Descubra as marcas das nossas dois unidades de negócios Adhesive Technologies e Beauty Care.
5 de mai de 2022 Düsseldorf / Alemanha
No primeiro trimestre de 2022, a Henkel aumentou as vendas do Grupo para cerca de 5,3 bilhões de euros em um ambiente de mercado muito desafiador. As vendas orgânicas cresceram significativamente +7,1%, impulsionadas principalmente por um desempenho de preços muito forte, com um leve declínio no volume simultaneamente ocorrendo. Em termos nominais, as vendas aumentaram +6,1%.
"Esse desempenho de vendas muito bom é uma prova de nossa agenda de crescimento, bem como da enorme dedicação de nossos funcionários em todo o mundo. Queremos expressar nossa gratidão por seu grande compromisso", disse o CEO da Henkel, Carsten Knobel. "No entanto, o ambiente macroeconômico continuou a se deteriorar drasticamente desde o início do ano. O impacto da crise global do coronavírus, acompanhado de uma situação extraordinariamente tensa nos mercados de matérias-primas e nas cadeias globais de suprimentos, foi drasticamente exacerbado pela guerra na Ucrânia."
"Apesar dessas circunstâncias excepcionalmente difíceis, estamos avançando com nossa estratégia clara para o crescimento com propósito. Nosso negócio de Adhesive Technologies é líder global no mercado, oferecendo soluções inovadoras em inúmeros setores-chave. Com foco claro em tendências futuras como mobilidade, conectividade e sustentabilidade. E ao fundir nossos negócios de consumo, Laundry & Home Care e Beauty Care para criar a Henkel Consumer Brands, estamos estabelecendo uma plataforma multicategoria com cerca de 10 bilhões de euros em vendas. Nosso objetivo é ter nosso futuro negócio de Consumer Brands no máximo até o início de 2023. Ele oferecerá uma base mais ampla para impulsionar a otimização do nosso portfólio de forma mais consistente e avançar o negócio para um crescimento e margem maior", explicou Carsten Knobel.
O crescimento das vendas no primeiro trimestre foi particularmente impulsionado pela unidade de negócios de Adhesive Technologies, que gerou um aumento orgânico de dois dígitos, totalizando +10,7%, com todas as suas áreas de negócios contribuindo.
O desenvolvimento de vendas orgânicas na unidade de negócios Beauty Care foi ligeiramente negativo em -1,2% no primeiro trimestre. A linha profissional teve um aumento de dois dígitos. Como esperado, os resultados no negócio de Consumo Brands vieram abaixo do nível do ano anterior, em especial devido à implementação das medidas de portfólio anunciadas para 2022.
A unidade de negócios de Laundry & Home Care gerou um crescimento muito forte nas vendas orgânicas de +4,9%, impulsionado pelo crescimento significativo de Laundry. Em contrapartida, o desenvolvimento das vendas orgânicas no negócio de Home Care foi ligeiramente negativo no primeiro trimestre.
Do ponto de vista regional, o desempenho significativo de vendas da Henkel foi impulsionado principalmente pelos mercados emergentes. No entanto, os mercados maduros também registraram forte crescimento das vendas orgânicas.
Olhando para o ano fiscal de 2022, Carsten Knobel comentou: "A incerteza e a volatilidade em nosso ambiente de negócios aumentaram ainda mais na esteira da guerra na Ucrânia. Os preços das matérias-primas e dos serviços logísticos aumentaram mais uma vez significativamente. No contexto dos desdobramentos da guerra na Ucrânia, também decidimos, em meados de abril, descontinuar nossas operações comerciais na Rússia. Além disso, também anunciamos o fim de nossas atividades na Bielorrússia. Isso afeta as vendas anuais totais de cerca de 1 bilhão de euros e mais de 2.500 funcionários. Dado esses desenvolvimentos, esperamos agora uma pressão significativamente maior sobre nossos ganhos para o resto do ano do que no início do ano. Por isso, atualizamos nossa orientação para o ano em conformidade no final de abril".
A Henkel agora espera um crescimento das vendas orgânicas no nível do Grupo de +3,5% a +5,5% no ano fiscal de 2022. Espera-se que o retorno ajustado das vendas (margem EBIT) esteja na faixa de 9,0 a 11,0%. Para o lucro ajustado por ação preferencial (EPS) a taxas de câmbio constantes, a Henkel agora espera um declínio na faixa de -35 a -15%.
As vendas do grupo aumentaram nominalmente +6,1% no primeiro trimestre de 2022, passando de 4.968 milhões de euros no trimestre anterior para 5.271 milhões de euros. Organicamente (ou seja, ajustado para troca de pré-assinados e aquisições/desinvestimentos), as vendas aumentaram +7,1%. Esse crescimento significativo das vendas no nível do Grupo foi impulsionado pelo preço. Aquisições e desinvestimentos reduziram as vendas em -1,1%. Os efeitos cambiais tiveram um impacto ligeiramente positivo de +0,2% nas vendas.
Os mercados emergentes alcançaram um crescimento de vendas orgânicas de dois dígitos de +11,4% no primeiro trimestre. O crescimento das vendas orgânicas nos mercados maduros foi forte em +3,1%. Enquanto a região da Europa Ocidental caiu ligeiramente ano a ano, com o desenvolvimento de vendas orgânicas chegando a -0,4%, as vendas aumentaram +21,0% na Europa Oriental. O crescimento das vendas orgânicas foi de +1,4% na região África/Oriente Médio no primeiro trimestre de 2022 e conseguimos aumentar as vendas na região da América do Norte em +6,6%. O crescimento das vendas orgânicas atingiu +15,2% na América Latina e +5,3% na região Ásia-Pacífico.
No primeiro trimestre de 2022, as vendas na unidade de negócios da Adhesive Technologies aumentaram nominalmente em +11,6%, passando de 2.358 milhões de euros no trimestre anterior para 2.631 milhões de euros. Organicamente (ou seja, ajustado para câmbio e aquisições/desinvestimentos), aumentamos as vendas em +10,7% em relação ao primeiro trimestre de 2021. Os volumes permaneceram estáveis enquanto os preços subiram na faixa percentual de dois dígitos. Os efeitos cambiais aumentaram as vendas em +1,6%, enquanto as aquisições/desinvestimentos tiveram um efeito ligeiramente negativo de -0,7%.
Todas as áreas de negócios de Adhesive Technologies contribuíram para o crescimento das vendas alcançado no primeiro trimestre. A área de negócios Automotive & Metals gerou um bom crescimento de vendas. O impacto negativo em nossos negócios do declínio da produção automotiva, devido – particularmente – à contínua escassez global de semicondutores, foi mais do que compensado pelo crescimento de dois dígitos no negócio de Metals. A área de negócios de Packaging & Consumer Goods se beneficiou da alta demanda contínua de clientes e gerou um crescimento de vendas de dois dígitos – impulsionado especialmente pelos negócios de Packaging and Lifestyle. A área de negócios de Electronics & Industrials gerou um crescimento significativo das vendas orgânicas, em particular para o crescimento de dois dígitos em Industrials, complementando o crescimento positivo das vendas em Eletronics. A área de negócios Craftsmen, Construction & Professional registrou um crescimento significativo das vendas orgânicas em relação ao trimestre anterior, impulsionado principalmente por aumentos de dois dígitos tanto em Construction e em Mechanical Engineering & Maintenance.
Olhando para a divisão regional, a unidade de negócios da Adhesive Technologies alcançou o crescimento de vendas orgânicas de dois dígitos nos mercados emergentes. O crescimento das vendas foi na faixa de dois dígitos na Europa Oriental e Na América Latina, impulsionado principalmente pela área de negócios de Packaging & Consumer Goods. A região da África/Oriente Médio gerou uma região significativa e a Ásia (excluindo o Japão) um aumento muito forte nas vendas.
O crescimento das vendas orgânicas nos mercados maduros foi significativo no geral, com a região da América do Norte registrando um aumento de dois dígitos nas vendas. Conseguimos um aumento muito forte nas vendas na Europa Ocidental, com os efeitos adversos em nossos negócios decorrentes da queda da produção automotiva sendo mais do que compensado pelo crescimento gerado em todas as outras áreas de negócios. Os mercados maduros na região Ásia-Pacífico registraram crescimento significativo, com todas as áreas de negócios contribuindo.
No primeiro trimestre de 2022, as vendas na unidade de negócios Beauty Care diminuíram nominalmente em -3,5%, para 892 milhões de euros (1º trimestre de 2021: 925 milhões de euros). Organicamente (ou seja, ajustado para câmbio e aquisições/desinvestimentos), as vendas foram -1,2% abaixo do nível do ano anterior. Enquanto os volumes diminuíram, a unidade de negócios registrou um forte desenvolvimento de preços. Os efeitos cambiais aumentaram ligeiramente as vendas em +0,1%, enquanto as aquisições/desinvestimentos reduziram as vendas em -2,4%.
No primeiro trimestre de 2022, o desempenho das vendas orgânicas na área de Consumer Business ficou abaixo do trimestre anterior, principalmente devido às medidas anunciadas de portfólio, que incluem a descontinuação de atividades que não farão parte do futuro principal de negócios. Dentro desse processo de otimização do portfólio na implementação, as atividades empresariais responsáveis por cerca de 5% das vendas de Beauty Care em 2021 serão interrompidas ao longo deste ano. No primeiro trimestre, a categoria Hair Cosmetics caiu globalmente em relação ao período anterior, embora o desempenho das categorias individuais tenha sido diferente. O negócio de Hair Styling gerou um crescimento de vendas orgânicas de dois dígitos, dando continuidade à recuperação iniciada no ano passado. As vendas dos negócios de Hairdressing and Care ficaram abaixo do nível do ano anterior. Na categoria Hair Dyes, isso se deveu à normalização contínua da demanda, que havia sido significativamente maior no trimestre anterior em decorrência da pandemia. O declínio do desenvolvimento no negócio de Body Care deveu-se principalmente às medidas de portfólio mencionadas acima.
A área de negócios Professional continuou seu forte desempenho em relação ao ano passado no primeiro trimestre, registrando um crescimento de vendas orgânicas de dois dígitos. Embora as contribuições vieram tanto dos mercados maduros quanto dos emergentes, essa expansão de vendas foi impulsionada, em particular, pelo crescimento de dois dígitos gerado na América do Norte e na Europa Ocidental e Oriental.
O crescimento das vendas foi bom nos mercados emergentes no primeiro trimestre, com a Ásia (excluindo o Japão) e a América Latina gerando aumentos significativos. A região da Europe Oriental registrou um forte crescimento de vendas, enquanto nosso desempenho de vendas na região África/Oriente Médio foi negativo, principalmente devido às medidas de portfólio mencionadas acima.
No geral, o desempenho das vendas orgânicas ficou abaixo do nível do ano anterior nos mercados maduros. Os mercados maduros na região Ásia-Pacífico geraram forte crescimento das vendas, impulsionados pela área de negócios de Consumo. A região da América do Norte registrou um bom desempenho de vendas, impulsionado pela área de negócios profissionais. Em contrapartida, nosso desempenho de vendas foi negativo na Europa Ocidental, principalmente devido à demanda por corantes de cabelo voltando ao normal e às medidas de otimização do portfólio.
A unidade de negócios Laundry & Home Care gerou vendas de 1.692 milhões de euros no primeiro trimestre de 2022, representando um aumento nominal de +2,2% em relação aos 1.656 milhão de euros alcançados no trimestre anterior. Organicamente (ou seja, ajustado para câmbio e aquisições/desinvestimentos), a unidade de negócios registrou um forte aumento nas vendas de +4,9%. Esse desempenho deveu-se principalmente a um aumento percentual de dois dígitos nos preços, enquanto o volume diminuiu. Aquisições/desinvestimentos tiveram efeito negativo nas vendas de -1,0%. Os efeitos cambiais tiveram um impacto negativo de -1,8% nas vendas.
A área de negócios de Laundry & Home Care gerou um crescimento significativo das vendas orgânicas no primeiro trimestre, impulsionado principalmente pelo desenvolvimento significativo das categorias de detergentes pesados e acabamentos de tecidos. Nossa marca principal Persil contribuiu para esse desempenho graças à nossa ofensiva de inovação continuada, assim como nossa marca norte-americana 'All'. Nossos detergentes especiais alcançaram crescimento na faixa percentual de dois dígitos, impulsionado principalmente pela nossa marca Perwoll.
Em nossa área de negócios de Home Care, o desempenho de vendas orgânicas foi ligeiramente negativo no primeiro trimestre, principalmente como resultado de vendas mais baixas na categoria de limpadores de superfície dura. Isso deveu-se à maior normalização da demanda após o aumento significativo no período anterior em resposta à pandemia da Covid-19. Em contrapartida, o desempenho das vendas nas categorias de produtos de lavagem de pratos e produtos de limpeza WC foi positivo e bom, respectivamente, impulsionado pelas nossas famílias da marca Pril e Bref.
Nos mercados emergentes, houve o crescimento das vendas orgânicas de dois dígitos no primeiro trimestre, graças principalmente às contribuições das regiões da Europa Oriental e da América Latina, que registraram aumentos na faixa percentual de dois dígitos. O crescimento das vendas orgânicas foi muito forte na região Da África/Oriente Médio e positivo na região da Ásia (excluindo o Japão).
Nosso desenvolvimento de vendas orgânicas foi positivo em geral nos mercados maduros, impulsionado por um bom desempenho na América do Norte e crescimento de dois dígitos nos mercados maduros da região Ásia-Pacífico. Em contrapartida, as vendas na Europa Ocidental foram menores em relação ao trimestre anterior.
Não houve alterações substanciais no patrimônio líquido e na situação financeira do Grupo no período em análise em relação à situação de 31 de dezembro de 2021.
Em 28 de janeiro de 2022, a Henkel anunciou seus planos para combinar as unidades de negócios Laundry & Home Care e Beauty Care em uma nova unidade de negócios integrada, a Henkel Consumer Brands – com foco em duas categorias globais, Laundry & Home Care e Hair Care. As outras categorias serão dirigidas regionalmente.
"A criação da Henkel Consumer Brands é um importante passo estratégico para moldarmos um futuro de sucesso para nossa empresa. Temos portfólios atraentes em ambas as unidades de negócios – Laundry & Home Care e Beauty Care – com marcas fortes e posições líderes no mercado e na categoria em todo o mundo. Moldando essa nova unidade de negócios como uma plataforma multicategoria, é nossa clara ambição de elevar o perfil de crescimento e margem de nossos negócios de consumo", disse o CEO da Henkel, Carsten Knobel.
"Ao combinar nossos negócios de consumo, alcançaremos sinergias significativas em muitas áreas, e pretendemos aproveitá-las para também fortalecer nossa rentabilidade. Isso se reflete em nossa ambição financeira de longo prazo. Para Henkel Consumer Brands, estamos buscando um crescimento orgânico de vendas de 3 a 4% e uma margem de EBIT ajustada na faixa percentual a médio prazo. Também reinvestimos parte da economia para aumentar a competitividade de nossos negócios. Ao fazê-lo, avançaremos ainda mais em áreas importantes como inovação, sustentabilidade e digitalização. Isso nos permitirá criar um impulso positivo de crescimento e levar a implementação de nossa agenda de crescimento com propósito para o próximo nível".
Espera-se que a integração em uma unidade de negócios gere uma economia bruta significativa (antes dos reinvestimentos) totalizando cerca de 500 milhões de euros no médio prazo. Essas sinergias resultarão principalmente da otimização das estruturas de vendas e administração, na cadeia de suprimentos (produção e logística), e na publicidade e marketing. A implementação ocorrerá em duas fases. Na primeira, espera-se que as medidas a serem introduzidas até o final de 2023 levem a uma economia líquida de cerca de 250 milhões de euros anualizada. Do ponto de vista atual, cerca de 2.000 empregos serão afetados em todo o mundo, principalmente em vendas e administração. Na primeira fase, a Henkel espera gastos únicos em cerca de 350 milhões de euros. Em uma segunda fase, o foco será otimizar a cadeia de suprimentos da nova unidade de negócios integrada.
Como uma plataforma multicategoria para todo o negócio de bens de consumo com vendas totais de cerca de 10 bilhões de euros, a Henkel Consumer Brands também oferecerá oportunidades ainda melhores para uma gestão ativa do portfólio. Isso inclui o desinvestimento ou descontinuação de empresas, que não atendem aos nossos critérios em termos de crescimento e rentabilidade. Empresas e marcas responsáveis por vendas totais de até 1 bilhão de euros estão atualmente sob revisão. As aquisições direcionadas – nas categorias principais existentes, bem como em outras categorias de bens de consumo – também visam expandir ainda mais o portfólio e acelerar o impulso de crescimento da Henkel Consumer Brands.
"Ao focar consistentemente em empresas e marcas com margens brutas elevadas, estamos criando condições para aumentar nosso desempenho de lucros, bem como para fundos adicionais para novos investimentos em crescimento – e, assim, gerar uma dinâmica de crescimento autossustentável e reforçando o crescimento", resumiu Wolfgang König, futuro Head da unidade de negócios de Marcas de Consumo no Conselho de Gestão da Henkel.
Com base no desenvolvimento de negócios nos três primeiros meses de 2022 e nas premissas atuais em relação ao desempenho dos negócios no restante do ano, particularmente o aumento significativo dos custos para matérias-primas e serviços logísticos, bem como os efeitos em relação à decisão de sair das atividades comerciais na Rússia, o Conselho de Administração da Henkel AG & Co. KGaA atualizou sua perspectiva para o exercício de 2022 em 29 de abril de 2022.
A situação extraordinariamente tensa nos mercados de matérias-primas e nas cadeias globais de suprimentos foi agravada pela guerra na Ucrânia. Como resultado, os preços de materiais diretos e serviços logísticos aumentaram mais uma vez significativamente e mais forte do que o previsto anteriormente. Além do anúncio em meados de abril de sair das atividades comerciais na Rússia, a Henkel decidiu interromper suas operações na Bielorrússia também. Isso afeta as vendas anuais totais de cerca de um bilhão de euros.
Em relação aos preços materiais, a Henkel agora prevê um aumento na faixa percentual de 20 anos para o ano inteiro em comparação com a média para 2021. Anteriormente, havia sido antecipado um aumento na faixa percentual de baixa adolescência.
A Henkel agora espera um crescimento das vendas orgânicas no nível do Grupo no ano fiscal de 2022 de +3,5% a +5,5% (anteriormente: +2,0 a +4,0%).
O crescimento global mais forte das vendas previsto será primarily impulsionado pela unidade de negócios em Adhesive Technologies, para a qual a Henkel agora espera um crescimento das vendas orgânicas na faixa de +8,0 a +10,0% (anteriormente: +5,0 a +7,0 por cento), devido ao repasse de maiores custos de matéria-prima e logística na forma de preços mais altos . As expectativas para o crescimento das vendas orgânicas nas unidades de negócios Beauty Care e Laundry & Home Care permanecem inalteradas. Para Beauty Care, espera-se que as vendas orgânicas se desenvolvam em -5,0% a -3,0%. Conforme anunciado, o declínio deve-se principalmente às medidas já decididas e implementadas para melhorar o portfólio, incluindo a descontinuação de atividades que não farão parte do futuro core business. Para Laundry & Home Care, a Henkel continua esperando um crescimento orgânico das vendas na faixa de +2,0 a +4,0%. À luz da decisão de interromper os negócios da Henkel na Rússia e na Bielorrússia, esses países serão excluídos dos números de crescimento de vendas orgânicas da Henkel a partir do segundo trimestre.
Esperamos que as aquisições e desinvestimentos feitos em 2021 e os efeitos da saída das atividades comerciais na Rússia e na Bielorrússia tenham um impacto negativo na faixa percentual de um dígito baixo a médio no crescimento nominal das vendas do Grupo Henkel. Nossa orientação não leva em conta os efeitos de desinvestimentos adicionais e descontinuações de atividades empresariais, marcas e categorias no âmbito de nossa gestão de portfólio ativo além daquelas relacionadas à unidade de negócios Beauty Care que já estão em implementação. Espera-se que a tradução das vendas em moedas estrangeiras tenha um efeito positivo na faixa percentual de um dígito baixo (inalterada).
Além dos efeitos da saída das atividades comerciais na Rússia e na Bielorrússia, o aumento significativo dos preços de materiais diretos e logística, que não pode ser totalmente compensado neste ano fiscal, estão tendo um impacto maior nos ganhos do que o esperado anteriormente.
O retorno ajustado sobre as vendas (margem EBIT) agora é esperado para o Grupo Henkel na faixa de 9,0 a 11,0% (anteriormente: 11,5 a 13,5%). Para a unidade de negócios da Adhesive Technologies, A Henkel espera um retorno ajustado das vendas na faixa de 13,0 a 15,0% (anteriormente: 15,0 a 17,0 por cento), para a Beauty Care na faixa de 5.0 0 a 7,0% (anteriormente: 7,5 a 10,0%) e para Laundry & Home Care na faixa de 7,0 a 9,0% (anteriormente: 10,5 a 13,0%).
Para o lucro ajustado por ação preferencial (EPS) a taxas de câmbio constantes, a Henkel agora espera um declínio na faixa de -35 a -15% (anteriormente: -15 a +5%).
Além disso, temos as seguintes expectativas para 2022:
Esta nova perspectiva baseia-se no pressuposto de que os efeitos da guerra na Ucrânia não piorarão significativamente e que não haverá novos fechamentos generalizados de negócios e produção na indústria e no varejo devido à pandemia da Covid-19.
Além disso, a saída das atividades comerciais na Rússia e na Bielorrússia pode resultar em despesas únicas ajustáveis, a maioria das quais não são em dinheiro. Estes dependem principalmente do tipo, do tempo e da duração da implementação.