8 de mai de 2024  Düsseldorf / Alemanha

Início muito bom para o ano fiscal de 2024

Henkel apresenta forte crescimento orgânico de vendas no primeiro trimestre

  • Vendas do Grupo: cerca de 5,3 bilhões de euros, crescimento orgânico de 3,0% 
  • Aumento orgânico das vendas impulsionado por ambas as unidades de negócio:
    • Adhesive Technologies: crescimento orgânico positivo de vendas de 1,3%
    • Marcas de Consumo: crescimento orgânico de vendas muito forte de 5,2%
  • Aquisições da Seal for Life Industries e da Vidal Sassoon na China foram concluídas mais cedo do que o previsto
  • Novos progressos na implementação da agenda para o crescimento com propósito
  • As perspectivas para o ano fiscal de 2024 aumentaram significativamente em 3 de maio:
    • Crescimento orgânico das vendas: de 2,5 a 4,5% (anteriormente: de 2,0 a 4,0%)
    • Retorno ajustado das vendas: de 13,0 a 14,0% (anteriormente: de 12,0 a 13,5%)
    • Lucro ajustado por ação preferencial (EPS): Aumento na faixa de +15,0 a +25,0% a taxas de câmbio constantes (anteriormente: de +5,0 a +20,0%)

No primeiro trimestre de 2024, a Henkel alcançou cerca de 5,3 bilhões de euros em vendas do grupo e gerou um forte crescimento orgânico de vendas de 3,0%. O aumento foi impulsionado por uma evolução positiva dos preços em ambas as unidades de negócio. O desenvolvimento do volume a nível de Grupo, que ainda está sendo impactado pelas medidas de portfólio na unidade de negócio Consumer Brands, apresentou uma melhoria sequencial adicional em comparação ao quarto trimestre de 2023. Em termos nominais, as vendas caíram -5,2% em comparação com o primeiro trimestre do ano anterior – principalmente devido à venda das atividades comerciais na Rússia e aos efeitos cambiais negativos.

"Tivemos um início de ano muito bom. Além disso, conseguimos fechar as aquisições da Seal for Life Industries e da Vidal Sassoon, na China, mais rápido do que o previsto e, assim, fortaleceremos ainda mais nossos negócios", disse Carsten Knobel, CEO da Henkel. "Em razão  desses desenvolvimentos, aumentamos significativamente nossas perspectivas de vendas e lucros para 2024, anunciadas na semana passada. Isto demonstra que temos uma estratégia clara e que a estamos executando da maneira esperada. Cumprimos o que prometemos. E estamos no caminho certo para um crescimento ainda mais lucrativo."

O aumento positivo nas vendas orgânicas da unidade de negócios de Adhesive Technologies no primeiro trimestre foi impulsionado principalmente pelo forte crescimento nas vendas orgânicas na área de negócios de Mobility & Electronics. O crescimento muito forte nas vendas orgânicas na unidade de negócios de Consumer Brands foi alimentado por todas as áreas de negócios, com uma contribuição particular vinda do setor de Hair.

Desempenho de vendas do Grupo

O volume de vendas do grupo no primeiro trimestre de 2024 totalizou 5.317 bilhões de euros, uma diminuição nominal de -5,2% em comparação com o trimestre do ano anterior (5.609 bilhões de euros). Organicamente (ou seja, ajustado para câmbio e aquisições/desinvestimentos), as vendas aumentaram 3,0%. O forte crescimento orgânico de vendas do Grupo foi impulsionado pelos preços. Aquisições/desinvestimentos reduziram as vendas em - 4,3%. Os efeitos cambiais tiveram um impacto negativo adicional de -3,9% nas vendas.

O crescimento orgânico de vendas na região da Europa foi de 2,5% no primeiro trimestre. Na região IMEA, as vendas aumentaram 26,9% organicamente. Na região da América do Norte registrou-se um desenvolvimento orgânico negativo de vendas de -3,0%. Na América Latina, as vendas ficaram organicamente -2,7% abaixo em comparação com o primeiro trimestre do ano anterior. A região da Ásia-Pacífico alcançou um crescimento orgânico de vendas de 3,5%.

Desempenho de vendas Adhesive Technologies

A unidade de negócios de Adhesive Technologies alcançou 2.677 bilhões de euros em vendas no primeiro trimestre de 2024, representando uma diminuição nominal de -4,1% em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior (2.791 bilhões de euros). Organicamente (ou seja, ajustado para câmbio e aquisições / desinvestimentos), as vendas aumentaram 1,3% em comparação com o primeiro trimestre de 2023. Tanto o preço quanto o volume mostraram um saldo positivo. Os efeitos cambiais reduziram as vendas em -3,8%. As aquisições/desinvestimentos tiveram um efeito negativo adicional de -1,7%.

O desenvolvimento positivo das vendas orgânicas da unidade de negócios de Adhesive Technologies no primeiro trimestre foi impulsionado principalmente pela área de negócios de Mobility & Electronics, que registrou um aumento significativo de 3,7%. Esse crescimento foi impulsionado pelos setores Automotive and Electronics. O setor Industrial mostrou um desenvolvimento positivo. Em um ambiente de mercado continuamente desafiador, a área de negócios de Packaging & Consumer Goods registrou um desenvolvimento geral de vendas orgânicas quase estável de -0,2%, que foi apoiado por um desenvolvimento de volume positivo. O setor de Packaging alcançou crescimento positivo, beneficiando-se dos primeiros sinais de melhoria na demanda. O setor de Consumer Brands registrou um leve declínio em comparação com o forte trimestre (Q1) do ano anterior. O crescimento orgânico das vendas na área de negócios de Craftsmen, Construction & Professional foi de 0,3% em relação ao trimestre do ano anterior. Isso foi especialmente impulsionado pelo setor de Construction, que alcançou um bom crescimento. O setor de General Manufacturing & Maintenance teve um desempenho geral negativo, o que foi principalmente devido ao ambiente de mercado desafiador atual.

Do ponto de vista regional, o desempenho orgânico de vendas da unidade de negócios Adhesive Technologies foi variado. Na Europa, as vendas em geral ficaram organicamente abaixo comparado com o primeiro trimestre do ano anterior, embora a área de negócios Craftsmen, Construction & Professional tenha alcançado um crescimento orgânico positivo. Embora a América do Norte tenha registrado um aumento orgânico positivo nas vendas na área de negócios de Mobility & Electronics, o desempenho geral das vendas na região foi inferior ao do primeiro trimestre do ano anterior. A região do IMEA alcançou um aumento orgânico de vendas de dois dígitos, com todas as áreas de negócio contribuindo com taxas de crescimento de dois dígitos. A América Latina registrou um desenvolvimento orgânico negativo de vendas em todas as áreas de negócios. Por outro lado, o crescimento das vendas na  região da Ásia-Pacífico  foi muito forte, impulsionado principalmente por um desenvolvimento significativo na China, que foi apoiado pelos primeiros sinais de um ambiente de mercado estabilizado após as condições desafiadoras encontradas no ano anterior.

Desempenho de vendas em Consumer Brands

Na unidade de negócios de Consumer Brands, as vendas no primeiro trimestre de 2024 totalizaram 2.605 bilhões de euros, uma diminuição nominal de -6,0% em relação ao trimestre do ano anterior. Organicamente (ou seja, ajustado para câmbio e aquisições/desinvestimentos), as vendas aumentaram 5,2%. Os preços na unidade de negócios permaneceram muito fortes em comparação com o primeiro trimestre de 2023. Os volumes diminuíram ligeiramente, principalmente devido aos impactos das medidas contínuas de portfólio. Os efeitos cambiais tiveram um impacto negativo de -4,0% nas vendas. As aquisições/desinvestimentos reduziram as vendas em mais -7,2%.

No primeiro trimestre, a área de negócios de Laundry & Home Care gerou um crescimento orgânico de vendas importante de 4,6%. O negócio de Laundry registrou um forte crescimento, principalmente impulsionado por um aumento de dois dígitos na categoria de Fabric Care. O negócio de Home Care alcançou um crescimento significativo em vendas orgânicas, especialmente impulsionado por um aumento de vendas de dois dígitos na categoria de Toilet Care e um crescimento muito forte na categoria de Dishwashing.

A área de negócios de Hair alcançou um crescimento orgânico de vendas muito forte de 6,9%. O crescimento no segmento de Consumer foi significativo, impulsionado especialmente pela categoria de Hair Styling. O segmento Professional alcançou um crescimento orgânico de vendas muito forte.

Other Consumer Businesses registraram um forte aumento orgânico de vendas de 3,4%.

Do ponto de vista regional, a unidade de negócios de Consumer Brands registrou um desenvolvimento variado no período em análise. A região da Europa alcançou um aumento muito forte nas vendas orgânicas no primeiro trimestre, impulsionado tanto pelas áreas de negócios de Hair e de Laundry & Home Care. A região da América do Norte registrou um desenvolvimento orgânico de vendas negativo, principalmente devido às medidas de portfólio implementadas na área de negócios de Laundry & Home Care. A região da IMEA alcançou um crescimento orgânico de vendas de dois dígitos em todas as áreas de negócios. O aumento orgânico positivo nas vendas na América Latina foi impulsionado pela área de negócios de Hair, tanto com os negócios de Consumer quanto os de Professional contribuindo para o crescimento. O crescimento das vendas foi estável na região da Ásia-Pacífico, apoiado pela área de negócios de Laundry & Home Care.

Ativos líquidos e posição financeira do grupo

Não ocorreram mudanças substanciais nos ativos líquidos e na posição financeira do Grupo no período em análise, comparado à situação em 31 de dezembro de 2023.

Perspectivas para o Grupo

As orientações para o ano fiscal de 2024, que foram publicadas em 4 de março de 2024, foram elevadas a partir de 3 de maio. Para o ano atual, a Henkel espera um crescimento orgânico das vendas de 2,5 a 4,5% (anteriormente: de 2,0 a 4,0%). Para Adhesives Technologies, o crescimento orgânico das vendas ainda é esperado na faixa de 2,0 a 4,0%. Para Consumer Brands, a empresa agora antecipa um aumento orgânico nas vendas de 3,0 a 5,0% (anteriormente: de 2,0 a 4,0%).

Espera-se que a margem EBIT ajustada (margem EBIT ajustada) a nível de Grupo esteja agora na faixa de 13,0 a 14,0% (anteriormente: de 12,0 a 13,5%). Para Adhesives Technologies, espera-se agora que a margem EBIT ajustada esteja entre 16,0 e 17,0% (anteriormente: entre 15,0 a 16,5%) e para Consumer Brands na faixa de 12,0 a 13,0% (anteriormente: de 11,0 a 12,5%).

Quanto ao lucro ajustado por ação preferencial (EPS), a Henkel agora espera um aumento na faixa de +15,0 a +25,0% em taxas de câmbio constantes (anteriormente: de +5,0 a +20,0%).

A Henkel também atualizou as seguintes expectativas:

  • Aquisições/Desinvestimentos: impacto neutro no crescimento nominal das vendas (anteriormente: impacto negativo na faixa percentual inferior de um dígito)
  • Conversão de vendas em moedas estrangeiras: impacto negativo na faixa percentual inferior a intermediária de um dígito (anteriormente: impacto negativo na faixa percentual intermediária de um dígito)

As seguintes expectativas para 2024 permaneceram inalteradas:

  • Preços de materiais diretos: desenvolvimento estável1
  • Despesas de reestruturação de 250 a 300 milhões de euros
  • Saídas de caixa de investimentos em propriedades, instalações e ativos intangíveis entre 650 e 750 milhões de euros

 

Comparado com o ano anterior.