14 de mar de 2023  Düsseldorf / Alemanha

Overall robust business performance in challenging market environment

Henkel tem aumento significativo de vendas em 2022 e está preparada para crescimento adicional no ano fiscal de 2023

  • Resultados do ano completo 2022:
    • Vendas do Grupo: 22,4 bilhões de euros e crescimento orgânico de 8,8%
    • Resultado operacional (EBIT)**: 2,3 bilhões de euros, -13,7%
    • Margem EBIT**: 10,4%, -3,0pp
    • Lucro por ação preferencial (LPA)**: 3,90 euros, -17,8% a taxas de câmbio constantes
  • Dividendo proposto no ano anterior: 1,85 euros por ação preferencial
  • Bons progressos na implementação da Agenda de Crescimento com Propósito
  • Nova unidade de negócio Henkel Consumer Brands em atividade
  • Sustentabilidade impulsionada em áreas-chave
  • Perspectivas para o exercício de 2023: espera-se um novo crescimento
    • Crescimento orgânico das vendas: 1,0% a 3,0%
    • Margem EBIT**: 10% a 12%
    • Ganho por ação preferencial (EPS)**: entre -10,0% e +10,0% (a taxas de câmbio constantes)

“Em 2022, atingimos crescimento significativo das vendas e um robusto ganho de desempenho em um ano muito desafiador – e nós implementamos medidas estratégicas importantes. Conseguimos compensar parcialmente o aumento drástico dos custos de matérias-primas e logística através de preços mais elevados e melhorias contínuas da eficiência. Isto reflete-se nas nossas vendas, que atingiram um novo máximo de cerca de 22,4 bilhões de euros, e um lucro operacional de 2,3 bilhões de euros. Com base nisso, propomos aos nossos acionistas um dividendo estável ao nível do ano anterior. A fusão das nossas empresas de consumo na unidade de negócios Henkel Consumer Brands também teve sucesso, em uma das  maiores transformaçãos da nossa empresa nas décadas recentes", disse o CEO da Henkel, Carsten Knobel.

"Graças ao grande compromisso de nossa equipe global, nossa forte cultura e com uma estratégia de crescimento clara e de longo prazo, dominamos bem os desafios do ano fiscal passado. Vejo que estamos bem equipados para a Henkel seguir nestes tempos difíceis e para alcançar os nossos objetivos. Estamos preparados para um maior crescimento no atual ano fiscal – impulsionado por nossas duas unidades de negócios Adhesive Technologies e Henkel Consumer Brands".

Desempenho das vendas e lucros do Grupo no ano fiscal de 2022

As vendas do Grupo Henkel atingiram 22.397 milhões de euros no ano fiscal 2022. Isto corresponde a um crescimento nominal de 11,6% e um crescimento orgânico significativo  das vendas de 8,8%, impulsionado pelo aumento de preços em todas as unidades de negócio. O impacto das aquisições e desinvestimentos nas vendas foi ligeiramente negativo, de -1,1%. Os efeitos cambiais tiveram um  impacto positivo de 3,9% sobre as vendas.

A unidade de negócio Adhesive Technologies alcançou um crescimento orgânico de vendas de dois dígitos de 13,2%, para o qual todas as áreas de negócio contribuíram. O desenvolvimento orgânico das vendas na  unidade de negócios Beauty Care  foi ligeiramente negativo, com -0,5%. Embora a recuperação em curso no negócio Hair Professional tenha tido um efeito positivo, o negócio de consumo da Beauty Care foi impactado em particular pela implementação das medidas de portfólio anunciadas. A unidade de negócios de Laundry & Home Care gerou um crescimento orgânico de vendas muito forte de 6,3%, impulsionado particularmente pelo crescimento significativo na área de negócios de Laundry Care.

Os mercados emergentes alcançaram um crescimento orgânico de vendas de dois dígitos de 13,3%. Os negócios nos mercados maduros registraram um forte desempenho orgânico de vendas de 5,2%.

O lucro operacional ajustado (EBIT ajustado) atingiu 2.319 milhões de euros em relação a 2.686 milhões de euros no ano fiscal de 2021 (-13,7%). O impacto de preços significativamente mais elevados das matérias-primas e da logística pesou sobre a rentabilidade do Grupo e não pôde ser totalmente compensado pela evolução positiva dos preços e pela continuação das medidas de redução de custos e aumento da eficiência na produção e na cadeia de abastecimento.

Em 10,4%, o retorno sobre as vendas (margem EBIT ajustada) no ano fiscal ficou abaixo do nível do ano anterior (2021: 13,4%).

O lucro ajustado por ação preferencial diminuiu -14,5% para 3,90 euros (ano anterior: 4,56 euros). A taxas de câmbio constantes, isto corresponde a uma evolução de -17,8%.

O capital de giro líquido em porcentagem das vendas aumentou para 4,5%, um aumento de 2,3% em relação ao ano anterior. Este aumento deveu-se, sobretudo, a preços significativamente mais elevados dos materiais diretos.

O fluxo de caixa livre atingiu 653 milhões de euros, um decréscimo significativo face ao ano anterior (2021: 1.478 milhões de euros). Tal resultado deveu-se ao menor fluxo de caixa das atividades operacionais como resultado de um menor lucro operacional.

A posição financeira líquida foi de -1.267 milhões de euros (31 de dezembro de 2021: -292 milhões de euros). Isso também reflete os gastos relacionados ao programa de recompra de ações lançado em fevereiro de 2022 e ao pagamento de dividendos no segundo trimestre.

O Conselho de Administração, o Conselho de Fiscalização e a Comissão de Acionistas vão propor à Assembleia Geral Ordinária, de 24 de abril de 2023, um dividendo estável em relação ao ano anterior de 1,85 euros por ação preferencial e de 1,83 euros por ação ordinária. Isso equivale a uma taxa de pagamento de 46,6%, que está acima da faixa da meta de 30% a 40% e reflete a carga incomum sobre os lucros causada, em particular, pelos preços das commodities e custos logísticos consideravelmente mais altos. Este pagamento é possível graças à forte base financeira e à baixa dívida líquida do Grupo Henkel. Assim, a Henkel pode manter a continuidade dos dividendos para os seus acionistas.

Desempenho da unidade de negócio no ano fiscal de 2022

No ano fiscal  de 2022, as vendas da unidade de negócio Adhesive Technologies aumentaram nominalmente 16,6% para 11,242 milhões de euros. Organicamente, as vendas cresceram 13,2%. Este crescimento das vendas foi impulsionado por uma evolução de dois dígitos no preço. O lucro operacional ajustado foi ligeiramente inferior em comparação ao período anterior, para 1.530 milhões de euros (2021: 1.561 milhões de euros). O retorno ajustado das vendas atingiu 13,6%, em comparação com 16,2% no ano anterior. Isso aconteceu principalmente a uma diminuição da margem bruta negativamente afetada pelo aumento substancial dos preços dos materiais diretos.

Na unidade de negócios Beauty Care, as vendas diminuíram nominalmente em -2,6% no ano fiscal 2022 a 3.775 milhões de euros. Organicamente, as vendas diminuíram ligeiramente em -0,5%. Isto deveu-se a diferentes desenvolvimentos. Enquanto o negócio de Hair Professional alcançou um crescimento de vendas muito forte, o negócio de consumo ficou organicamente abaixo do nível do ano anterior, em particular devido à implementação das medidas de portfólio anunciadas. O lucro operacional ajustado atingiu 269 milhões de euros (ano anterior: 351 milhões de euros). O retorno ajustado das vendas diminuiu para 7,8% (ano anterior: 9,5%). Para além da diminuição da margem bruta, tal deveu-se, em parte, a um ligeiro aumento dos investimentos em marketing e publicidade.

As vendas da unidade de negócio de Laundry & Home Care aumentaram 8,3% em termos nominais no ano fiscal de 2022, atingindo 7.152 milhões de euros. Organicamente, as vendas aumentaram 6,3%. O aumento das vendas foi impulsionado pelos preços, enquanto os volumes diminuíram a 614 milhões de euros. O lucro operacional registado ficou abaixo do nível do ano anterior (904 milhões de euros). O retorno ajustado das vendas diminuiu para 8,6%, principalmente devido à queda da margem bruta como resultado de preços significativamente mais altos de matérias-primas e logística e um aumento nas despesas de marketing e publicidade.

Perspectivas para 2023

Prevê-se que o crescimento econômico continue a enfraquecer em 2023. De acordo com as estimativas atuais, espera-se que o ambiente econômico global permaneça inflacionário no ano fiscal de 2023, devido aos aumentos antecipados dos custos de mão de obra e aos altos custos contínuos de energia e commodities. Neste contexto, prevê-se que os preços médios dos materiais diretos aumentem uma percentagem de um dígito baixo a médio em comparação com a média anual de 2022. Além disso, é provável que as taxas de juros permaneçam significativamente mais elevadas do que em anos anteriores. Por conseguinte, parte-se do princípio de que a procura industrial será mais moderada do que no ano anterior e que o dinamismo de crescimento da procura dos consumidores em áreas-chave do negócio de bens de consumo da Henkel se tornará menos intenso. Além disso, espera-se que as atividades comerciais na Rússia sejam descontinuadas até ao final do primeiro trimestre de 2023.

Tendo em conta estes fatores, a Henkel espera gerar um crescimento orgânico das vendas entre 1,0% e 3,0% no ano fiscal de 2023, com ambas as unidades de negócio previstas dentro deste intervalo. O retorno ajustado das vendas (margem EBIT ajustada) é esperado na faixa de 10,0% a 12,0%. Espera-se que o retorno das vendas fique entre 13,0% e 15,0% para Adhesive Technologies e entre 7,5% e 9,5% para Consumer Brands. Para o lucro ajustado por ação preferencial (EPS) a taxas de câmbio constantes, a Henkel espera um desenvolvimento na faixa de -10,0% a +10,0%.

Agenda de crescimento com propósito implementada com sucesso

Apesar do difícil ambiente macroeconômico e geopolítico, a Henkel continuou a implementar consistentemente a sua estratégia em 2022. A empresa desenvolveu ainda mais o seu portfólio de negócios e marcas, reforçou a sua vantagem competitiva nas áreas da inovação, sustentabilidade e digitalização, otimizou os seus modelos operacionais e fomentou a sua cultura empresarial. Um dos principais focos estratégicos em 2022 foi a fusão das unidades de negócio de Laundry & Home Care e Beauty Care na unidade integrada de Henkel Consumer Brands.

Nova unidade de negócio Henkel Consumer Brands estabelecida com sucesso

No final de janeiro de 2022, a Henkel anunciou uma das maiores transformações da empresa nas últimas décadas: a fusão  de seus dois negócios de consumo em uma unidade de negócios integrada, chamada Henkel Consumer Brands. A nova unidade de negócios, que foi estabelecida com sucesso desde o início de 2023, reúne todas as marcas de consumo em todas as categorias sob um único teto, incluindo marcas icônicas como Persil ou Schwarzkopf e o negócio Hair Professional.  Com isso, a Henkel está criando uma plataforma multi-categoria para crescimento futuro de cerca de 11 bilhões de euros de vendas em 2022.

Com a fusão, a Henkel pretende aumentar a rentabilidade no negócio de bens de consumo e, portanto, em todo o Grupo, e gerar um impulso de crescimento adicional. Para isso, o portfólio em torno das categorias globais de Laundry & Home Care e Hair será focado em negócios estratégicos e marcas com potencial de crescimento e margem atraentes. Durante a integração, esperam-se sinergias significativas, algumas das quais serão utilizadas para investimentos direcionados em prioridades estratégicas como inovação, sustentabilidade e digitalização, bem como para fortalecer a margem e o perfil de crescimento da unidade de negócio.

A médio prazo, a Henkel pretende realizar economias brutas (antes de reinvestimentos) de cerca de 500 milhões de euros.Potencial de sinergia decorrente de vendas adaptadas e estruturas administrativas, publicidade e marketing  mais focados, e uma cadeia de suprimentos otimizada. A implementação decorrerá em duas fases: na primeira fase, as medidas que serão implementadas até ao final de 2023 resultarão numa poupança líquida de cerca de 250 milhões de euros numa base anual – com pleno impacto nos lucros a partir de 2024. A primeira poupança líquida de cerca de 60 milhões de euros já foi alcançada em 2022.

A empresa também fez um forte progresso na transformação de seu portfólio de consumidores: aqui, a Henkel anunciou a revisão de até 1 bilhão de euros de vendas. Em 2022, já foram executados com sucesso cerca de 400 milhões  –  cerca de 200 milhões de euros dizem respeito a medidas de otimização de carteira, os restantes 200 milhões de euros são atribuíveis a desinvestimentos. O resultado é uma formação de portfólio fundamental com a saída global das categorias Oral e Skin Care, e dos mercados seletivos de Body Care. No futuro, a Henkel continuará a rever o seu portfólio e a reduzir ainda mais a complexidade.

A segunda fase da implementação vai se concentrar na excelência da cadeia de abastecimento. Para este fim, a Henkel quer melhorar a eficiência da sua própria configuração de produção e otimizar a rede de fabricantes contratados e os seus custos de aquisição. Fazendo jus ao princípio de "one face to the customer” (uma cara para o cliente), a empresa também quer impulsionar a integração comercial com capacidades logísticas otimizadas. A segunda fase da integração está atualmente iniciada, prevendo-se que as medidas sejam maioritariamente implementadas até ao final de 2025. A partir destas medidas, a Henkel espera poupanças líquidas anuais adicionais de cerca de 150 milhões de euros, a realizar plenamente a partir de 2026. Ao mesmo tempo, a segunda fase está associada a custos únicos de cerca de 250 milhões de euros e despesas de capital. As partes correspondentes para 2023 estão incluídas nas perspetivas para este ano fiscal.

Progresso consistente em todos os pilares estratégicos da Agenda de Crescimento com Propósito

Como parte de sua gestão ativa de portfólio, além de descontinuar ou alienar atividades, a Henkel desenvolveu ainda mais seu portfólio por meio de aquisições. A empresa adquiriu o negócio capilar da Shiseido na região da Ásia-Pacífico  e, assim, fortaleceu sua posição neste mercado atraente com seus produtos premium de cuidados capilares, coloração e styling. Na unidade de negócios Adhesive Technologies, a Henkel expandiu sua experiência em tecnologias inovadoras de superfície e soluções de gerenciamento térmico com duas  aquisições de tecnologia.

Em 2022, a Henkel lançou novamente inúmeras inovações no mercado, abordando tendências importantes e criando valor para clientes e consumidores. Em Adhesive Technologies, foi introduzida uma nova solução de revestimento condutor para o mercado de baterias de veículos elétricos em rápido crescimento. A tecnologia melhora o desempenho da bateria aumentando a condutividade dentro da célula da bateria em até 30% e também permite uma redução de mais de 20% do consumo geral de energia no processo de fabricação. Na unidade de negócios Beauty Care, por exemplo, a Henkel lançou a Colour Alchemy, uma inovação de cor de cabelo para efeitos de cor únicos com base em sua experiência líder em tecnologia de cabelo. E em Laundry & Home Care, foram lançados géis de limpeza inovadores para máquinas de lavar louça sob a marca Somat.

Além disso, a Henkel ancorou ainda mais a sustentabilidade no negócio. A Henkel apresentou o seu "Quadro de Ambição de Sustentabilidade 2030+" com novas ambições e metas no ano passado. Em 2022, a Henkel aumentou a proporção de eletricidade proveniente de fontes renováveis para 70%, aproximando a empresa da sua ambição de operações positivas para o clima  até 2030. A Henkel também reforçou a sustentabilidade do seu portfólio de produtos, por exemplo, utilizando mais matérias-primas renováveis e recicladas. Através de uma parceria com a BASF, a Henkel pretende substituir até 110,000 toneladas métricas de matérias-primas químicas por produtos de consumo fabricados na Europa por matérias-primas renováveis como parte de um processo de balanço de biomassa. Além disso, a Henkel também emitiu outra obrigação com um volume de 650 milhões de euros, que está ligada ao cumprimento de metas específicas de sustentabilidade.

A Henkel também avançou na digitalização e aumentou a participação das vendas digitais nas vendas do Grupo para mais de 20%. Além disso, as estruturas foram ainda mais otimizadas na unidade digital da empresa, Henkel DX, e novas oportunidades de negócios foram criadas, com a plataforma de negócios digitais RAQN dando uma contribuição importante.

No que diz respeito aos modelos operacionais prontos para o futuro, o foco em 2022 foi a fusão das unidades de negócios de Laundry & Home Care e Beauty Care.

Além disso, a cultura da empresa foi ainda mais fortalecida – com base no propósito corporativo "Pioneiros no coração para o bem das gerações" e nos "Compromissos de Liderança" estabelecidos pela Henkel. A este respeito, a Henkel continuou com a implementação de novos programas de formação e desenvolvimento, bem como o conceito holístico Smart Work, que fornece uma estrutura global para o trabalho móvel, o design do ambiente de trabalho e iniciativas de saúde para os funcionários.

"Estamos profundamente convencidos de que, com a Henkel Consumer Brands, estabelecemos as bases para um crescimento ainda mais lucrativo do nosso negócio de consumo e de toda a nossa empresa. Em Adhesive Technologies, nos focamos sistematicamente nas megatendências de sustentabilidade, mobilidade e conectividade, e queremos alavancar a posição de liderança global no mercado desta unidade de negócio para aumentar ainda mais o seu crescimento e rentabilidade nos próximos anos. Estamos, portanto, bem posicionados. Temos a estratégia certa e uma equipe forte. Estou cheio de confiança de que alcançaremos nossos objetivos ambiciosos e executaremos com sucesso nossa agenda de crescimento com propósito", resumiu Carsten Knobel.


** Ajustado para despesas únicas e receitas, e para despesas de reestruturação

Este documento contém declarações referentes ao desenvolvimento futuro dos negócios, desempenho financeiro e outros eventos ou desenvolvimentos de relevância futura para a Henkel que podem constituir declarações prospetivas. As declarações relativas ao futuro são caracterizadas pelo uso de palavras como expectativa, pretenção, planificar, antecipar, acreditar, estimar e termos semelhantes. Tais declarações são baseadas em estimativas e suposições atuais feitas pela administração corporativa da Henkel AG e Co. Estas afirmações não devem ser entendidas como garantindo de forma alguma que essas expectativas se revelarão exatas. O desempenho futuro e os resultados realmente alcançados pela Henkel AG e Co.KGaA e suas empresas afiliadas dependem de uma série de riscos e incertezas e, portanto, podem diferir materialmente (positiva e negativamente) das declarações prospetivas. Muitos destes fatores estão forado controlo da Henkel e não podem ser estimados com precisão antecipadamente, tais como o futuro ambiente económico e as ações dos concorrentes e de outros intervenientes no mercado. A Henkel não planeia nem se compromete a atualizar declarações prospetivas.

Este documento inclui indicadores financeiros suplementares que não estão claramente definidos no quadro de relato financeiro aplicável e que são ou podem ser medidas alternativas de desempenho. Esses indicadores financeiros flexíveis não devem ser vistos isoladamente ou como alternativas às medidas dos ativos líquidos e da posição financeira ou resultados operacionais da Henkel, conforme apresentado de acordo com a estrutura de relato financeiro aplicável em suas Demonstrações Financeiras Consolidadas. Outras empresas que reportam ou descrevem medidas alternativas de desempenho com títulos semelhantes podem calculá-las de forma diferente.

Este documento foi emitido apenas para fins informativos e não se destina a constituir um conselho de investimento ou uma oferta devenda, ou uma solicitação de uma oferta de compra, quaisquer valores mobiliários.