13 de ago de 2024  São Paulo

Bons resultados no semestre reforçam a implementação bem-sucedida da estratégia de crescimento com propósito

Henkel apresenta bom crescimento orgânico de vendas e tem melhora significativa nos lucros no primeiro semestre de 2024

  • Vendas do Grupo crescem organicamente 2,9% no primeiro semestre do ano para cerca de 10,8 bilhões de euros (-1,0% nominal) – crescimento em ambas as unidades de negócio
  • Lucro operacional (EBIT)*: aumento significativo para 1.610 milhão de euros (+28,4%)
  • A margem EBIT* também teve uma melhora significativa, chegando a 14,9% (+340 pontos-base)
  • Lucro por ação preferencial (LPA)* aumentou em cerca de um terço para 2,78 euros, +32,9% com taxas de câmbio constantes
  • Fluxo de caixa livre de cerca de 800 milhões de euros
  • Maior progresso na implementação da agenda de crescimento estratégico
  • Perspectiva de lucros para o ano fiscal de 2024 já aumentadas em meados de julho: 
    • Crescimento orgânico das vendas: 2,5% a 4,5% (inalterado)
    • Retorno ajustado sobre vendas: 13,5% a 14,5% (anteriormente: 13% a 14%)
    • Lucro ajustado por ação preferencial (EPS): aumento na faixa de +20% a +30% a taxas de câmbio constantes (anteriormente: +15% a +25%)
  • Ambição financeira de médio a longo prazo a ser atingida a média prazo

No primeiro semestre de 2024, a Henkel registrou um bom crescimento orgânico das vendas e um aumento muito forte nos lucros em um ambiente econômico persistentemente desafiador. A empresa continuou, assim, com sucesso a sua trajetória de crescimento rentável. "No geral, conseguimos um desempenho empresarial muito bom no primeiro semestre. Isso demonstra que estamos no caminho certo com nossa estratégia e que nosso foco no crescimento com propósito está entregando sucesso tangível", disse o CEO da Henkel, Carsten Knobel. 

"No primeiro semestre, o crescimento orgânico das vendas e a melhoria dos lucros foram impulsionados por ambas as unidades de negócio. A fusão dos nossos negócios de consumo é bem-sucedida e a implementação das nossas medidas e iniciativas estratégicas têm um impacto muito positivo nas vendas, na margem bruta e no desenvolvimento dos lucros. Também no nosso negócio de adesivos, onde alinhamos a estrutura organizacional ainda mais próxima de nossos clientes, as mudanças que iniciamos tem contribuído significativamente para o desenvolvimento positivo da Henkel. Nosso fluxo de caixa livre também foi forte, superando o nível já elevado do primeiro semestre de 2023. Tudo isso nos permite fazer ainda mais investimentos direcionados no nosso negócio e no nosso futuro: em marcas, tecnologias e inovações. Além disso, iniciativas importantes nas áreas da sustentabilidade e digitalização melhoraram ainda mais a nossa posição competitiva", acrescentou Carsten Knobel.

"Após o forte desempenho dos negócios no primeiro semestre do ano, estamos confiantes em relação ao restante do ano e, portanto, aumentamos nossa perspectiva de lucros para o ano fiscal de 2024 em meados de julho. Estamos cumprindo com o que nos comprometemos e estamos no caminho certo para um crescimento ainda mais rentável. Isso também se reflete no ajuste de nossa ambição financeira de médio a longo prazo. Estamos confiantes de que alcançaremos as metas de vendas e lucros agora já a médio prazo."

Perspectivas para o ano fiscal de 2024

A perspectiva para o atual exercício, atualizada em 3 de maio de 2024, foi ratificada em 17 de julho em relação à expectativa de lucros. Isto se deve principalmente às maiores expectativas de lucro na unidade de negócio de Consumer Brands, ao mesmo tempo que a empresa aumenta os investimentos em marketing para apoiar as inovações. As perspectivas continuam considerando a expectativa de preços mais altos para materiais diretos no segundo semestre. A Henkel agora espera o seguinte desenvolvimento de vendas e lucros para o ano fiscal de 2024:

A nível do Grupo, a Henkel espera um crescimento orgânico das vendas de 2,5% a 4,5% no ano fiscal de 2024. Para a unidade de negócios de Adhesive Technologies, o crescimento orgânico das vendas ainda deverá ficar na faixa de 2% a 4%, e para a unidade de negócios de Consumer Brands entre 3% e 5%. O retorno ajustado sobre as vendas (margem EBIT) a nível do Grupo deverá agora situar-se entre 13,5% e 14,5% (anteriormente: 13% a 14%). Para a unidade de negócios de Adhesive Technologies, o retorno ajustado das vendas ainda é esperado na faixa de 16% e 17%. Para a unidade de negócios de Consumer Brands, espera-se agora um retorno ajustado sobre as vendas entre 13% e 14% (anteriormente: 12% a 13%). Para o desenvolvimento do lucro ajustado por ação preferencial (LPA) a taxas de câmbio constantes, a Henkel agora espera um aumento na faixa de +20% a +30% (anteriormente: +15% a +25%).

Evolução das vendas e dos lucros no primeiro semestre de 2024

Em um ambiente de mercado persistentemente desafiante, a Henkel alcançou vendas do Grupo de 10.813 bilhões de euros no primeiro semestre de 2024, o equivalente a um desenvolvimento nominal de -1,0%. Após o desenvolvimento nominal das vendas nos trimestres anteriores ter sido negativamente impactado pelo desinvestimento das atividades comerciais na Rússia, a Henkel conseguiu agora alcançar novamente um crescimento nominal das vendas no segundo trimestre de 2024 (2.º trimestre: 5.496 bilhões de euros, +3,4%). Os efeitos cambiais reduziram as vendas em -1,9% (2º trimestre: +0,2%). As aquisições e desinvestimentos reduziram as vendas em -2,1% (2º trimestre: +0,3%). Embora o desinvestimento de nossas atividades comerciais na Rússia em abril de 2023 tenha tido um impacto negativo, as aquisições recentemente fechadas em ambas as unidades de negócios – Seal for Life e Vidal Sassoon – contribuíram positivamente. Em termos orgânicos, ou seja, ajustados por câmbio e aquisições/desinvestimentos, a Henkel obteve um bom crescimento de vendas de 2,9% (2º trimestre: +2,8%).

A unidade de negócio de Adhesive Technologies gerou um bom crescimento orgânico de vendas de 2,0% no primeiro semestre de 2024, impulsionado pelas áreas de negócio Mobility & Electronics, e de Craftsmen, Construction & Professional. (2º trimestre: +2,6%). A unidade de negócio de Consumer Brands alcançou um crescimento orgânico de vendas muito forte, de 4,3%, para o qual contribuíram todas as áreas de negócio (2.º trimestre: +3,3%). O crescimento das vendas em ambas as unidades de negócio foi impulsionado por uma evolução positiva dos preços. Ao nível do Grupo, a evolução do volume, que continua a ser impactada pelas medidas de portfólio em Consumer Brands, apresentou uma tendência ligeiramente positiva – tanto em relação ao primeiro semestre de 2023 como uma melhoria sequencial em relação ao primeiro trimestre de 2024. 

No primeiro semestre, o crescimento orgânico das vendas na região da Europa foi de 1,8% (2º trimestre: +1,2%). Na região IMEA, a Henkel alcançou um crescimento orgânico significativo de vendas de dois dígitos de 21% (2º trimestre: +13,7%). A região da América do Norte registrou um crescimento orgânico de vendas de -1,6% (2º trimestre: -0,2%). A região da América Latina registrou um crescimento orgânico de vendas de 0,0% (2º trimestre: +2,7%). A região da Ásia/Pacífico alcançou um crescimento orgânico de vendas de 5,5% (2º trimestre: +7,5%). 

O lucro operacional ajustado (EBIT ajustado) aumentou significativamente de 1.254 bilhão de euros no primeiro semestre de 2023 em 28,4% para 1.610 bilhão de euros, em particular como resultado do forte aumento da margem bruta. 

O retorno ajustado das vendas (margem EBIT ajustada) do Grupo Henkel registrou um aumento significativo de 340 pontos-base, de 11,5% para 14,9%.

O lucro por ação preferencial aumentou significativamente para 2,46 euros (ano anterior: 1,35 euros). O lucro ajustado por ação preferencial cresceu 30,5% para 2,78 euros, em comparação com 2,13 euros no mesmo período do ano anterior. Este aumento substancial foi predominantemente impulsionado pelo aumento do lucro operacional ajustado. Mesmo com as taxas de câmbio constantes, o lucro ajustado por ação preferencial aumentou 32,9%.

O capital de giro líquido diminuiu 0,9% em relação ao ano anterior, de 6,1% para 5,2%.

O fluxo de caixa livre atingiu os 772 milhões de euros e, assim, foi superior ao do primeiro semestre de 2023 (749 milhões de euros). Isso deve-se principalmente ao maior fluxo de caixa das atividades operacionais. 

Até 30 de junho de 2024, a posição financeira líquida ascendia a -1.440 milhões de euros (31 de dezembro de 2023: 12 milhões de euros).

Desenvolvimento das unidades de negócio no primeiro semestre de 2024

A unidade de negócio de Adhesive Technologies gerou vendas de 5.475 bilhões de euros no primeiro semestre de 2024, valor nominalmente equivalente ao do ano anterior (2.798 bilhões de euros). Organicamente, as vendas aumentaram 2% (2º trimestre: 2,6%). Esta evolução foi impulsionada por um componente de preços de +0,2% e um crescimento de volume de 1,8%. Assim, a unidade de negócio apresentou uma melhoria sequencial na evolução do volume no segundo trimestre em relação ao primeiro trimestre de 2024. 

A área de negócio de Mobility & Electronics registrou um aumento orgânico de vendas significativa de 5,3% (2º trimestre: +6,8%). Este crescimento foi apoiado por todos os negócios e, em particular, pelo negócio de Eletronics, que apresentou um aumento orgânico de vendas de dois dígitos em relação a um período fraco do ano anterior. A área de negócio de Packaging & Consumer Goods registrou um desenvolvimento orgânico das vendas de -0,6% (2º trimestre: -1,0%). No negócio de Embalagens, o aumento do volume compensou a evolução negativa dos preços. No geral, o negócio de Consumer Brands registrou um ligeiro declínio em comparação com um forte período do ano anterior. A área de negócio de Craftsmen, Construction & Professional gerou um crescimento orgânico de vendas de 1% (2º trimestre: +1,7%), com os negócios da área de Craftsmen, Construction & Professional. O negócio de General Manufacturing & Maintenance, por outro lado, registrou uma ligeira queda em razão de uma demanda menor. 

O lucro operacional ajustado aumentou em 21,8% para 933 milhões de euros no primeiro semestre de 2024, comparados com 766 milhões de euros no mesmo período do ano anterior. O retorno ajustado sobre as vendas aumentou significativamente em 310 pontos base, para 17%. Custos mais baixos de matérias-primas, efeitos de combinação positivos e eficiências da cadeia de suprimentos tiveram um impacto particularmente positivo na margem bruta.

A unidade de negócio Consumer Brands gerou vendas de 5.266 bilhões de euros nos primeiros seis meses de 2024 (2.662 bilhões de euros). Isto corresponde a uma evolução nominal de -1,8%. Organicamente, as vendas aumentaram 4,3% (2º trimestre: +3,3%). Esta evolução foi impulsionada por um componente de preços de +5,1%. Principalmente devido às medidas de otimização de carteira em curso, os volumes diminuíram ligeiramente em -0,9%. No entanto, a evolução do volume mostrou uma melhoria sequencial no segundo trimestre em comparação com o primeiro trimestre de 2024.

A área de negócio de Laundry & Home Care gerou um forte crescimento orgânico de vendas de 3,1% (2º trimestre: +1,5%). O negócio Laundry & Home Care obteve um aumento orgânico positivo de vendas, predominantemente impulsionado por um aumento de dois dígitos na categoria Fabric Care e um bom crescimento de vendas na categoria Fabric Cleaning. O crescimento significativo no negócio de Home Care foi impulsionado principalmente por aumentos de vendas de dois dígitos na categoria de cuidados para a casa. A área de negócio Hair obteve um crescimento orgânico significativo de vendas de 7,3% nos primeiros seis meses do ano (2º trimestre: +7,7%). O negócio de consumo registrou um crescimento de dois dígitos, impulsionado principalmente pela categoria de Hair Styling, que também registrou aumentos de vendas orgânicas de dois dígitos no mesmo período dos anos anteriores. O negócio Professional alcançou um forte crescimento orgânico de vendas. A área de negócio de Other Consumer Businesses registrou um bom crescimento orgânico das vendas de 2,3% (2º trimestre: +0,7%). 

O lucro operacional ajustado subiu para 753 milhões de euros e, portanto, aumentou 34,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Este aumento foi impulsionado pela evolução dos preços de venda e pela economia gerada com a criação da unidade de negócio integrada Consumer Brands, bem como por medidas de otimização e valorização do portfólio. O retorno ajustado sobre as vendas aumentou significativamente em 390 pontos base, para 14,3%.

Implementação da agenda de crescimento impulsionada de forma consistente

No primeiro semestre de 2024, a Henkel continuou impulsionando consistentemente as prioridades estratégicas de sua agenda de crescimento com propósito e alcançou um bom progresso em todas as áreas.

A fusão dos antigos negócios de Laundry & Home Care e Beauty Care na unidade de negócios Consumer Brands, que é executada em duas fases, foi impulsionada com sucesso no primeiro semestre de 2024. A Henkel conseguiu mais economias no processo. No total, a empresa tem como meta economizar 525 milhões de euros em ambas as fases da integração. Essas economias devem ser realizadas em sua totalidade até o final de 2026.

Como parte da segunda fase da integração, que se concentra na excelência da cadeia de suprimentos na unidade de negócios Consumer Brands, o chamado princípio 1-1-1 já foi introduzido em cerca de 30 países. Isto está relacionado com a promoção da integração comercial com processos logísticos otimizados em linha com o princípio "uma face para o cliente". Isto significa: um pedido, uma entrega, uma fatura. Além disso, a rede de produção e logística foi ainda mais otimizada e consolidada, por exemplo, nos EUA e países do Leste Europeu no negócio de Laundry e Home Care. No geral, estas medidas já resultaram numa redução global da complexidade de cerca de 16%.

A Henkel também focou ainda mais seu portfólio de marcas de consumo. Recentemente, priorizou-se o negócio de Laundry & Home Care na América do Norte.

Para reforçar ainda mais a sua competitividade, a Henkel concentra-se em inovações fortes em áreas de negócio atrativas. Estes contribuíram novamente para o crescimento de ambas as unidades de negócio no primeiro semestre de 2024. Em Adhesive Technologies, a Henkel atende à tendência de componentes automotivos mais integrados, o que impulsiona a demanda por soluções adesivas inovadoras. Um exemplo é a integração de componentes eletrônicos que trazem grandes benefícios para os automóveis. Ao mesmo tempo, a participação de mercado aumentou 40 pontos-base tanto no Hair Styling como em Coloração. Além disso, o relançamento de Gliss, com novas fórmulas para cabelos 100% mais fortes, resultou em um crescimento orgânico de vendas de dois dígitos para a marca no primeiro semestre do ano.

"No geral, estamos muito satisfeitos com o desempenho bem-sucedido dos negócios da Henkel no primeiro semestre do ano e orgulhosos do bom progresso que fizemos na implementação de nossa agenda estratégica de crescimento", disse Carsten Knobel. "Estamos entregando o que nos comprometemos e o que divulgamos. E estamos fazendo progressos tangíveis nos nossos negócios, nas vendas e nos lucros. Estamos mudando a Henkel com decisões ousadas para um futuro de sucesso. E com uma estratégia clara, estamos no caminho certo para um crescimento ainda mais lucrativo".

 

* Ajustado para despesas e receitas únicas e para despesas de reestruturação.