume a nível do Grupo.
Nos primeiros nove meses de 2024, as vendas totalizaram 16,305 bilhões de euros. Isto é equivalente a uma nominal diminuição da -0.4%. Organicamente, a Henkel alcançou um forte crescimento de vendas de 3%, impulsionada pela evolução dos preços e do volume.
O crescimento orgânico das vendas no terceiro trimestre foi impulsionado pelas regiões da Europa, IMEA, Ásia-Pacífico e América Latina. A região da América do Norte registou um desenvolvimento orgânico negativo das vendas em ambas as unidades de negócio.
Nos primeiros nove meses de 2024, também foi registrado um forte crescimento orgânico das vendas da Henkel que foi impulsionado por todas as regiões, com exceção da América do Norte.
A unidade de negócio Adhesive Technologies alcançou vendas de 2,800 bilhões de euros no terceiro trimestre de 2024. Isto representa um aumento nominal de 3.3% em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior: 2,711bilhões de euros. Organicamente - ou seja, ajustado para divisas e aquisições/desinvestimentos -, as vendas aumentaram em 3,7%. Este crescimento foi impulsionado pela forte evolução do volume, enquanto os preços permaneceram estáveis em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. Os efeitos cambiais reduziram as vendas em -3,3%. As aquisições/desinvestimentos tiveram um impacto positivo de 2,8%
Nos primeiros nove meses de 2024, a unidade de negócios Adhesive Technologies registrou crescimento nominal das vendas de 1,1% a 8,275 bilhões de euros. Organicamente, Adhesive Technologies alcançou um bom crescimento de vendas de 2,5%, impulsionado principalmente pelo volume.
O forte crescimento orgânico das vendas da unidade de negócios Adhesive Technologies no terceiro trimestre foi impulsionado pelas três áreas de negócio. A área de negócio de Mobility & Electronics alcançou um forte aumento orgânico de vendas de 3,9%. Este desenvolvimento foi impulsionado pelo crescimento de dois dígitos no negócio de Electronics e um crescimento muito forte no negócio de Industrial. As vendas no negócio de Automotive diminuíram globalmente devido a um abrandamento da procura do mercado. A área de negócio de Packaging & Consumer Goods apresentou bom crescimento orgânico de vendas de 2,7%, com o negócio de Packaging alcançando um forte crescimento orgânico de vendas impulsionado por uma melhoria na demanda. O negócio de Consumer Goods registou um crescimento orgânico positivo das vendas. A área de Craftsmen, Construction & Professional alcançou crescimento orgânico de vendas de 4,5%. Os negócios de General Manufacturing & Maintenance e Consumers & Craftsmen contribuíram para isso, com aumentos de vendas muito fortes em ambos os casos. O negócio da Construction registrou um bom crescimento.
De uma perspectiva regional, a unidade de negócio Adhesive Technologies alcançou um crescimento orgânico positivo das vendas na Europa no terceiro trimestre, apoiado pelas três áreas de negócio. Em contraste, a região da América do Norte registou um crescimento orgânico ligeiramente negativo das vendas, o que aconteceu em razão do desenvolvimento nas áreas de negócio de Mobility & Electronics e Packaging & Consumer Goods. Na região IMEA, a unidade de negócios alcançou um crescimento orgânico de vendas de dois dígitos, com todas as áreas de negócio contribuindo. A região da América Latina registrou um crescimento orgânico significativo de vendas, impulsionado principalmente pelas áreas de negócios Mobility & Electronics e Craftsmen, Construction & Professional. A região da Ásia-Pacífico apresentou um crescimento orgânico de vendas muito forte, para o qual todas as três áreas de negócio contribuíram, com os desenvolvimentos comerciais na China a terem um efeito particularmente positivo.
Na unidade de negócio Consumer Brands, as vendas no terceiro trimestre de 2024 totalizaram 2,653 bilhões de euros, representando uma diminuição nominal de -1,6% em relação ao trimestre do ano anterior. Organicamente – ou seja, ajustado aos efeitos cambiais e às aquisições/desinvestimentos –, a unidade de negócio obteve um bom aumento de vendas de 2,7%, impulsionada por um componente contínuo de preços muito forte . O desenvolvimento do volume foi negativamente impactado pelas medidas de otimização de portfólio em curso. Os efeitos cambiais reduziram as vendas em -3,9%. As aquisições/desinvestimentos diminuíram as vendas em -0,4%.
Nos primeiros nove meses de 2024, as vendas em Consumer Brands chegaram a 7,919 bilhões de euros, uma nominal diminuição de -1,8% em comparação com o trimestre do ano anterior. Organicamente, as vendas aumentaram em 3,7%, impulsionada pelos preços.
A área de negócio de Laundry & Home Care alcançou crescimento orgânico positivo de vendas de 0,9% no terceiro trimestre. A divisão de Laundry Care registou um desenvolvimento orgânico de vendas ligeiramente negativo, principalmente devido a medidas de otimização de portfólio. Por outro lado, o negócio de Home Care alcançou um crescimento orgânico significativo das vendas, impulsionado principalmente por um aumento de dois dígitos nas vendas na categoria de Dishwashing e um crescimento de vendas muito forte na categoria de Toilet Care.
A área de negócio de Hair registou um aumento orgânico de vendas muito forte de 6,8%, com o negócio de consumo registrando um aumento significativo nas vendas, impulsionado principalmente pelo crescimento de dois dígitos na categoria de Hair Styling. O negócio de Professional alcançou um crescimento orgânico de vendas muito forte.
A área de negócio Other Consumer Businesses registou um bom crescimento orgânico das vendas de 2%, em particular impulsionado por um crescimento muito forte na Europa.
De uma perspectiva regional, o terceiro trimestre viu a unidade de negócios Consumer Brands alcançar um crescimento orgânico positivo de vendas na região da Europa. A área de negócio Hair registou um forte aumento de vendas, enquanto a área de negócio Laundry & Home Care registou uma evolução ligeiramente negativa. A região da América do Norte registrou um declínio orgânico geral de vendas, principalmente devido a medidas de portfólio na área de negócios de Laundry & Home Care. Em contraste, a área de negócios de Hair na América do Norte alcançou um crescimento muito forte. A região da América Latina registrou um bom crescimento orgânico de vendas, impulsionado pela área de negócios de Hair. A região IMEA alcançou aumento de vendas orgânicas de dois dígitos em todas as áreas de negócios. A região da Ásia-Pacífico registrou um crescimento orgânico de vendas muito forte, com contribuições das áreas de negócios de Hair e Laundry & Home Care.
Não ocorreram alterações substanciais no ativo líquido e na posição financeira do Grupo no período em análise em comparação com a situação em 30 de junho de 2024.
Para o ano fiscal de 2024, a Henkel espera um crescimento orgânico das vendas de 2,5% a 4,5% para o Grupo. Para a Adhesive Technologies, espera-se um crescimento orgânico das vendas na faixa de 2% a 4%. Para Consumer Brands, a empresa prevê um aumento orgânico das vendas de 3% a 5%.
O retorno ajustado das vendas (margem EBIT ajustada) deverá ficar na faixa de 13,5% a 14,5%. Prevê-se que o retorno ajustado das vendas fique na faixa de 16% a 17% para Adhesive Technologies e 13% a 14% para Consumer Brands.
Para o lucro ajustado por ação preferencial (LPA), a Henkel espera um aumento na faixa de +20% a +30% a taxas de câmbio constantes.
Além disso, temos as seguintes expectativas para 2024: