5 de jul de 2024  São Paulo

É hora de aproveitar esse tempo livre para entreter as crianças e incentivá-las com atividades que promovam não somente a diversão, mas que também estimulem o cuidado com o meio ambiente já na infância.

Férias escolares: aproveite o período para realizar atividades artísticas com materiais sustentáveis

Chegaram as tão esperadas férias escolares! É hora de aproveitar esse tempo livre para entreter as crianças e incentivá-las com atividades que promovam não somente a diversão, mas que também estimulem o cuidado com o meio ambiente já na infância.

Educar as futuras gerações sobre a preservação ambiental é uma maneira de contribuir para a educação no meio social. As ações humanas impactam significativamente o equilíbrio natural do planeta, e a escassez de recursos naturais reforça a necessidade de práticas sustentáveis desde cedo. Tanto o ambiente doméstico, como o escolar, são locais de aprendizado e formação de caráter de pessoas que se tornarão adultos formadores de opinião.

A prática da sustentabilidade deve começar em casa, com pais e filhos trabalhando juntos para reutilizar materiais e fazer escolhas conscientes. É possível incentivar a garotada na realização de atividades artísticas como um jardim criativo, brinquedos sustentáveis, porta-lápis, personalização de cadernos, cartões, diários, entre outros itens de decoração, reaproveitando materiais que iriam para o lixo ou cairiam em desuso. 

Além da atividade escolhida, um ponto que deve ser levado em consideração é a segurança dos produtos utilizados. Para colagens, uma dica é a cola Pritt com fórmula feita com 97% de ingredientes naturais contendo o amido de batata, açúcar e água. É um produto que permite uma colagem eficiente, é livre de substâncias nocivas à saúde e, ainda, contribui de forma positiva com a preservação do planeta. 

Confira abaixo algumas dicas para colocar em prática ações positivas para colaborar na sustentabilidade do meio ambiente.     

1. Reutilize materiais

Que tal dar uma nova roupagem nos materiais escolares para o retorno às aulas? Esta é uma atividade que pode ser feita entre pais e filhos nos dias de férias. Separe recortes de revistas ou papéis e use a criatividade para transformar o básico em algo mais que especial. Uma alternativa diferenciada é o uso das colas coloridas Pritt Fun Colors na personalização destes itens. A linha Fun Colors permite a criança fazer colagens e, ao mesmo tempo, pinturas em um trabalho artístico, ou seja, pintar uma nuvem e colar um algodão em cima. Com secagem colorida, amplia as jornadas artísticas tornando os momentos interativos ainda mais divertidos. Desta forma, é possível customizar capas de cadernos, livros ou agendas e dar um novo visual aos itens escolares. 

2. Armazenamento de materiais recicláveis para produzir artes

Incentive as crianças a guardarem materiais que normalmente iriam para o lixo, como caixas de papelão, garrafas plásticas e retalhos de tecido, para serem usados em projetos escolares. Esse hábito não só reduz o desperdício, mas também estimula a criatividade. 

3. Colagem de palitos de picolé

Férias escolares combina com tempo livre, diversão, doces e gostosuras. Convide a criança para uma atividade entre pais e filhos. Em uma caminhada no parque ou no próprio bairro, lance o desafio “Caça aos palitos”. Recolha os palitos de picolé que encontrar durante o passeio, faça a higienização correta e, ao chegar em casa, peça para a criança fazer um trabalho artístico colando em uma cartolina ou papel, os palitos de uma maneira criativa, criando formas geométricas ou figuras, como casinhas, cercas, ou até mesmo esculturas simples. Esta atitude despertará a conscientização de cuidar do meio ambiente ao recolher resíduos de materiais não descartados corretamente e, ainda, estimulará o desenvolvimento cognitivo na jornada criativa. 

4. Certificação de produtos

Em se tratando de atividades feitas principalmente com crianças, é importante conhecer a origem dos produtos escolhidos a fim de entender se a empresa é realmente comprometida com valores sustentáveis, de qualidade e segurança. Certificações de terceiros, como o selo FSC para papel, garantem práticas responsáveis e o uso de materiais não tóxicos e biodegradáveis.

A cola Pritt Bastão apresenta em suas embalagens o selo de segurança do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). O aval concedido pelo Inmetro sinaliza que a composição da cola Pritt é livre de substâncias tóxicas, evitando riscos de ingestão e/ou inalação.