4 de mar de 2024  Düsseldorf / Alemanha

Implementação acelerada da agenda estratégica de crescimento em um ambiente desafiador

Henkel tem crescimento orgânico de vendas expressivo e melhoria significativa dos lucros em 2023

  • Forte desempenho empresarial em 2023
    • Vendas: 21,5 bilhões de euros, crescimento orgânico expressivo de 4,2%
    • Resultado operacional (EBIT)*: 2,6 bilhões de euros, aumento significativo de 10,2%
    • Margem EBIT*: 11,9%, forte melhoria de 150 pontos base
    • Lucro por ação preferencial (LPA)* significativamente maior: 4,35 euros, +20% a taxas de câmbio constantes
    • Fluxo de caixa livre em um novo máximo de 2,6 bilhões de euros
  • Dividendo estável proposto: 1,85 euros por ação preferencial
  • Implementação da Estratégia de Crescimento com Propósito acelerada
    • Marcas de consumo: Fusão avança mais rápido do que o planejado
    • Adhesive Technologies: Nova organização ainda mais focada no cliente
    • Ambas as unidades de negócio fortalecidas com aquisições direcionadas
    • Sustentabilidade impulsionada em áreas-chave
  • Perspetivas para o ano fiscal de 2024 – foco no crescimento rentável
    • Crescimento orgânico das vendas: 2% a 4%
    • Margem EBIT*: 12% a 13,5%
    • Lucro por ação preferencial (EPS)*: Aumento de +5% a +20% (a taxas de câmbio constantes)

"Apesar de um ambiente de mercado constantemente desafiador, impulsionamos firmemente a nossa estratégia de crescimento em 2023 e até aceleramos sua implementação. Entregamos um crescimento orgânico de vendas expressivo e melhoramos significativamente a rentabilidade. Com isso, superamos as perspectivas feitas no início do ano. Este desenvolvimento bem-sucedido foi impulsionado tanto por Adhesive Technologies quanto por Consumer Brands", disse o CEO da Henkel, Carsten Knobel.

"Também fizemos progressos mais rápidos do que o inicialmente planejado com a fusão dos dois antigos negócios de consumo, Laundry e Home Care e Beauty Care, para formar a nova unidade de negócios Consumer Brands. As economias resultantes da integração e da continuação das medidas de carteira também contribuíram para o forte desempenho empresarial da unidade de negócio. No negócio de Adhesive Technologies, alinhamos ainda mais a nossa organização com os nossos clientes sob uma nova gestão. Aumentamos as vendas organicamente e melhoramos significativamente os lucros em um ambiente industrial geralmente volátil. Além disso, fortalecemos ainda mais ambas as unidades de negócios por meio de aquisições direcionadas. Com base neste desempenho e em linha com a nossa política de dividendos, iremos propor um dividendo estável aos nossos acionistas na Assembleia Geral Anual."

Desempenho das vendas e lucros do grupo no ano fiscal de 2023

As vendas do Grupo Henkel atingiram 21.514 bilhões de euros no ano fiscal de 2023, uma queda nominal de -3,9% em comparação com o ano anterior. Os efeitos cambiais impactaram negativamente a evolução das vendas em -4,3%. Com -3,9%, as aquisições/desinvestimentos tiveram um impacto negativo nas vendas, o que se deveu principalmente ao desinvestimento das atividades comerciais na Rússia. O crescimento orgânico das vendas foi expressivo, de 4,2%. Esta evolução foi impulsionada por um aumento de preços no elevado intervalo percentual de um dígito, enquanto os volumes diminuíram. No segundo semestre, no entanto, houve uma clara melhoria sequencial na evolução do volume.

A unidade de negócio Adhesive Technologies gerou um forte crescimento orgânico de vendas de 3,2%, impulsionado pelas áreas de negócio de Mobility & Electronics, bem como por Craftsmen, Construction & Professional. A unidade de negócio Consumer Brands alcançou um crescimento orgânico de vendas muito forte de 6,1%, impulsionado particularmente pelas divisões de Laundry & Home Care and Hair.

O lucro operacional ajustado (EBIT ajustado) aumentou significativamente em 10,2%, alcançando 2.556 bilhões de euros (ano anterior: 2.319 bilhões de euros). Os desenvolvimentos positivos nos preços de venda, as medidas contínuas para reduzir custos e melhorar a eficiência da produção e da cadeia de suprimentos, além das medidas de otimização de portfólio mais do que compensaram os impactos negativos na rentabilidade do Grupo devido aos altos preços contínuos de materiais diretos e logística.

O retorno ajustado das vendas (margem EBIT ajustada) no ano fiscal de 2023 foi significativamente maior se comparado ano a ano, chegando em 11,9% (2022: 10,4%).

O lucro ajustado por ação preferencial também aumentou significativamente em 11,5% para 4,35 euros (ano anterior: 3,90 euros). A taxas de câmbio constantes, o lucro ajustado por ação preferencial aumentou 20%.

O capital de giro líquido em porcentagem das vendas foi de 2,6%, vindo substancialmente abaixo do nível do ano anterior (2022: 4,5%), particularmente devido aos estoques mais baixos.

O fluxo de caixa atingiu um novo máximo de 2.603 bilhões de euros, representando um aumento significativo em comparação com o ano anterior (2022: 653 milhões de euros). Tal resultado deveu-se a um fluxo de caixa muito mais elevado das atividades operacionais, consequente de um maior lucro operacional e de um menor capital de giro líquido.

Como resultado, a posição financeira líquida melhorou significativamente para 12 milhões de euros (31 de dezembro de 2022: -1.267 bilhão de euros).

O Conselho de Administração, o Conselho Fiscal e a Comissão de Acionistas vão propor à Assembleia Geral Ordinária de 22 de abril de 2024, um dividendo inalterado face ao ano anterior de 1,85 euros por ação preferencial e de 1,83 euros por ação ordinária. Isso equivale a uma taxa de pagamento de 42,4%, ligeiramente acima da faixa de meta de 30% a 40%. Este pagamento é possível graças à forte base financeira e à evolução positiva da posição financeira líquida do Grupo Henkel. Isso garante a continuidade dos dividendos para os acionistas.

Desempenho do Grupo na América Latina

No ano de 2023, na América Latina, a companhia registrou vendas de 1, 681 bilhão de euros, o que representa 8% do total do grupo. A Henkel Brasil, apresentou vendas de mais de 316 milhões de euros, equivalente a cerca de R$ 1.810 bilhão. 

Desempenho por unidade de negócio no ano fiscal de 2023

No ano fiscal de 2023, as vendas da unidade de negócio Adhesive Technologies atingiram 10.790 bilhões de euros e ficaram assim – devido a efeitos cambiais negativos – nominalmente -4,0% abaixo do nível do ano anterior. Organicamente, as vendas aumentaram 3,2%. Este crescimento das vendas foi impulsionado por uma evolução muito forte dos preços em comparação com o ano anterior. Os volumes diminuíram globalmente, principalmente devido ao fato de a procura permanecer fraca em alguns dos principais mercados finais. À medida que o ano avançava, a evolução do volume mostrou uma recuperação sequencial, registando um nível estável no quarto trimestre. Em 1.584 bilhão de euros, o lucro operacional ajustado ficou ligeiramente acima do nível do ano anterior. O retorno ajustado das vendas aumentou 110 pontos base em comparação com o ano anterior e atingiu 14,7%. O aumento significativo da margem foi impulsionado principalmente por preços mais altos combinados com medidas para reduzir custos e aumentar a eficiência, a fim de continuar compensando os preços persistentemente elevados dos materiais.

As vendas na unidade de negócio Consumer Brands totalizaram 10.565 bilhões de euros no ano fiscal de 2023, situando-se, assim, em -3,3% abaixo do ano anterior em termos nominais. Os efeitos cambiais reduziram as vendas em -4,4%. As aquisições/desinvestimentos também tiveram um impacto negativo de -5,1% nas vendas, principalmente devido à venda das atividades comerciais na Rússia. Organicamente, as vendas aumentaram 6,1%. Este crescimento das vendas foi impulsionado por aumentos de preços de dois dígitos, enquanto os volumes diminuíram parcialmente devido às contínuas medidas de otimização do portfólio. No entanto, a evolução do volume registou uma melhoria sequencial significativa no segundo semestre do ano. O lucro operacional ajustado atingiu 1.115 bilhão de euros, um aumento significativo face ao ano anterior (910 milhões de euros). Este aumento foi impulsionado por preços de venda mais elevados para compensar preços persistentemente elevados para materiais diretos, por medidas contínuas para reduzir custos e melhorar a eficiência da produção e da cadeia de abastecimento, por poupanças geradas pela unidade de negócio integrada Consumer Brands e por medidas de otimização de portfólio. Ao mesmo tempo, os investimentos em marketing e publicidade aumentaram em relação ao ano anterior para fortalecer marcas e negócios. O retorno ajustado das vendas atingiu 10,6%, representando um aumento de 220 pontos base em comparação com o ano anterior – apesar de não ter a contribuição positiva para os lucros das atividades comerciais na Rússia, que foram descontinuadas em abril de 2023.

Perspetivas para 2024

É previsto um crescimento moderado da produção econômica mundial em 2024. Isto pressupõe um aumento moderado tanto da procura industrial, quanto da procura dos consumidores em áreas-chave do negócio de bens de consumo para a Henkel. De acordo com as estimativas atuais, prevê-se que a inflação mundial seja mais baixa no ano fiscal de 2024 do que no ano anterior, embora se mantenha globalmente em um nível elevado. Além disso, espera-se que as taxas de juro permaneçam mais elevadas do que em anos anteriores.

A Henkel espera que a conversão das vendas em moedas estrangeiras tenha um impacto negativo na faixa percentual de um dígito médio. Espera-se que os preços dos materiais diretos permaneçam estáveis em relação à média anual de 2023.

Considerando essas premissas, a Henkel espera gerar um crescimento orgânico de vendas entre 2% e 4% no ano fiscal de 2024, com ambas as unidades de negócios previstas dentro dessa faixa. O retorno ajustado das vendas (margem EBIT ajustada) é esperado na faixa de 12% a 13,5%. Espera-se que o retorno ajustado das vendas fique entre 15% e 16,5% para Adhesive Technologies e entre 11% e 12,5% para Consumer Brands. Para o lucro ajustado por ação preferencial (EPS) a taxas de câmbio constantes, a Henkel espera um aumento na faixa de +5 a +20%.

Progressos significativos em todas as prioridades estratégicas

Em um ambiente macroeconômico e geopolítico desafiador, a empresa seguiu se desenvolvendo de maneira  consistente no último ano. O quadro estratégico para um crescimento com propósito foi implementado a um ritmo ainda mais rápido. Nos últimos quatro anos, a Henkel mudou profundamente em muitas dimensões: estrutura, equipe e cultura. E essas mudanças mostram resultados tangíveis. Três grandes projetos em particular tiveram um impacto significativo no ano passado e foram executados com sucesso – e avançaram substancialmente na transformação da Henkel.

Venda do negócio na Rússia

Em abril de 2022, apenas algumas semanas após o ataque da Rússia à Ucrânia, a Henkel tomou a decisão de descontinuar as suas atividades na Rússia. Seguiu-se um processo de desinvestimento altamente complexo. Em abril de 2023, a Henkel vendeu o seu negócio na Rússia a um consórcio de investidores financeiros locais. O preço de compra acordado foi de cerca de 600 milhões de euros.

Consumer Brands: Fusão avança mais rápido do que o planejado

Com a fusão dos dois antigos negócios de consumo, Laundry & Home Care e Beauty Care, criando a nova unidade de negócio Consumer Brands, a Henkel reuniu todas as marcas de consumo de todas as categorias sob um único teto, incluindo marcas icônicas voltadas ao consumidor final, como Persil e Schwarzkopf, bem como o bem-sucedido negócio de cuidados para o cabelo, direcionado ao mercado profissional, para cabeleireiros e salões de beleza. Com isso, a Henkel estabeleceu uma plataforma multicategoria para permitir um crescimento dinâmico. Em janeiro de 2023, a nova unidade de negócio entrou em funcionamento.

E a nova organização mostra resultados de sucesso: desde então, a Henkel cumpriu ou excedeu as principais métricas e metas financeiras no negócio de Consumer Brands, por exemplo, alcançando um crescimento orgânico muito forte e retornando a uma margem EBIT ajustada de dois dígitos. Ao mesmo tempo, o processo de integração progrediu muito mais rapidamente do que o inicialmente previsto. Isso reflete-se nas economias que foram realizadas em 2023. Dos 250 milhões de euros de economia, projetados para o final deste ano, 200 milhões de euros já haviam sido alcançados no final de 2023. Com isso, a economia total prevista para a primeira fase também foi aumentada para 275 milhões de euros.

Também foi lançada a segunda fase de integração, centrada na otimização da rede da cadeia de abastecimento no negócio de Consumer Brands. Além disso, o chamado "princípio 1-1-1", que tem como base o conceito da realização de uma encomenda, uma entrega e uma fatura, já foi introduzido nos primeiros países previstos para integrá-lo nas atividades. Em 2023, já foram alcançadas economias de cerca de 80 milhões de euros da fase dois da integração. As economias totais esperadas da fase dois também foram aumentadas de 150 milhões de euros para cerca de 250 milhões de euros. A economia total esperada de ambas as fases da integração, que deverão ser realizadas até ao final de 2026, tem uma previsão de passar de 400 milhões de euros para 525 milhões de euros.

Ao mesmo tempo, a Henkel investiu nos seus negócios para fortalecer ainda mais as suas marcas e inovação, como, por exemplo, aumentando significativamente os investimentos em marketing e vendas para alimentar o crescimento futuro e melhorar ainda mais a rentabilidade do negócio.

Maior desenvolvimento da unidade de negócio de Adhesive Technologies

Para alavancar ainda mais a posição de liderança global no mercado e levar este negócio para o próximo nível, a Henkel fez várias mudanças na gestão do negóciode Adhesive Technologies, promovendo uma equipe mais diversificada e internacional no ano fiscal de 2023. Ao mesmo tempo, a configuração organizacional foi otimizada para aumentar ainda mais a proximidade com o cliente e o mercado. A nova estrutura compreende três divisões de negócio: Mobility & Electronics, Packaging & Consumer Goods, and Consumer, Craftsmen & Professional. Ela foi estabelecida deão longo de 2023 e está plenamente refletido nos relatórios financeiros.

Novos progressos em todas as prioridades estratégicas

A Henkel continuou a implementar sistematicamente a sua estratégia de crescimento no último ano fiscal e fez progressos importantes em todas as áreas. A empresa desenvolveu ainda mais o seu portfólio de negócios e marcas, reforçou a sua vantagem competitiva nas áreas da inovação, sustentabilidade e digitalização, otimizou os seus modelos operacionais e reforçou a sua cultura corporativa.

Como parte de sua gestão ativa de portfólio e além de descontinuaratividades, a Henkel desenvolveu ainda mais seu portfólio por meio de aquisições. No negócio de Consumer Brands, a Henkel deixou de investir ou descontinuou marcas e atividades que representavam vendas totais de cerca de 650 milhões de euros após o anúncio da fusão dos dois negócios de consumo no início de 2022. Por exemplo, o negócio norte-americano de purificadores de ar passou por um desinvestimento em 2023. Ao mesmo tempo, o portfólio foi reforçado com a aquisição da marca de lavanderia sustentável e cuidados domésticos Earthwise na Nova Zelândia. Na unidade de negócio de Adhesive Technologies, a Henkel expandiu o seu portfólio na área de manutenção, reparação e revisão com a aquisição da Critica Infrastructure, um fornecedor especializado de soluções inovadoras de compósitos de fibras para reparações em uma vasta gama de aplicações industriais. Com esta transação, a Henkel adicionou um negócio adjacente atraente ao seu portfólio de adesivos e criou uma plataforma para um maior crescimento. O fortalecimento de ambas as unidades de negócio por meio de aquisições direcionadas continuou no início de 2024 com as aquisições da marca de cuidados capilares Vidal Sassoon, na China, e da Seal for Life na área de manutenção industrial.

Em 2023, a Henkel lançou inúmeras inovações no mercado, abordando tendências importantes e criando valor para clientes e consumidores. No negócio de Adhesive Technologies, a Henkel introduziu uma nova solução para a colagem de lentes de câmaras em sistemas de assistência ao condutor. Isso permite a produção rápida e robusta de câmeras na indústria automotiva, garantindo maior segurança na próxima geração de veículos autônomos. No negócio de Consumer Brands, o Persil Deep Clean foi lançado em mais de 30 países, introduzindo uma nova fórmula com uma tecnologia enzimática inovadora. O produto, proporciona uma excelente remoção de manchas, ao mesmo tempo que evita odores desagradáveis na máquina de lavar roupa. A Henkel também relançou todo o seu portfólio da linha de styling da Got2b com um novo design de embalagem, além da inclusão de aspectos de sustentabilidade, graças às fórmulas veganas, ingredientes naturais e embalagens mais sustentáveis.

Além disso, a Henkel ancorou ainda mais a sustentabilidade no negócio. Neste contexto, a proteção do clima é um pilar importante do "Quadro de Metas de Sustentabilidade 2030+" da Henkel, continua a reforçar em toda a cadeia de valor do negócio. Um foco particular é expandir o uso de energias renováveis e impulsionar o progresso em direção à ambição de alcançar operações positivas para o clima até 2030. Neste tema, a Henkel fez progressos significativos. A empresa converteu 14 locais para produção neutra em CO2 em 2023. No final de 2023, a Henkel alcançou uma redução nas emissões de CO2 de 61% por tonelada métrica de produto (em comparação com o ano base 2010). Como parte dos esforços de sustentabilidade da empresa, a Henkel também colocou ênfase em um portfólio de produtos mais sustentável, por exemplo, através do aumento do uso de materiais renováveis e reciclados, e está acompanhando seu progresso nesta área de forma mais sistemática.

A Henkel também fez mais progressos na área da digitalização. Na sua unidade digital "Henkel dx", a empresa continuou a otimizar as estruturas internas, reforçou o desenvolvimento de competências digitais e promoveu ainda mais uma cultura de inovação. A Henkel também aprofundou suas parcerias estratégicas com empresas digitais líderes globalmente, como SAP, Microsoft e Adobe. Isso permite que a Henkel integre tecnologia de ponta em suas plataformas e projetos digitais. Ao acelerar as inovações digitais, uma estratégia de plataforma consistente e uma estreita colaboração entre todas as unidades de negócios e funções, a empresa foi capaz de melhorar ainda mais a eficiência de TI no ano passado e criar novas oportunidades de negócios para a empresa, por exemplo, na área de marketplaces business-to-business.

Além disso, a Henkel fortaleceu ainda mais sua cultura corporativa no ano passado, baseada no propósito “Pioneers at heart for the good of generations” e nos “Leadership Commitments” estabelecidos. Outra área de foco foi a implementação do conceito holístico de "Smart Work", que forma a estrutura global para tópicos como trabalho móvel, local de trabalho digital e saúde dos funcionários, bem como novas iniciativas globais de "Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI)".

"Entregamos um forte desempenho de negócios em 2023, implementamos consistentemente nossa agenda de crescimento com propósito em todas as dimensões estratégicas e impulsionamos a transformação de nossa empresa. Estou firmemente convencido de que estamos no bom caminho e a seguir a estratégia certa. Podemos olhar para 2024 e para os anos seguintes com grande confiança e estamos totalmente empenhados em concretizar as nossas ambições", resumiu Carsten Knobel.

 

* Ajustado para despesas e receitas únicas e para despesas de reestruturação.