19 de mar de 2024  São Paulo

Instituição de ensino é fundamental para a formação dos futuros cidadãos

A importância de estimular as atividades manuais entre crianças em sala de aula

A cada dia que passa, o mundo digital se torna mais presente na rotina das crianças, tanto em suas casas como também no ambiente escolar. Apesar dos recursos tecnológicos contribuírem para o aprendizado, também é importante investir em atividades manuais dentro da escola para auxiliar o desenvolvimento na parte motora e cognitiva dos alunos.

A escola tem um papel relevante na vida de todos desde a infância e pode contribuir muito com esses estímulos, promovendo diversos tipos de brincadeiras e ações. Desenhar, pintar, recortar, colar e criar mundos próprios dentro do ambiente escolar torna o aprendizado mais dinâmico e possibilita inúmeras maneiras de incentivo às crianças, sem que precisem estar conectadas e dependentes de um aparelho eletrônico.

Para que isso aconteça de forma prazerosa e envolvente, são necessários materiais que apresentem também condições de segurança. Um destes materiais é a cola bastão, que é prática, de fácil manuseio e é indicada para as atividades de colagens feitas pelos pequenos artistas.

A quantidade de uso do adesivo é fácil de regular devido ao sistema de tubo, sendo indicada para papéis e materiais mais leves. Um desses tipos de cola, a Pritt Bastão, por exemplo, é formulada com 97% de ingredientes naturais e tem como principal ativo o amido de batata.

“A fase infantil é marcada pelas experimentações e aprofundamento das percepções sensoriais. E nada mais saudável do que evoluir brincando. Algumas interações manuais têm a vantagem de desenvolver competências socioemocionais já na montagem, como em uma atividade de fixar peças ou figuras com adesivo. Isso ajuda na integração social, quando as tarefas são realizadas com mais pessoas”, destaca Beatriz Negrão, gerente de marketing da Pritt, adesivo infantil da Henkel.

Para Caio Augusto Carvalho Alves, coordenador de graduação nas Licenciaturas de Pedagogia e Ciências e Letras do Senac EAD, as atividades manuais são meios de estimular o desenvolvimento das crianças.

“Quem nunca fez amizade e desenvolveu uma boa conversa enquanto fazia uma tarefa manual, como um artesanato ou mesmo uma organização de uma prateleira? Sem esse tipo de atividade, as crianças podem não se desenvolver plenamente, além de terem uma parte considerável do seu direito à aprendizagem negada”, comentou o coordenador.