10 de ago de 2023  Düsseldorf / Alemanha

As vendas do Grupo crescem organicamente em 4,9% no primeiro semestre, para cerca de 10,9 bilhões de euros (0,1% nominal) – crescimento muito forte em ambas as unidades de negócio

Henkel eleva a orientação de vendas e lucros para 2023

  • As vendas do Grupo crescem organicamente em 4,9% no primeiro semestre, para cerca de 10,9 bilhões de euros (0,1% nominal) – crescimento muito forte em ambas as unidades de negócio
  • Lucro operacional (EBIT)* sobe significativamente para 1.254 milhão de euros (+7,6%)
  • Margem EBIT* com forte aumento para 11,5% (+80 pontos base)
  • O lucro por ação preferencial (LPA)* sobe para 2,13 euros, crescimento de dois dígitos de +14,4% a taxas de câmbio constantes
  • Implementação da Estratégia de Crescimento com Propósito impulsionada
  • Orientação de vendas e lucros para o ano fiscal de 2023 aumentou:
    • Crescimento orgânico das vendas: para 2,5% a 4,5%
    • Retorno sobre as vendas (margem EBIT)*: para 11% a 12,5%
    • Lucro por ação preferencial (LPA)*: aumento na faixa de +5% a +20% a taxas de câmbio constantes

A Henkel aumentou significativamente as vendas e os lucros no primeiro semestre de 2023 dentro de um ambiente econômico que segue desafiador.

"Conseguimos alcançar um crescimento muito forte em ambas as unidades de negócio. Ao mesmo tempo, conseguimos melhorar significativamente nossos ganhos, apesar dos ventos contrários contínuos dos altos preços de materiais e logística. Após o forte desempenho no primeiro semestre do ano, estamos confiantes para o restante do ano e aumentamos significativamente nossa orientação para o ano inteiro de vendas e lucros”, disse o CEO da Henkel, Carsten Knobel.

Também fizemos bons progressos na implementação da nossa Estratégia de Crescimento com Propósito nos primeiros seis meses do ano. Na unidade de negócio Consumer Brands, estamos avançando na integração mais rapidamente do que o planejado. Ao mesmo tempo, estamos consistentemente aprimorando nosso portfólio em direção a marcas e produtos de alta margem e alto crescimento. Isso também se reflete nos ganhos da unidade de negócio. Na unidade de negócio Adhesive Technologies, alinhamos a estrutura organizacional de modo a estar ainda mais próxima dos nossos clientes para expandir nossa posição de liderança global e aumentar ainda mais o ímpeto de crescimento. Além disso, estamos impulsionando iniciativas importantes nas áreas da sustentabilidade e digitalização para melhorar ainda mais a nossa posição competitiva", explicou Carsten Knobel.

Perspectivas elevadas para o ano fiscal de 2023

A nível do Grupo, a Henkel espera agora um crescimento orgânico das vendas de  2,5% a 4,5% no ano fiscal de 2023 (anteriormente: 1% a 3%). Para a unidade de negócio Adhesive Technologies, espera-se um crescimento entre 2% e 4% (anteriormente: 1% a 3%), e para a unidade de negócio Consumer Brands, entre 3% e 5% (anteriormente: 1% a 3%). O retorno ajustado das vendas (margem EBIT) ao nível do Grupo deverá agora situar-se entre 11% e 12,5% (anteriormente: 10% a 12%). Para a unidade de negócio Adhesive Technologies, espera-se um retorno ajustado sobre as vendas na faixa de 13,5% e 15% (anteriormente: 13% a 15%), e para a unidade de negócio Consumer Brands de 9,5% e 11% (anteriormente: 7,5% a 9,5%). Para o desenvolvimento do lucro ajustado por ação preferencial (LPA) a taxas de câmbio constantes, a Henkel agora espera um aumento na faixa de +5% a +20% (anteriormente: -10% a +10%).

Evolução das vendas e dos lucros no primeiro semestre de 2023

Com 10.926 milhões de euros, as vendas do Grupo no primeiro semestre de 2023 ficaram em 0,1% acima do nível do ano anterior (Q2: 5.316 milhões de euros, -5,8%). Isso corresponde a um crescimento orgânico de vendas muito forte de 4,9% (Q2: 3,2%). Os efeitos cambiais tiveram um impacto negativo no desenvolvimento das vendas de -2,5% (Q2: -5,8%). As aquisições e desinvestimentos reduziram as vendas em -2,2% (Q2: -3,2%).

O crescimento das vendas no primeiro semestre foi impulsionado por ambas as unidades de negócio. Adhesive Technologies registou um crescimento orgânico de vendas muito forte, de 4,7%, impulsionado pelas áreas de negócio Mobility & Electronics e Craftsmen,Construction & Professional. Consumer Brands alcançou um crescimento orgânico de vendas muito forte, de 5,7%, impulsionado pelas áreas de negócio de Laundry & Home Care e Hair.

No primeiro semestre, o crescimento orgânico das vendas na região da Europa atingiu 2,4% (Q2: 0,8%). Na região do IMEA (Índia, Oriente Médio e África), as vendas aumentaram organicamente em 25,7% (Q2: 23,6%). A América do Norte registrou um crescimento orgânico de vendas de 3,8% (Q2: 0,9%). A região da América Latina registrou um crescimento orgânico de vendas de 13,2% (Q2: 9,4%). Por outro lado, a região da Ásia-Pacífico registrou venda orgânica negativa de -2,7% (Q2: -0,6%), principalmente devido ao ambiente de mercado persistentemente desafiador na China.

O lucro operacional ajustado (EBIT ajustado) aumentou em 7,6% no primeiro semestre, para 1.254 milhões de euros, em comparação com 1.166 milhões de euros no mesmo período do ano anterior. Este aumento foi suportado pela evolução dos preços de venda, pela economia resultante da criação da unidade de negócio integrada Consumer Brands e por medidas de otimização de portfólio.

O retorno ajustado das vendas (margem EBIT ajustada) aumentou 80 pontos base, para 11,5%.

O lucro ajustado por ação preferencial subiu para 2,13 euros no primeiro semestre de 2023. Mesmo com as taxas de câmbio constantes, trata-se de um aumento de 14,4% em relação ao período do ano anterior.

O capital de giro líquido aumentou 0,8%, para 6,1% das vendas (período do ano anterior: 5,2%).

O fluxo de caixa livre atingiu os 749 milhões de euros e, com isso, ultrapassou significativamente o nível do primeiro semestre de 2022 (46 milhões de euros), devido, em particular, ao maior fluxo de caixa das atividades operacionais no ano fiscal.

A posição financeira líquida em 30 de junho de 2023 ascendeu a -1.311 milhões de euros (31 de dezembro de 2022: -1.267 milhões de euros).

Em 20 de abril de 2023, a Henkel anunciou a assinatura de um acordo para vender suas atividades comerciais na Rússia a um consórcio de investidores financeiros locais. A empresa havia anunciado a saída de suas operações russas após o ataque russo à Ucrânia no ano passado. A transação foi fechada e o preço de venda ascende a 54 bilhões de rublos (cerca de 600 milhões de euros).

Desenvolvimento das unidades de negócio no primeiro semestre de 2023

As vendas da unidade de negócio Adhesive Technologies registraram um desenvolvimento nominal estável de 0,1% para 5.475 milhões de euros no primeiro semestre de 2023 (Q2: 2.683 milhões de euros, -5,4%). Organicamente, as vendas aumentaram 4,7% (Q2: 2,7%). Esse desenvolvimento foi alcançado por meio de aumentos de preço de dois dígitos, enquanto os volumes permaneceram abaixo do nível do ano anterior devido à demanda fraca em alguns mercados finais relevantes. A área de negócio Mobility & Electronics alcançou um crescimento orgânico de vendas de dois dígitos de 10,9% (2T: 9,2%). Na área de negócio Packaging & Consumer Goods, o desenvolvimento de vendas orgânicas foi de -1,5 por cento (Q2: -3,7%). Na área de negócio Craftsmen, Construction & Professional, as vendas aumentaram organicamente em 4,9% (Q2: 2,9%). O lucro operacional ajustado aumentou em 3%, para 766 milhões de euros no primeiro semestre de 2023, em comparação com 743 milhões de euros no mesmo período do ano anterior. O retorno ajustado sobre as vendas aumentou para 14% em comparação com 13,6% no mesmo período do ano anterior. Aqui, os aumentos de preços em particular tiveram um impacto positivo.

A unidade de negócio Consumer Brands gerou vendas de 5.365 milhões de euros nos primeiros seis meses de 2023 (Q2: 2.594 bilhões de euros). Isto corresponde a uma evolução nominal de 0,6% (Q2: -5,7 por cento). Organicamente, as vendas aumentaram 5,7%, impulsionadas pelos preços (Q2: 4,5%). Em contrapartida, os volumes diminuíram, em parte também devido às medidas de otimização de carteira em curso. A área de negócio Laundry & Home Care registou um crescimento orgânico de vendas muito forte de 5,3% (Q2: 4,4%). O negócio de Hair alcançou um aumento global de vendas orgânicas de 7,9% no primeiro semestre de 2023 (Q2: 6,1%). Os demais negócios de Consumo registaram uma evolução estável das vendas no primeiro semestre do ano (0,0%, Q2: -1,4 por cento). O lucro operacional ajustado foi de 559 milhões de euros, 15,9% acima do ano anterior. Este aumento foi apoiado pela evolução dos preços de venda para compensar ainda mais os preços diretos dos materiais, pelas economias resultantes da integração dos negócios de bens de consumo na nova unidade de negócio Consumer Brands e por medidas de otimização de carteira. O retorno ajustado das vendas aumentou para 10,4%.

Implementação da Estratégia de Crescimento com Propósito impulsionada de forma consistente

No primeiro semestre de 2023, a Henkel continuou impulsionando consistentemente as prioridades da Estratégia de Crescimento com Propósito e alcançou um bom progresso em todas as áreas.

No primeiro semestre de 2023, a fusão dos antigos negócios de Laundry & Home Care e Beauty Care na unidade de negócio Consumer Brands foi impulsionada mais rapidamente do que o planejado. No processo, a Henkel conseguiu mais reservas – no geral, a empresa pretende realizar reservas líquidas (antes de reinvestimentos) de pelo menos 400 milhões de euros até ao final de 2026. A Henkel também focou ainda mais no portfólio de Consumer Brands. No processo, marcas e atividades com vendas totais de cerca de 0,5 bilhão de euros foram desfeitas ou descontinuadas desde o anúncio da fusão dos negócios de consumo. Ao mesmo tempo, a Henkel fortaleceu o seu portfólio com a aquisição da marca Earthwise, de Laundry & Home Care, na Nova Zelândia. A integração do negócio Hair Professional da Shiseido na Ásia-Pacífico, que a Henkel adquiriu no ano passado, está bem encaminhada, e o negócio tem tido um bom desempenho.

Como parte da segunda fase da integração, que foi iniciada no início deste ano e que se concentra na excelência da cadeia de abastecimento, foram implementadas medidas iniciais. Isto inclui, entre outras coisas, a consolidação da rede de produção para o negócio europeu de Hair e Body Care. Além disso, o chamado princípio 1-1-1 foi introduzido nos primeiros países. Isto está relacionado com a promoção da integração comercial com processos logísticos otimizados em linha com o princípio "uma única face para o cliente". Isto significa: uma encomenda, uma entrega, uma fatura.

Na unidade de negócio Adhesive Technologies, a Henkel estabeleceu uma estrutura organizacional otimizada no primeiro semestre de 2023. Isso permite que a unidade de negócio use os benefícios de escala e competência de forma ainda mais eficiente ao longo das três áreas de negócios Mobility & Electronics, Packaging & Consumer Goods e Craftsmen, Construction & Professional, ao mesmo tempo em que garante proximidade com clientes e mercados.

Para reforçar ainda mais a sua competitividade, a Henkel concentra-se em fortes inovações em áreas de negócio atrativas. Estes contribuíram novamente para o crescimento de ambas as unidades de negócio no primeiro semestre de 2023. Em Adhesive Technologies, por exemplo, as soluções inovadoras da Henkel utilizadas na produção de veículos elétricos registaram um aumento orgânico de vendas de cerca de 70% nos primeiros seis meses do ano em comparação com o mesmo período do ano anterior. Na unidade de negócio Consumer Brands, a marca Persil alcançou um crescimento orgânico de vendas de dois dígitos, apoiado por um relançamento com uma nova tecnologia enzimática exclusiva que foi lançada em 30 países.

A Henkel também fez mais progressos na área da sustentabilidade. Por exemplo, no caminho para alcançar uma pegada de carbono positiva para o clima em seus locais de produção até 2030, a Henkel converteu dez plantas produtivas adicionais para produção neutra em CO2 no primeiro semestre de 2023. A Henkel também continuou a impulsionar iniciativas importantes na área da digitalização. Aqui, o uso da inteligência artificial está desempenhando um papel cada vez mais importante.

"No geral, estamos orgulhosos do desempenho bem-sucedido dos negócios no primeiro semestre do ano e dos bons progressos que fizemos na implementação da nossa agenda estratégica – apesar do ambiente econômico persistentemente difícil", disse Carsten Knobel. "Estamos muito confiantes de que vamos moldar com sucesso o futuro da Henkel. Para isso, vamos colaborar juntos como uma equipe altamente motivada, baseada numa forte cultura corporativa e com uma clara estratégia de crescimento. No negócio de Adhesive Technologies, somos líderes globais e oferecemos soluções inovadoras com um foco claro nas tendências futuras, como mobilidade, conectividade e sustentabilidade. E com a nova unidade de negócio Consumer Brands, estabelecemos as bases para um crescimento ainda mais lucrativo em nosso negócio de consumo".


* Ajustado para despesas e receitas únicas e para despesas de reestruturação.