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8 de dez de 2022
A vibração em um carro tem como uma de suas principais causas a fadiga das uniões roscadas. O afrouxamento e perda de componentes podem desestabilizar o veículo a ponto de gerar trepidação que muitas vezes pode ser sentida no banco, no volante ou mesmo no pedal de freio.
A manutenção veicular é importante para avaliar as uniões, parafusos, porcas, pinos e outros componentes de segurança. As peças são ajustadas e as que apresentam defeitos são trocadas. Além disso, as estruturas ganham o reforço de adesivos anaeróbios, conhecidos como trava roscas, que preenchem todos os espaços entre as peças de modo a vedar completamente a união, transformando a porca e o parafuso, por exemplo, em conjunto único.
Essa contribuição dos adesivos industriais às uniões roscadas aumenta a resistência mecânica e amplia a estabilidade, tornando os carros mais confiáveis, destaca Célio Renato Ruiz, Gerente de Assistência Técnica para Adesivos e Selantes da Henkel.
“Adesivos anaeróbios como os Trava Roscas Loctite são aplicados na forma líquida nas uniões mecânicas, preenchendo todos os espaços entre as peças devido a sua propriedade de tomar a forma de seu recipiente. Após a cura do adesivo, ou seja, quando ele na ausência do ar e na presença de superfície ativa torna-se um sólido, impedem qualquer movimento entre os componentes de fixação e a sua completa estabilidade, evitando que ela se afrouxe e cause desgaste na montagem”, explica Célio Renato Ruiz.
Geralmente, o afrouxamento de porcas e parafusos se acentua em carros com alta rodagem e sem manutenção regular, deixando essas estruturas suscetíveis a falhas. O surgimento de folgas entre o parafuso e a porca e outros componentes de fixação fragiliza a montagem de componentes, sobrecarregando gradualmente a estrutura do veículo, contribuindo para que trepidações apareçam.
A inspeção em mecânicas também avaliará se a vibração pode ter outras origens, como, por exemplo, balanceamento inadequado, danos estruturais ou mau estado de rodas ou pneus.
Mecânica Automotiva
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