Descubra as marcas das nossas dois unidades de negócios Adhesive Technologies e Beauty Care.
26 de dez de 2023 São Paulo
A calha tem função estratégica na “saúde” de um imóvel ao permitir que a água seja distribuída da melhor forma sem trazer prejuízos estruturais. A má conservação de calhas pode resultar em infiltrações, vazamentos, danos na pintura e estrutura, em casos mais graves, risco de curto-circuito, quando há exposição da água em contato com as instalações elétricas. A manutenção das calhas ganha ainda maior importância nesta época de fim de ano, quando o país registra maior volume de água das chuvas. E é justamente neste período em que o cuidado com as áreas externas necessita de atenção. Saiba mais sobre a importância das calhas, principalmente, em períodos chuvosos, dicas simples e eficientes de manutenção, além de recomendações sobre os cuidados com o fluxo de água em área vizinha.
A calha é a responsável por coletar a água vindo também do telhado e direciona para tubos e conexões que fazem o despejo em local apropriado, ajudando a proteger paredes e outras áreas da casa. Para que haja um fluxo coordenado dessa água, as calhas, rufos e seus componentes precisam estar livres de impurezas e sem perfurações. Em dias de chuva, esse trabalho ganha ainda mais relevância. Calhas obstruídas podem sobrecarregar a chapa, acumular água próximo às telhas e causar infiltrações nas juntas do telhado. A obstrução parcial ou total e o excesso de detritos em um determinado ponto também trazem riscos à estrutura, que pode se curvar devido ao peso extra, gerando custos para reparação e manutenção.
Mesmo as pequenas goteiras e infiltrações originadas por problemas nas calhas, podem trazer danos aos revestimentos e às fundações da casa. A água se infiltra por micro vazamentos e atinge a estrutura do imóvel, e isso pode degradar a pintura da parede e, com o surgimento da umidade, também gerar mofo nas paredes externas e internas. Em casos mais graves, a água que se infiltra pode comprometer a rede elétrica de um imóvel.
A vedação de buracos, perfurações e folgas existentes entre as conexões precisa ser feita para garantir o funcionamento da rede pluvial. Os adesivos para calhas são opções ideais para esse tipo de acabamento, pois têm a finalidade de tampar as aberturas e, também, colam as placas, assegurando a fluidez da calha sem a necessidade de sua troca, caso não estejam deterioradas e com corrosões. “Existem selantes apropriados para essas estruturas, como o Veda Calha Cascola, que é uma pasta que preenche fissuras e endurece quando curada, se unificando à calha e outras estruturas, promovendo a impermeabilidade na área mesmo diante de intempéries e impactos, sem encolher e nem agredir as superfícies, pois possui fórmula livre de solventes. Os adesivos Veda Calha são resistentes, a ponto de sua desmontagem ser feita apenas de forma mecânica”, explica Vitor Cybis, Gerente de Marketing da Cascola.
O serviço de limpeza e manutenção de calhas e telhados deve ser efetuado por profissionais devidamente equipados com todos os dispositivos de segurança necessários (EPI). As manutenções nas calhas devem ser realizadas a cada seis meses. A atenção deve ser maior em locais próximos a árvores. A manutenção ajuda a detectar eventuais danos na estrutura e a manter a área higienizada e desobstruída.
Por lei, o proprietário tem a responsabilidade de construir de maneira que o seu imóvel não despeje águas, diretamente, sobre o imóvel vizinho. Caso a água traga problemas a terceiros, o proprietário é obrigado, por lei, a demolir as construções feitas, além de responder por perdas e danos.