Descubra as marcas das nossas dois unidades de negócios Adhesive Technologies e Beauty Care.
29 de abr de 2022 Düsseldorf / Alemanha
Com base em números preliminares, a Henkel gerou vendas totais de cerca de 5,3 bilhões de euros no primeiro trimestre. Isso corresponde a um crescimento significativo das vendas orgânicas de 7,1% em comparação com a expectativa média do mercado de 4,3%. O aumento foi impulsionado principalmente por um desenvolvimento de preços muito forte combinado com um leve declínio nos volumes.
O crescimento das vendas no primeiro trimestre foi impulsionado principalmente pela área de Adhesive Technologies, que alcançou um crescimento de vendas orgânicas de +10,7% no primeiro trimestre com base em números preliminares. O crescimento foi alcançado em todas as áreas de negócios.
Com base em números preliminares, a unidade de negócios Beauty Care registrou um leve declínio nas vendas orgânicas de -1,2%. O negócio de salão de beleza alcançou um crescimento de vendas orgânicas de dois dígitos. O negócio de consumo ficou, como esperado, abaixo do nível do ano anterior, em especial devido à implementação das medidas de portfólio anunciadas para 2022.
De acordo com dados preliminares, a unidade de negócios de Laundry & Home Care obteve um importante aumento de vendas orgânicas de +4,9%, impulsionado por um crescimento significativo no negócio de Laundry. Em contrapartida, o negócio de Home Care registrou ligeira queda nas vendas orgânicas no primeiro trimestre.
"Apesar do desempenho geral de vendas da Henkel no primeiro trimestre, o ambiente econômico global continuou a deteriorar-se drasticamente desde o início do ano. Os efeitos da crise global da Covid-19, com uma situação excepcionalmente tensa nos mercados de matérias-primas e nas cadeias globais de suprimentos, foram claramente intensificados pela guerra na Ucrânia Os preços dos materiais e da logística aumentaram mais uma vez significativamente. Além disso, no contexto dos desenvolvimentos da guerra na Ucrânia, decidimos em meados de abril parar com as nossas atividades comerciais na Rússia. Além disso, decidimos fazer o mesmo na Bielorrússia. Isso afeta as vendas anuais totais em cerca de 1 bilhão de euros e mais de 2.500 funcionários", disse Carsten Knobel, CEO da Henkel.
"Devido a esses desenvolvimentos, esperamos agora uma pressão significativamente maior sobre nossos ganhos para o resto do ano. Portanto, atualizamos nossa perspectiva de um ano inteiro de acordo com o novo cenário", explicou Carsten Knobel. Em termos de preços materiais, a Henkel agora prevê um aumento na faixa de 20% para o ano inteiro em comparação com a média para 2021. Anteriormente, havia sido antecipado um aumento na faixa de 10%. "São custos adicionais para o ano inteiro de cerca de dois bilhões de euros. Duas vezes mais do que tínhamos assumido no final de janeiro. Ainda não testemunhamos aumentos dessa magnitude. Estamos contrariando esses desenvolvimentos com medidas direcionadas, em particular aumentos adicionais de preços e melhorias de eficiência".
A Henkel agora espera um crescimento das vendas orgânicas no nível do Grupo de +3,5% a +5,5% no ano fiscal de 2022 (anteriormente: +2,0 a +4,0%). O crescimento mais forte das vendas orgânicas será impulsionado principalmente pela unidade de negócios de Adhesive Technologies, para a qual a Henkel agora espera um crescimento orgânico das vendas na faixa de +8,0 a +10,0% (anteriormente: +5,0 a +7,0%), principalmente devido ao repasse de maiores custos de matéria-prima e logística em forma de preços mais altos. As expectativas para o crescimento das vendas orgânicas nas unidades de negócios Beauty Care e Laundy & Home Care permanecem inalteradas.
Para Beauty Care, espera-se que as vendas orgânicas se desenvolvam em -5,0% a -3,0%. Conforme anunciado, o declínio deve-se principalmente às medidas já decididas e implementadas para melhorar o portfólio, incluindo a descontinuação de atividades que não farão parte da área. Para Laundry & Home Care, Henkel continua esperando crescimento de vendas orgânicas na faixa de +2,0 a +4,0%. As regiões da Rússia e Bielorrússia não contarão como resultados das vendas orgânicas da Henkel a partir do segundo trimestre".
Além dos efeitos da saída das atividades comerciais na Rússia e na Bielorrússia, o aumento significativo dos preços de materiais diretos e logística, que não pode ser totalmente compensado neste ano fiscal, estão tendo um impacto maior nos ganhos do que o esperado anteriormente.
Para o Grupo Henkel, o retorno ajustado das vendas (margem EBIT) é agora esperado em uma faixa menor de 9 a 11% (anteriormente: 11,5 a 13,5%). Para Adesives Technologies, A Henkel espera um retorno ajustado das vendas na faixa de 13 a 15% (anteriormente: 15 a 17%), para Beauty Care na faixa de 5 a 7% (anteriormente: 7,5 a 10%) e para Laundry & Home Care na faixa de 7 a 9% (anteriormente: 10,5 a 13%).
Para o lucro ajustado por ação preferencial (EPS) e taxas de câmbio constantes, a Henkel agora espera um declínio na faixa de -35 a -15% (anteriormente: -15 a +5%).
Esta nova perspectiva baseia-se no pressuposto de que os efeitos da guerra na Ucrânia não piorarão significativamente e que não haverá novos fechamentos generalizados de negócios e produção na indústria e no varejo devido à pandemia de Covid-19.
"Apesar do ambiente extremamente difícil, buscamos uma estratégia de crescimento com propósito. Com nosso negócio de Adesives Technologies, somos líderes globais e oferecemos soluções inovadoras em diversos setores importantes, com foco claro em tendências futuras como mobilidade, conectividade e sustentabilidade. E combinando nossos negócios de consumo de Laundry & Home Care e Beauty Care com a Henkel Consumer Brands, estamos criando uma plataforma múltipla com vendas de cerca de 10 bilhões de euros. Nosso futuro negócio de Consumer Brands deverá ser estabelecido até o início de 2023, fornecendo uma base mais ampla para otimizar nosso portfólio de forma ainda mais consistente e desenvolvê-lo a um maior perfil de crescimento e margem", disse Carsten Knobel.
A Henkel publicará sua declaração completa do primeiro trimestre de 2022 em 5 de maio, conforme anunciado. Será divulga mais informações sobre o processo de integração das duas unidades de negócios e as medidas planejadas do portfólio, incluindo sinergias esperadas e despesas de reestruturação.
* Ajustado para despesas únicas e receitas, e para despesas de reestruturação.