Descubra as marcas das nossas dois unidades de negócios Adhesive Technologies e Beauty Care.
15 de ago de 2022 Düsseldorf / Alemanha
No primeiro semestre de 2022, a Henkel aumentou as vendas do Grupo para cerca de 10,9 bilhões de euros. Isso corresponde a um crescimento significativo das vendas orgânicas de +8,9%. O desenvolvimento positivo foi impulsionado por todas as unidades de negócios e regiões. Como esperado, os ganhos no primeiro semestre do ano foram impactados pelo aumento drástico dos preços de materiais e logísticas. Apesar dos aumentos significativos de preços, da gestão rigorosa dos custos e de melhorias adicionais de eficiência, esses efeitos não puderam ser totalmente compensados.
"Em um ambiente muito desafiador, o desempenho das vendas nos primeiros seis meses superou as expectativas anteriores para o ano inteiro, enquanto os ganhos se desenvolveram em consonância com a orientação do nosso Grupo para o exercício de 2022. Em vista do desenvolvimento, levantamos nossa orientação de um ano inteiro para o crescimento das vendas orgânicas para o Grupo e confirmamos nossa orientação para a margem EBIT e os ganhos por ação preferencial", disse o CEO da Henkel, Carsten Knobel.
"Nós estamos avançando consistentemente na nossa estratégia para o crescimento com propósito e fizemos um bom progresso na implementação no primeiro semestre de 2022. Graças, sobretudo, ao forte comprometimento de nossos colaboradores em todo o mundo. Com nosso negócio de Adhesive Technologies, somos líderes globais no fornecimento de soluções inovadoras, com foco em tendências futuras como mobilidade, conectividade e sustentabilidade. Combinando os negócios de consumo de Laundry & Home Care e de Beauty Care, agora estamos criando uma plataforma multicategoria com vendas de cerca de 10 bilhões de euros. Estamos no caminho certo e pretendemos que nosso futuro negócio de Marcas de Consumo se estabeleça até o início de 2023. A unidade combinada oferecerá uma base mais ampla para otimizar nosso portfólio de forma mais consistente e avançará o negócio para um maior perfil de crescimento e margem", completa Knobel.
A Henkel agora espera um crescimento das vendas orgânicas de +4,5% a +6,5% no ano fiscal de 2022 (anteriormente: +3,5 a +5,5%). O crescimento das vendas orgânicas de +8,0% a +10,0% ainda é esperado para a unidade de negócios de Adhesive Technologies. Para Beauty Care, a Henkel agora prevê um crescimento de vendas orgânicas de -3,0% a -1,0% (anteriormente: -5,0 a -3,0%). Para a unidade de negócios de Laundry & Home Care, a Henkel agora espera um crescimento orgânico das vendas de +4,0% a +6,0% (anteriormente: +2,0 a +4,0%). Espera-se que a margem EBIT ajustada ao nível do Grupo permaneça inalterada na faixa de 9,0 a 11,0%. Para o desenvolvimento do lucro ajustado por ação preferencial (EPS) a taxas de câmbio constantes, a Henkel continua a esperar um declínio na faixa de -35 a -15%.
Em abril de 2022, a Henkel decidiu sair de suas atividades comerciais na Rússia e na Bielorrússia. A Henkel está avaliando minuciosamente todas as opções e pretende ter concluído o processo até o final do ano.
Com 10.913 milhões de euros, as vendas do Grupo no primeiro semestre de 2022 foram +9,9% acima do nível anterior (2º trimestre: 5.642 milhões de euros, +13,8%). As vendas orgânicas, que excluem o impacto dos efeitos cambiais e aquisições/desinvestimentos, apresentaram crescimento significativo de +8,9% (2º trimestre: +10,9%). Aquisições e desinvestimentos tiveram impacto negativo de -1,4% nas vendas (2º trimestre: -1,8%). Desde o início do 2º trimestre, isso inclui os efeitos da saída anunciada das operações na Rússia e na Bielorrússia. Os efeitos cambiais aumentaram as vendas em +2,4% (2º trimestre: +4,7%). Estes também incluem os efeitos da aplicação do IAS 29 (Financial Reporting in Hyperinflaationary Economies) necessário para a Turquia desde o início do período de relatórios.
O crescimento das vendas no primeiro semestre do ano foi principalmente da unidade de negócios de Adhesive Technologies, que obteve um aumento orgânico de dois dígitos de +12,2%. Aqui, todas as áreas de negócios alcançaram crescimento de vendas orgânicas. A unidade de negócios de Beauty Care registrou crescimento de vendas orgânicas de +0,4% no primeiro semestre do ano. O negócio voltado ao segmento profissional alcançou um crescimento de vendas orgânicas de dois dígitos. Em contrapartida, o negócio de consumo ficou abaixo do nível do ano anterior, principalmente como resultado das medidas anunciadas para melhorar o portfólio. A unidade de negócios da Laundry & Home Care obteve um aumento significativo nas vendas orgânicas de +7,4%, impulsionado, em particular, pelo crescimento de dois dígitos no negócio de Laundry. O negócio de Home Care registrou desenvolvimento positivo de vendas orgânicas no primeiro semestre do ano.
Nos mercados emergentes, as vendas orgânicas cresceram a uma taxa de dois dígitos de +12,9% (2º trimestre: +14,6%). Os negócios nos mercados maduros apresentaram um forte desempenho de vendas orgânicas de +5,5% (2º trimestre: +7,8%).
As vendas no primeiro semestre do ano na Europa Ocidental mostraram um desenvolvimento orgânico de +2,2% (2º trimestre: +4,8%). Na Europa Oriental, o crescimento das vendas orgânicas foi de +23,2% (2º trimestre: +26,3%). Na África/Oriente Médio, as vendas orgânicas aumentaram +3,2% (2º trimestre: +5,1%). O crescimento das vendas orgânicas na América do Norte foi de +9,2% (2º trimestre: +11,7%).
A América Latina registrou crescimento de vendas orgânicas de +16,9% (2º trimestre: +18,5%). Na região Ásia-Pacífico, as vendas orgânicas aumentaram +6,1% (2º trimestre: +6,9%).
O lucro operacional ajustado (EBIT ajustado) foi de 1.166 milhões de euros no primeiro semestre do ano, contra 1.430 milhões de euros no período anterior. A queda deveu-se, principalmente, a preços significativamente mais elevados de materiais diretos.
O retorno ajustado das vendas (margem EBIT ajustada) diminuiu de 14,4% para 10,7%, devido a preços significativamente mais altos para materiais diretos.
O lucro ajustado por ação preferencial foi de 1,95 euros no primeiro semestre de 2022. Em taxas de câmbio constantes, isso representa uma queda de -20,8% em relação ao período anterior. O desenvolvimento também foi impulsionado principalmente pelo aumento significativo dos preços dos materiais diretos.
O capital de giro líquido aumentou 1,6 ponto percentual para 5,2% das vendas (período anterior: 3,6%) também impactado pelo forte aumento dos preços das matérias-primas.
O fluxo de caixa livre de 46 milhões de euros foi menor do que no primeiro semestre de 2021 (471 milhões de euros) devido ao menor fluxo de caixa das atividades operacionais como resultado do menor lucro operacional e maior capital de giro líquido.
A partir de 30 de junho de 2022, a situação financeira líquida foi de -1.441 milhões de euros (31 de dezembro de 2021: -292 milhões de euros). Este desenvolvimento também inclui despesas de cerca de 430 milhões de euros no programa de recompra de ações lançado em fevereiro de 2022, bem como pagamentos de dividendos de cerca de 800 milhões de euros no segundo trimestre.
No primeiro semestre de 2022, as vendas da unidade de negócios de Adhesive Technologies aumentaram nominalmente em +15,0%, para 5.467 milhões de euros (2.836 milhões de euros, +18,5%). As vendas orgânicas aumentaram +12,2% (2º trimestre: +13,7%). Esse desenvolvimento foi impulsionado por todas as unidades de negócios e regiões. O lucro operacional ajustado no primeiro semestre de 2022 atingiu 743 milhões de euros, contra 820 milhões de euros no período anterior. Em 13,6%, o retorno ajustado das vendas ficou 3,7 pontos percentuais abaixo do valor do primeiro semestre de 2021, com os números de ganhos impactados pelo aumento significativo dos preços dos materiais diretos.
Na unidade de negócios Beauty Care, as vendas aumentaram organicamente +0,4% (2º trimestre: +2,1%) nos primeiros seis meses de 2022. Em termos nominais, as vendas subiram +0,2% e atingiram 1.842 milhões de euros (2º trimestre: 950 milhões de euros, +3,9%). Esse crescimento foi impulsionado principalmente pelo forte desempenho do negócio Beauty Care, que foi capaz de se basear em seu forte desempenho no ano anterior. O negócio de consumo, por outro lado, ficou abaixo do nível do ano anterior, principalmente devido à implementação das medidas de melhoria da carteira anunciadas para 2022. O lucro operacional ajustado atingiu 169 milhões de euros no primeiro semestre de 2022, em comparação com 183 milhões de euros no primeiro semestre de 2021. O retorno ajustado das vendas foi 0,8 ponto percentual abaixo do nível anterior, de 9,2%, também impactado pelos preços mais altos dos materiais diretos.
A unidade de negócios de Laundry & Home Care obteve um aumento significativo nas vendas orgânicas de +7,4% no primeiro semestre de 2022 (2º trimestre: +10,1%). O crescimento foi impulsionado, em particular, por um aumento de dois dígitos nas vendas no negócio de Laundry. Em termos nominais, as vendas subiram +6,7%, para 3.494 milhões de euros (2º trimestre: 1.802 milhões de euros, +11,3%).
O lucro operacional ajustado foi de 313 milhões de euros, contra 490 milhões de euros no período anterior. O retorno ajustado das vendas foi de 9,0%, também abaixo do nível do primeiro semestre de 2021, especialmente devido ao aumento significativo dos preços dos materiais diretos.
A Henkel está seguindo uma agenda de crescimento com propósito e desenvolveu um quadro estratégico claro para isso. Os elementos-chave do quadro estratégico são um portfólio bem-sucedido, clara vantagem competitiva nas áreas de inovação, sustentabilidade e digitalização, bem como modelos operacionais prontos para o futuro – baseados em uma forte cultura da empresa.
No primeiro semestre de 2022, a Henkel continuou a trabalhar consistentemente na implementação de sua agenda de crescimento e fez um bom progresso nesses pilares. Com a fusão das unidades de negócios da Laundry & Home Care e da Beauty Care na nova unidade de negócios da Henkel Consumer Brands, a Henkel está levando sua agenda de crescimento com propósito para o próximo nível. A estrutura da nova unidade de negócios compreende as duas categorias globais Laundry & Home Care e Beauty Care, apoiadas por funções centrais e quatro regiões. Outras categorias serão gerenciadas sob controle regional. Os quatro primeiros níveis de gestão já foram definidos. No maior mercado único da Henkel, os EUA, espera-se que a nova organização esteja totalmente estabelecida a partir de setembro.
No contexto da fusão das duas áreas de consumo e como parte de uma gestão ativa de portfólio, negócios e marcas responsáveis por vendas totais de até 1 bilhão de euros estão atualmente em análise. Isso inclui o desinvestimento ou a descontinuação das empresas, que não atendem aos critérios da Henkel em termos de crescimento e rentabilidade. No primeiro semestre de 2022, a Henkel já fez um bom progresso ao sair de alguns negócios não essenciais na área de Beauty Care. Essas são parte das medidas do portfólio de Beauty Care com um volume de vendas de cerca de 200 milhões de euros, destinado à execução até o final do ano.
A Henkel também fortaleceu ainda mais seu portfólio por meio de aquisições. Em julho de 2022, a aquisição do negócio Hair Professional da Shiseido na região Ásia-Pacífico foi concluída. Isso fez da Henkel a segunda marca global no negócio de produtos profissionais para beleza.
Para fortalecer sua vantagem competitiva, a Henkel focou em acelerar ainda mais as inovações, impulsionar a sustentabilidade como fator diferenciador e aumentar a criação de valor para clientes e consumidores por meio da digitalização.
Um dos pilares fundamentais da estratégia da Henkel é uma clara diferenciação no mercado por meio de inovações bem-sucedidas. Estes apoiaram significativamente o crescimento no primeiro semestre do ano. Em Adhesives Technologies, por exemplo, a Henkel desenvolveu revestimentos de proteção contra incêndio para baterias de veículos elétricos. Eles não só aumentam significativamente a segurança dos passageiros, mas também permitem que os clientes da indústria automotiva alcancem uma produção econômica. Em Beauty Care, a Henkel relançou sua marca de cuidados capilares Schauma com um conceito de embalagem sustentável redesenhado usando plástico 50 a 100% reciclado. Na unidade de negócios de Laundry & Home Care, o crescimento de dois dígitos e outros ganhos de participação de mercado foram obtidos com a Persil, apoiada pela expansão da gama de produtos sustentáveis e prontos para o e-commerce.
Por muito tempo, a sustentabilidade tem sido um dos maiores pontos fortes da Henkel. Para refletir a crescente importância da gestão sustentável e as crescentes expectativas dos clientes e da sociedade, a Henkel aprimorou sua estratégia de sustentabilidade de longo prazo com seu novo "2030+ Sustainability Ambition Framework", introduzido no início deste ano. Além das metas existentes, novas ambições de longo prazo foram definidas para impulsionar mais progressos em três dimensões: "Planeta Regenerativo", "Comunidades Prósperas" e "Parceiro de Confiança".
A Henkel avançou ainda mais na sustentabilidade no primeiro semestre de 2022. No caminho para alcançar a meta de um saldo de CO2 positivo para o clima para seus locais de produção até 2030, a Henkel converteu, por exemplo, três locais adicionais na Europa para operar com energia 100% neutra em CO2. Além disso, a Henkel continua a confiar consistentemente em matérias-primas renováveis. Por meio de uma parceria com a BASF, cerca de 110.000 toneladas de materiais à base de fósseis são substituídas por fontes renováveis de carbono.
Ao lado da inovação e da sustentabilidade, a Henkel definiu a digitalização como uma alavanca fundamental para fortalecer sua competitividade. No primeiro semestre do ano, a participação das vendas geradas por canais digitais cresceu dois dígitos, chegando a mais de 20%. Por meio de sua plataforma de e-commerce, a unidade de negócios de Adhesive Technologies alcançou um crescimento de dois dígitos no primeiro semestre de 2022. O eShop no negócio de Beauty Care também registrou crescimento de dois dígitos com uma gama ampliada de marcas e produtos. Além disso, a Henkel está expandindo ainda mais sua oferta pronta para o e-commerce em Laundry & Home Care. A nova plataforma técnica integrada RAQN contribuiu para isso.
Modelos operacionais enxutos, rápidos e prontos para o futuro são elementos importantes da estrutura estratégica da Henkel. A companhia ampliou ainda mais as mudanças lançadas em 2020: a unidade digital Henkel DX tem estruturas altamente eficientes, permitindo maiores investimentos em projetos de TI a custos estáveis.
Outro elemento-chave da Agenda de Crescimento com Propósito é desenvolver a cultura corporativa da Henkel e acelerar a transformação cultural. A empresa tem como objetivo fomentar uma cultura colaborativa. No primeiro semestre do ano, a Henkel continuou lançando uma série de medidas para alcançar esse objetivo e capacitar ainda mais seus funcionários.
Por exemplo, a Henkel lançou um programa abrangente de gestão de mudanças em conexão com a fusão das unidades de negócios de Laundry & Home Care e Beauty Care. O foco do programa é em mudanças e transformação de equipe. Além disso, para atingir a meta de paridade de gênero em todos os níveis de gestão até 2025, a Henkel deu mais passos concretos e lançou iniciativas como a Semana da Diversidade, Equidade & Inclusão. Como parte do conceito abrangente de Trabalho Inteligente, foram introduzidas novas iniciativas que se concentram na saúde mental e no bem-estar dos colaboradores.
"Fomos confrontados com os efeitos da pandemia de COVID-19, bem como a guerra na Ucrânia, aumentamos significativamente nossas vendas orgânicas reportadas no primeiro semestre do ano. Como esperado, nossos resultados foram impactados sobretudo pelo aumento drástico dos custos de matéria-prima e logística. Isso também se reflete em nossa perspectiva atualizada para o ano fiscal de 2022", disse Carsten Knobel. "Estamos orgulhosos do bom progresso que fizemos na implementação de nossa agenda estratégica para o crescimento com propósito e continuaremos a perseguir consistentemente nossa estratégia neste ambiente desafiador global".
* Ajustado para despesas únicas e receitas, e para despesas de reestruturação