Descubra as marcas das nossas dois unidades de negócios Adhesive Technologies e Beauty Care.
14 de mar de 2023 Düsseldorf / Alemanha
“Em 2022, atingimos crescimento significativo das vendas e um robusto ganho de desempenho em um ano muito desafiador – e nós implementamos medidas estratégicas importantes. Conseguimos compensar parcialmente o aumento drástico dos custos de matérias-primas e logística através de preços mais elevados e melhorias contínuas da eficiência. Isto reflete-se nas nossas vendas, que atingiram um novo máximo de cerca de 22,4 bilhões de euros, e um lucro operacional de 2,3 bilhões de euros. Com base nisso, propomos aos nossos acionistas um dividendo estável ao nível do ano anterior. A fusão das nossas empresas de consumo na unidade de negócios Henkel Consumer Brands também teve sucesso, em uma das maiores transformaçãos da nossa empresa nas décadas recentes", disse o CEO da Henkel, Carsten Knobel.
"Graças ao grande compromisso de nossa equipe global, nossa forte cultura e com uma estratégia de crescimento clara e de longo prazo, dominamos bem os desafios do ano fiscal passado. Vejo que estamos bem equipados para a Henkel seguir nestes tempos difíceis e para alcançar os nossos objetivos. Estamos preparados para um maior crescimento no atual ano fiscal – impulsionado por nossas duas unidades de negócios Adhesive Technologies e Henkel Consumer Brands".
As vendas do Grupo Henkel atingiram 22.397 milhões de euros no ano fiscal 2022. Isto corresponde a um crescimento nominal de 11,6% e um crescimento orgânico significativo das vendas de 8,8%, impulsionado pelo aumento de preços em todas as unidades de negócio. O impacto das aquisições e desinvestimentos nas vendas foi ligeiramente negativo, de -1,1%. Os efeitos cambiais tiveram um impacto positivo de 3,9% sobre as vendas.
A unidade de negócio Adhesive Technologies alcançou um crescimento orgânico de vendas de dois dígitos de 13,2%, para o qual todas as áreas de negócio contribuíram. O desenvolvimento orgânico das vendas na unidade de negócios Beauty Care foi ligeiramente negativo, com -0,5%. Embora a recuperação em curso no negócio Hair Professional tenha tido um efeito positivo, o negócio de consumo da Beauty Care foi impactado em particular pela implementação das medidas de portfólio anunciadas. A unidade de negócios de Laundry & Home Care gerou um crescimento orgânico de vendas muito forte de 6,3%, impulsionado particularmente pelo crescimento significativo na área de negócios de Laundry Care.
Os mercados emergentes alcançaram um crescimento orgânico de vendas de dois dígitos de 13,3%. Os negócios nos mercados maduros registraram um forte desempenho orgânico de vendas de 5,2%.
O lucro operacional ajustado (EBIT ajustado) atingiu 2.319 milhões de euros em relação a 2.686 milhões de euros no ano fiscal de 2021 (-13,7%). O impacto de preços significativamente mais elevados das matérias-primas e da logística pesou sobre a rentabilidade do Grupo e não pôde ser totalmente compensado pela evolução positiva dos preços e pela continuação das medidas de redução de custos e aumento da eficiência na produção e na cadeia de abastecimento.
Em 10,4%, o retorno sobre as vendas (margem EBIT ajustada) no ano fiscal ficou abaixo do nível do ano anterior (2021: 13,4%).
O lucro ajustado por ação preferencial diminuiu -14,5% para 3,90 euros (ano anterior: 4,56 euros). A taxas de câmbio constantes, isto corresponde a uma evolução de -17,8%.
O capital de giro líquido em porcentagem das vendas aumentou para 4,5%, um aumento de 2,3% em relação ao ano anterior. Este aumento deveu-se, sobretudo, a preços significativamente mais elevados dos materiais diretos.
O fluxo de caixa livre atingiu 653 milhões de euros, um decréscimo significativo face ao ano anterior (2021: 1.478 milhões de euros). Tal resultado deveu-se ao menor fluxo de caixa das atividades operacionais como resultado de um menor lucro operacional.
A posição financeira líquida foi de -1.267 milhões de euros (31 de dezembro de 2021: -292 milhões de euros). Isso também reflete os gastos relacionados ao programa de recompra de ações lançado em fevereiro de 2022 e ao pagamento de dividendos no segundo trimestre.
O Conselho de Administração, o Conselho de Fiscalização e a Comissão de Acionistas vão propor à Assembleia Geral Ordinária, de 24 de abril de 2023, um dividendo estável em relação ao ano anterior de 1,85 euros por ação preferencial e de 1,83 euros por ação ordinária. Isso equivale a uma taxa de pagamento de 46,6%, que está acima da faixa da meta de 30% a 40% e reflete a carga incomum sobre os lucros causada, em particular, pelos preços das commodities e custos logísticos consideravelmente mais altos. Este pagamento é possível graças à forte base financeira e à baixa dívida líquida do Grupo Henkel. Assim, a Henkel pode manter a continuidade dos dividendos para os seus acionistas.
No ano fiscal de 2022, as vendas da unidade de negócio Adhesive Technologies aumentaram nominalmente 16,6% para 11,242 milhões de euros. Organicamente, as vendas cresceram 13,2%. Este crescimento das vendas foi impulsionado por uma evolução de dois dígitos no preço. O lucro operacional ajustado foi ligeiramente inferior em comparação ao período anterior, para 1.530 milhões de euros (2021: 1.561 milhões de euros). O retorno ajustado das vendas atingiu 13,6%, em comparação com 16,2% no ano anterior. Isso aconteceu principalmente a uma diminuição da margem bruta negativamente afetada pelo aumento substancial dos preços dos materiais diretos.
Na unidade de negócios Beauty Care, as vendas diminuíram nominalmente em -2,6% no ano fiscal 2022 a 3.775 milhões de euros. Organicamente, as vendas diminuíram ligeiramente em -0,5%. Isto deveu-se a diferentes desenvolvimentos. Enquanto o negócio de Hair Professional alcançou um crescimento de vendas muito forte, o negócio de consumo ficou organicamente abaixo do nível do ano anterior, em particular devido à implementação das medidas de portfólio anunciadas. O lucro operacional ajustado atingiu 269 milhões de euros (ano anterior: 351 milhões de euros). O retorno ajustado das vendas diminuiu para 7,8% (ano anterior: 9,5%). Para além da diminuição da margem bruta, tal deveu-se, em parte, a um ligeiro aumento dos investimentos em marketing e publicidade.
As vendas da unidade de negócio de Laundry & Home Care aumentaram 8,3% em termos nominais no ano fiscal de 2022, atingindo 7.152 milhões de euros. Organicamente, as vendas aumentaram 6,3%. O aumento das vendas foi impulsionado pelos preços, enquanto os volumes diminuíram a 614 milhões de euros. O lucro operacional registado ficou abaixo do nível do ano anterior (904 milhões de euros). O retorno ajustado das vendas diminuiu para 8,6%, principalmente devido à queda da margem bruta como resultado de preços significativamente mais altos de matérias-primas e logística e um aumento nas despesas de marketing e publicidade.
Prevê-se que o crescimento econômico continue a enfraquecer em 2023. De acordo com as estimativas atuais, espera-se que o ambiente econômico global permaneça inflacionário no ano fiscal de 2023, devido aos aumentos antecipados dos custos de mão de obra e aos altos custos contínuos de energia e commodities. Neste contexto, prevê-se que os preços médios dos materiais diretos aumentem uma percentagem de um dígito baixo a médio em comparação com a média anual de 2022. Além disso, é provável que as taxas de juros permaneçam significativamente mais elevadas do que em anos anteriores. Por conseguinte, parte-se do princípio de que a procura industrial será mais moderada do que no ano anterior e que o dinamismo de crescimento da procura dos consumidores em áreas-chave do negócio de bens de consumo da Henkel se tornará menos intenso. Além disso, espera-se que as atividades comerciais na Rússia sejam descontinuadas até ao final do primeiro trimestre de 2023.
Tendo em conta estes fatores, a Henkel espera gerar um crescimento orgânico das vendas entre 1,0% e 3,0% no ano fiscal de 2023, com ambas as unidades de negócio previstas dentro deste intervalo. O retorno ajustado das vendas (margem EBIT ajustada) é esperado na faixa de 10,0% a 12,0%. Espera-se que o retorno das vendas fique entre 13,0% e 15,0% para Adhesive Technologies e entre 7,5% e 9,5% para Consumer Brands. Para o lucro ajustado por ação preferencial (EPS) a taxas de câmbio constantes, a Henkel espera um desenvolvimento na faixa de -10,0% a +10,0%.
Apesar do difícil ambiente macroeconômico e geopolítico, a Henkel continuou a implementar consistentemente a sua estratégia em 2022. A empresa desenvolveu ainda mais o seu portfólio de negócios e marcas, reforçou a sua vantagem competitiva nas áreas da inovação, sustentabilidade e digitalização, otimizou os seus modelos operacionais e fomentou a sua cultura empresarial. Um dos principais focos estratégicos em 2022 foi a fusão das unidades de negócio de Laundry & Home Care e Beauty Care na unidade integrada de Henkel Consumer Brands.
No final de janeiro de 2022, a Henkel anunciou uma das maiores transformações da empresa nas últimas décadas: a fusão de seus dois negócios de consumo em uma unidade de negócios integrada, chamada Henkel Consumer Brands. A nova unidade de negócios, que foi estabelecida com sucesso desde o início de 2023, reúne todas as marcas de consumo em todas as categorias sob um único teto, incluindo marcas icônicas como Persil ou Schwarzkopf e o negócio Hair Professional. Com isso, a Henkel está criando uma plataforma multi-categoria para crescimento futuro de cerca de 11 bilhões de euros de vendas em 2022.
Com a fusão, a Henkel pretende aumentar a rentabilidade no negócio de bens de consumo e, portanto, em todo o Grupo, e gerar um impulso de crescimento adicional. Para isso, o portfólio em torno das categorias globais de Laundry & Home Care e Hair será focado em negócios estratégicos e marcas com potencial de crescimento e margem atraentes. Durante a integração, esperam-se sinergias significativas, algumas das quais serão utilizadas para investimentos direcionados em prioridades estratégicas como inovação, sustentabilidade e digitalização, bem como para fortalecer a margem e o perfil de crescimento da unidade de negócio.
A médio prazo, a Henkel pretende realizar economias brutas (antes de reinvestimentos) de cerca de 500 milhões de euros.Potencial de sinergia decorrente de vendas adaptadas e estruturas administrativas, publicidade e marketing mais focados, e uma cadeia de suprimentos otimizada. A implementação decorrerá em duas fases: na primeira fase, as medidas que serão implementadas até ao final de 2023 resultarão numa poupança líquida de cerca de 250 milhões de euros numa base anual – com pleno impacto nos lucros a partir de 2024. A primeira poupança líquida de cerca de 60 milhões de euros já foi alcançada em 2022.
A empresa também fez um forte progresso na transformação de seu portfólio de consumidores: aqui, a Henkel anunciou a revisão de até 1 bilhão de euros de vendas. Em 2022, já foram executados com sucesso cerca de 400 milhões – cerca de 200 milhões de euros dizem respeito a medidas de otimização de carteira, os restantes 200 milhões de euros são atribuíveis a desinvestimentos. O resultado é uma formação de portfólio fundamental com a saída global das categorias Oral e Skin Care, e dos mercados seletivos de Body Care. No futuro, a Henkel continuará a rever o seu portfólio e a reduzir ainda mais a complexidade.
A segunda fase da implementação vai se concentrar na excelência da cadeia de abastecimento. Para este fim, a Henkel quer melhorar a eficiência da sua própria configuração de produção e otimizar a rede de fabricantes contratados e os seus custos de aquisição. Fazendo jus ao princípio de "one face to the customer” (uma cara para o cliente), a empresa também quer impulsionar a integração comercial com capacidades logísticas otimizadas. A segunda fase da integração está atualmente iniciada, prevendo-se que as medidas sejam maioritariamente implementadas até ao final de 2025. A partir destas medidas, a Henkel espera poupanças líquidas anuais adicionais de cerca de 150 milhões de euros, a realizar plenamente a partir de 2026. Ao mesmo tempo, a segunda fase está associada a custos únicos de cerca de 250 milhões de euros e despesas de capital. As partes correspondentes para 2023 estão incluídas nas perspetivas para este ano fiscal.
Como parte de sua gestão ativa de portfólio, além de descontinuar ou alienar atividades, a Henkel desenvolveu ainda mais seu portfólio por meio de aquisições. A empresa adquiriu o negócio capilar da Shiseido na região da Ásia-Pacífico e, assim, fortaleceu sua posição neste mercado atraente com seus produtos premium de cuidados capilares, coloração e styling. Na unidade de negócios Adhesive Technologies, a Henkel expandiu sua experiência em tecnologias inovadoras de superfície e soluções de gerenciamento térmico com duas aquisições de tecnologia.
Em 2022, a Henkel lançou novamente inúmeras inovações no mercado, abordando tendências importantes e criando valor para clientes e consumidores. Em Adhesive Technologies, foi introduzida uma nova solução de revestimento condutor para o mercado de baterias de veículos elétricos em rápido crescimento. A tecnologia melhora o desempenho da bateria aumentando a condutividade dentro da célula da bateria em até 30% e também permite uma redução de mais de 20% do consumo geral de energia no processo de fabricação. Na unidade de negócios Beauty Care, por exemplo, a Henkel lançou a Colour Alchemy, uma inovação de cor de cabelo para efeitos de cor únicos com base em sua experiência líder em tecnologia de cabelo. E em Laundry & Home Care, foram lançados géis de limpeza inovadores para máquinas de lavar louça sob a marca Somat.
Além disso, a Henkel ancorou ainda mais a sustentabilidade no negócio. A Henkel apresentou o seu "Quadro de Ambição de Sustentabilidade 2030+" com novas ambições e metas no ano passado. Em 2022, a Henkel aumentou a proporção de eletricidade proveniente de fontes renováveis para 70%, aproximando a empresa da sua ambição de operações positivas para o clima até 2030. A Henkel também reforçou a sustentabilidade do seu portfólio de produtos, por exemplo, utilizando mais matérias-primas renováveis e recicladas. Através de uma parceria com a BASF, a Henkel pretende substituir até 110,000 toneladas métricas de matérias-primas químicas por produtos de consumo fabricados na Europa por matérias-primas renováveis como parte de um processo de balanço de biomassa. Além disso, a Henkel também emitiu outra obrigação com um volume de 650 milhões de euros, que está ligada ao cumprimento de metas específicas de sustentabilidade.
A Henkel também avançou na digitalização e aumentou a participação das vendas digitais nas vendas do Grupo para mais de 20%. Além disso, as estruturas foram ainda mais otimizadas na unidade digital da empresa, Henkel DX, e novas oportunidades de negócios foram criadas, com a plataforma de negócios digitais RAQN dando uma contribuição importante.
No que diz respeito aos modelos operacionais prontos para o futuro, o foco em 2022 foi a fusão das unidades de negócios de Laundry & Home Care e Beauty Care.
Além disso, a cultura da empresa foi ainda mais fortalecida – com base no propósito corporativo "Pioneiros no coração para o bem das gerações" e nos "Compromissos de Liderança" estabelecidos pela Henkel. A este respeito, a Henkel continuou com a implementação de novos programas de formação e desenvolvimento, bem como o conceito holístico Smart Work, que fornece uma estrutura global para o trabalho móvel, o design do ambiente de trabalho e iniciativas de saúde para os funcionários.
"Estamos profundamente convencidos de que, com a Henkel Consumer Brands, estabelecemos as bases para um crescimento ainda mais lucrativo do nosso negócio de consumo e de toda a nossa empresa. Em Adhesive Technologies, nos focamos sistematicamente nas megatendências de sustentabilidade, mobilidade e conectividade, e queremos alavancar a posição de liderança global no mercado desta unidade de negócio para aumentar ainda mais o seu crescimento e rentabilidade nos próximos anos. Estamos, portanto, bem posicionados. Temos a estratégia certa e uma equipe forte. Estou cheio de confiança de que alcançaremos nossos objetivos ambiciosos e executaremos com sucesso nossa agenda de crescimento com propósito", resumiu Carsten Knobel.
** Ajustado para despesas únicas e receitas, e para despesas de reestruturação
Este documento contém declarações referentes ao desenvolvimento futuro dos negócios, desempenho financeiro e outros eventos ou desenvolvimentos de relevância futura para a Henkel que podem constituir declarações prospetivas. As declarações relativas ao futuro são caracterizadas pelo uso de palavras como expectativa, pretenção, planificar, antecipar, acreditar, estimar e termos semelhantes. Tais declarações são baseadas em estimativas e suposições atuais feitas pela administração corporativa da Henkel AG e Co. Estas afirmações não devem ser entendidas como garantindo de forma alguma que essas expectativas se revelarão exatas. O desempenho futuro e os resultados realmente alcançados pela Henkel AG e Co.KGaA e suas empresas afiliadas dependem de uma série de riscos e incertezas e, portanto, podem diferir materialmente (positiva e negativamente) das declarações prospetivas. Muitos destes fatores estão forado controlo da Henkel e não podem ser estimados com precisão antecipadamente, tais como o futuro ambiente económico e as ações dos concorrentes e de outros intervenientes no mercado. A Henkel não planeia nem se compromete a atualizar declarações prospetivas.
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