17 de jul de 2024  São Paulo

Henkel publica números preliminares do primeiro semestre de 2024

Após forte desempenho comercial no 1° semestre de 2024, Henkel aumenta perspectivas de lucro para o ano fiscal

A Henkel publicou nesta quarta-feira (17) os seus números preliminares para o primeiro semestre de 2024. As vendas chegaram a 10.813 bilhões de euros. Isso corresponde a um bom crescimento orgânico de vendas de 2,9%. Em particular, o retorno ajustado das vendas e o lucro ajustado por ação superaram as expectativas do mercado: o retorno ajustado das vendas (margem EBIT ajustada) subiu para 14,9% (ano anterior: 11,5%). O lucro ajustado por ação preferencial subiu para 2,78 euros no primeiro semestre de 2024. Mesmo com as taxas de câmbio constantes, isto representa um aumento de 32,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Devido ao desenvolvimento expressivo obitdo até agora e, considerando o desenvolvimento de negócios esperado no restante do ano, a Henkel elevou sua perspectiva para o desenvolvimento dos lucros em 2024. Isto deve-se principalmente a maiores expectativas de lucro na unidade de negócio Consumer Brands, ao mesmo tempo que investimentos em marketing são aumentados para apoiar inovações. A perspectiva ainda considera a expectativa de preços mais altos para materiais diretos no segundo semestre. A Henkel agora espera o seguinte desenvolvimento de vendas e lucros para o ano fiscal de 2024:

  • Crescimento orgânico das vendas: 2,5% a 4,5% (inalterado)
    • Adhesive Technologies: 2% a 4% (inalterado)
    • Consumer Brands: 3% a 5% (inalterado)
  • Retorno ajustado das vendas: 13,5% a 14,5% (anteriormente: 13% a 14%)
    • Adhesive Technologies: 16% a 17% (inalterado)
    • Consumer Brands: 13% a 14% (anteriormente: 12% a 13%)
  • Lucro ajustado por ação preferencial (EPS): Aumento na faixa de +20% a +30% a taxas de câmbio constantes (anteriormente: +15% a +25,0%)

"O desempenho geral muito bom dos negócios no primeiro semestre do ano e o fato de termos aumentado nossa perspectiva para o ano fiscal de 2024 novamente, demonstram claramente que estamos no caminho certo com nossa estratégia", disse Carsten Knobel, CEO da Henkel.

"A fusão dos nossos negócios de consumo é bem-sucedida e a implementação das nossas medidas e iniciativas estratégicas tem um impacto muito positivo nas vendas, na margem bruta e no desenvolvimento dos lucros. No primeiro semestre do ano, mantivemos nossos investimentos crescentes em marcas e inovações, e vamos aumentá-los ainda mais ao longo de 2024, a fim de sustentar nossas ambições de crescimento futuro. As mudanças estruturais e de equipe iniciadas no nosso negócio de adesivos também mostram resultados tangíveis e contribuem significativamente para o desempenho muito forte da Henkel. Estamos entregando o que nos comprometemos e estamos no caminho certo para um crescimento ainda mais lucrativo", acrescentou Knobel.

Resultados preliminares dos negócios para o primeiro semestre de 2024

De acordo com dados preliminares, a Henkel gerou vendas de 10.813 bilhões de euros no primeiro semestre de 2024. Isso corresponde a um bom crescimento orgânico de vendas de 2,9%. O crescimento em ambas as unidades de negócio foi impulsionado por uma evolução positiva dos preços (+2,5%). Em relação ao Grupo, a evolução do volume, que continua a ser influenciada pelas medidas de portfólio na unidade de Consumer Brands foi ligeiramente positiva (+0,4%) e mostrou também uma melhoria sequencial em relação ao primeiro trimestre de 2024. Em termos nominais, as vendas caíram -1% em comparação com o mesmo período do ano anterior, em particular devido à venda de atividades comerciais na Rússia e aos efeitos cambiais negativos, enquanto as aquisições recentemente firmadas da Seal for Life e da Vidal Sassoon contribuíram positivamente.

O lucro operacional ajustado (EBIT ajustado) aumentou 28,4% para 1.610 bilhões de euros no primeiro semestre, em comparação com 1.254 bilhões de euros no mesmo período do ano anterior. O retorno ajustado das vendas (margem EBIT ajustada) também aumentou significativamente em 340 pontos base, para 14,9%. O lucro ajustado por ação preferencial subiu para 2,78 euros no primeiro semestre de 2024. Mesmo com as taxas de câmbio constantes, isto corresponde a um aumento de 32,9% em relação ao primeiro semestre de 2023.

As vendas na unidade de negócio de Adhesive Technologies chegaram a 5.475 bilhões de euros no primeiro semestre de 2024. O crescimento orgânico das vendas estava em 2,0%. Esta evolução foi impulsionada por uma componente de preços de +0,2% e um crescimento de volume de 1,8%. Assim, a unidade de negócio apresentou uma melhoria sequencial no desenvolvimento do volume face ao primeiro trimestre de 2024. O lucro operacional ajustado aumentou 21,8% para 933 milhões de euros no primeiro semestre de 2024, comparado com 766 milhões de euros no mesmo período do ano anterior. O retorno ajustado das vendas aumentou significativamente em 300 pontos base, para 17%.

A unidade de negócio de Consumer Brands gerou vendas de 5.266 bilhões de euros nos primeiros seis meses de 2024. O crescimento orgânico das vendas foi de 4,3%. Esta evolução foi impulsionada por uma componente de preços de +5,1%. Principalmente devido às contínuas medidas de otimização da carteira, a evolução do volume foi negativa em -0,9%. No entanto, apresentou uma melhoria sequencial em comparação ao primeiro trimestre de 2024. O lucro operacional ajustado subiu para 753 milhões de euros, sendo, por isso, 34,7% superior ao do mesmo período do ano anterior. O retorno ajustado das vendas aumentou significativamente em 390 pontos base, para 14,3%.

A Henkel informará mais detalhes do segundo trimestre e do primeiro semestre do ano em 13 de agosto de 2024, conforme planejado.

Novas expectativas para 2024

As seguintes expectativas para 2024 permanecem inalteradas em comparação com as perspectivas atualizadas do início de maio de 2024:

  • Aquisições/Desinvestimentos: impacto neutro no crescimento nominal das vendas;
  • Tradução de vendas em moeda estrangeira: impacto negativo na faixa percentual de um dígito baixo a médio;
  • Preços para materiais diretos: desenvolvimento plano;1
  • Despesas de reestruturação de 250 a 300 milhões de euros;
  • Saídas de caixa de investimentos em ativos fixos tangíveis e ativos intangíveis entre 650 e 750 milhões de euros.

 

1 Em comparação com a média do ano anterior.