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4 de mar de 2024 Düsseldorf / Alemanha
A Henkel divulga o seu relatório de sustentabilidade referente ao ano fiscal de 2023, demonstrando o progresso na implementação da sua estratégia global de sustentabilidade, particularmente na utilização de energias renováveis e na promoção da economia circular. Além disso, a empresa continuou trabalhando sistematicamente em um portfólio de produtos mais sustentável, e expandiu ainda mais seu programa de engajamento de colaboradores.
"A sustentabilidade é um pilar central da nossa Estratégia de Crescimento com Propósito", disse Carsten Knobel, CEO da Henkel. "Especialmente em tempos desafiadores como o atual, a ação sustentável é mais importante do que nunca. Estamos, portanto, trabalhando continuamente na implementação das nossas metas de sustentabilidade, e estou orgulhoso por termos feito progressos muito bons novamente em 2023. Nossos excelentes resultados na liderança de classificações ESG externa, por exemplo, e novamente a conquista do EcoVadis Platinum, mostram que estamos no caminho certo e que nosso progresso é reconhecido."
"No ano passado, nos concentramos em promover nossos compromissos ambientais e de impacto social", acrescentou Sylvie Nicol, membro do Conselho de Administração da Henkel, responsável por Recursos Humanos, Infraestrutura e Sustentabilidade. "Quero destacar o progresso significativo no fornecimento sustentável de commodities essenciais, como, por exemplo, a certificação de óleo de palma e óleo de palmiste. Também temos feito grandes esforços para contribuir para uma economia circular em ambas as nossas unidades de negócio. Além disso, continuamos promovendo a equidade de gênero e gostaria de enfatizar a introdução da licença parental sem distinção de gênero, aplicável a todos os colaboradores globalmente.
O "Quadro de Metas de Sustentabilidade 2030+" define ambições e objetivos claros para o percurso de sustentabilidade global da Henkel em questões ambientais, sociais e de governança. A empresa fez melhorias significativas na área do clima no ano passado e reduziu suas emissões globais de CO2 na produção em 61% por tonelada métrica de produto (em comparação com o ano base 2010), enquanto aumentou a proporção de eletricidade comprada de fontes renováveis para 89%. No total, mais 14 locais foram convertidos para produção neutra em carbono em 2023. Com base em seu progresso na redução das emissões de CO2 de matérias-primas e embalagens em 17% (por tonelada de produto, em comparação com o ano base de 2017), a Henkel também desenvolveu uma estratégia para alcançar emissões net-zero em todas as categorias em que atua.
Um objetivo importante da Henkel é promover uma economia circular. No geral, a Henkel aumentou a participação de plástico reciclado em suas embalagens de bens de consumo para 19% em todo o mundo. Um exemplo desse esforço é a duplicação do nível de conteúdo reciclado para 50% em todo o portfólio de detergentes líquidos na Europa, como o Persil.
A Henkel também continuou os seus esforços para proteger os recursos naturais, que inclui a utilização responsável de matérias-primas como o óleo de palma e o óleo de palmiste. No final de 2023, a empresa conseguiu cobrir 96% de sua demanda global com óleo de palma (kernel) certificado de forma sustentável e atingiu uma taxa de rastreabilidade de até 89%. Com um foco especial no apoio aos pequenos agricultores na produção de óleo de palma, a Henkel celebrou 10 anos de cooperação com a organização de desenvolvimento Solidaridad. Mais de 39 mil pequenos agricultores já se beneficiaram das iniciativas conjuntas. A parceria será ampliada por meio de projetos específicos nos próximos anos, incluindo países como Colômbia e Indonésia.
Na área da diversidade, equidade e inclusão, a Henkel tem a ambição de alcançar a paridade de gênero em todos os níveis de gestão até 2025, entre outros. No ano passado, a proporção de mulheres em cargos de gestão aumentou para 39,5%. Como parte de seu compromisso com uma maior equidade, a Henkel introduziu um programa de licença parental sem distinção de gênero. A nova política garante 100% de licença parental remunerada de oito semanas para todos os colaboradores em todo o mundo, com base apenas no papel desempenhado pelo cuidador.
No ano passado, a Henkel continuou trabalhando na transformação sustentável do seu portfólio de produtos. Um exemplo disso é um projeto da unidade de negócio Adhesive Technologies que desenvolveu ainda mais sua metodologia de avaliação interna para criar maior transparência em relação ao desempenho de sustentabilidade de seu portfólio de produtos. Os resultados da avaliação fazem parte da gestão de carteiras e apoiam a transição para novas soluções que permitam a redução das emissões e uma economia circular.
Na unidade de negócio Consumer Brands, a Henkel lançou a iniciativa " It starts with us " em 2023, cujo objetivo é apoiar os consumidores na utilização dos produtos de uma forma mais eficiente em termos de recursos, através de dicas simples de comportamento cotidiano, como a utilização do programa ECO das máquina de lavar roupa.
Assim como em anos anteriores, o desempenho de sustentabilidade da Henkel em 2023 foi reconhecido por várias agências de ranking, como a EcoVadis, colocando a Henkel entre as principais empresas avaliadas, e pela Sustainalytics.
Como parte de seu programa "Sustainability at Heart", que foi lançado globalmente em 2022, a Henkel pretende promover ainda mais o compromisso de seus colaboradores com a sustentabilidade, expandindo suas ofertas de treinamento em 2023. Mais de 10 mil colaboradores já participaram de um treinamento básico que está disponível como e-learning em diversos idiomas e como um formato recém-desenvolvido para colaboradores que atuam nas linhas de produção. Há também cursos de treinamento aprofundados, bem como um novo Laboratório de Incubadora de Sustentabilidade, um formato que dá aos colaboradores a oportunidade de trabalhar em suas próprias ideias de sustentabilidade.