7 de out de 2024  São Paulo

Prática estimula a imaginação, promove a inclusão e proporciona experiências lúdicas em sala de aula

Atividades de colagem apoiam professores para criação de um ambiente de aprendizagem inclusivo

No próximo dia 15/10, comemora-se o Dia do Professor. A Pritt, marca de produtos escolares da Henkel, celebra nesta data, a dedicação e o compromisso dos profissionais da educação na construção de ambientes de aprendizagem inclusivos e acolhedores. Mais do que transmitir conhecimento, os professores desempenham um papel fundamental na formação de uma sociedade mais justa, ao assegurar que todos os estudantes, independentemente de suas diferenças, tenham acesso às mesmas oportunidades de aprendizado.

Em um mundo cada vez mais diverso, a inclusão nas salas de aula é uma necessidade. Professores de todo o país têm trabalhado para promover práticas pedagógicas que atendam às necessidades de todos os alunos, sejam eles pessoas com quaisquer tipos de deficiência, diferentes ritmos de aprendizagem ou estudantes de origens socioeconômicas variadas.

“Destacamos o poder transformador das atividades de colagem em sala de aula como um dos caminhos para a criação de ambientes de aprendizagem inclusivos, lúdicos e criativos”, afirma Ana Flávia Bergamo, Gerente de Marketing da Pritt. A prática, simples e acessível, é uma ferramenta pedagógica eficaz que aproxima, envolve e desenvolve estudantes de diferentes habilidades.

O uso de colagem permite que cada aluno se expresse de forma única, utilizando diferentes materiais e técnicas para construir suas próprias interpretações e narrativas visuais. De forma individual ou colaborativa, a atividade estimula a imaginação e promove a inclusão e participação de alunos com diversos níveis de habilidade de maneira igualitária, proporcionando um ambiente mais acolhedor onde todos podem se expressar.

Entre outros benefícios, a colagem convida os estudantes a explorarem cores, texturas e formas, utilizando materiais simples e acessíveis, como papel, revistas, tecidos e colas, com o objetivo de experimentar e descobrir novas formas de expressão, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades motoras, cognitivas e sociais e incentiva a troca de ideias.

“A criação de um ambiente de aprendizagem inclusivo começa com o reconhecimento das diferenças e com a adaptação de métodos e estratégias que favoreçam o crescimento de todos os alunos. O professor é o alicerce dessa mudança, sendo capaz de transformar vidas por meio da educação”, conclui a executiva.