Descubra as marcas das nossas dois unidades de negócios Adhesive Technologies e Beauty Care.
23 de fev de 2022 Düsseldorf / Alemanha
"No geral, entregamos um bom desempenho de negócios em 2021 e a consistência nos levou à implementação da nossa agenda estratégica para a frente – apesar de um ambiente de mercado muito desafiador com inéditas interrupções no fornecimento global correntes uma escassez de matérias-primas-chave, bem como geral significativamente aumento de preços", disse Carsten Knobel, CEO da Henkel.
"Registramos crescimento orgânico em todas as unidades de negócio, mantivemos nossa margem estável e alcançamos um aumento muito forte no lucro por ação preferencial. Esta é a conquista da nossa equipe global Henkel. Juntos, conseguimos avançar nossa agenda de Crescimento com Propósito – mesmo nesses tempos desafiadores. Gostaria de agradecer a todos os colaboradores pelo extraordinário engajamento. Particularmente, aqueles que mantiveram nossa produção e processos críticos de negócios funcionando no local”, completa Carsten.
A Henkel alcançou vendas orgânicas de cerca de 20,1 bilhões de euros no ano fiscal de 2021. Isso corresponde ao crescimento das vendas orgânicas de 7,8% em relação a 2020. Uma recuperação significativa da demanda nos negócios industriais e de salão de beleza teve um efeito particularmente positivo. No ramo de bens de consumo, a demanda em muitas categorias voltou a padrões mais normais em relação ao ano anterior de 2020, quando a demanda foi particularmente forte para produtos de higiene e limpeza, bem como corantes de cabelo, enquanto a demanda por produtos de styling foi menos forte. Ao mesmo tempo, o impacto do aumento significativo dos preços das matérias-primas e logísticas, bem como os efeitos cambiais, pesaram sobre a rentabilidade no exercício de 2021. Graças a volumes de vendas significativamente mais altos, aumentos de preços bem-sucedidos, gerenciamento ativo de custos e ajustes estruturais contínuos, a Henkel foi capaz de mais do que compensar o impacto em seus ganhos. O lucro operacional ajustado aumentou em 4,2% a 2,7 bilhões de euros. O retorno ajustado das vendas foi de 13,4% no nível do ano anterior e o lucro ajustado por ação preferencial subiu para 4,56 euros. Isso corresponde a uma melhora significativa de 9,2% nas taxas de câmbio constantes.
Com base nesses resultados, a Henkel recomendará um dividendo estável de 1,85 euros por ação preferencial e de 1,83 euros por ação ordinária aos seus acionistas na próxima Assembleia Geral Anual. Isso equivale a uma taxa de pagamento de 40,5%, que está ligeiramente acima da faixa-alvo de 30 a 40% do lucro líquido ajustado após interesses não controladores. A empresa paga um dividendo estável desde o início da pandemia COVID-19.
Além disso, a Henkel anunciou um programa de recompra de ações com um volume de até 1 bilhão de euros no final de janeiro de 2022 e já iniciou a implementação em fevereiro. A Henkel planeja recomprar ações preferenciais com um valor total de até 800 milhões de euros e ações ordinárias com um valor total de até 200 milhões de euros. A previsão é que o programa seja realizado até 31 de março de 2023.
"Estamos constantemente impulsionando a implementação de nossa agenda estratégica e fizemos um progresso muito bom em muitas áreas-chave. Em algumas delas, no entanto, vemos a necessidade de mais ações. Por isso, agora estamos levando nossa agenda de Crescimento com Propósito para uma nova etapa: no final de janeiro, anunciamos a fusão de nossas unidades de negócios Lavanderia & Home Care e Beauty Care em uma nova unidade de negócios 'Henkel Consumer Brands'. Com isso criamos uma plataforma multicategoria com cerca de 10 bilhões de euros de vendas. Isso fornece uma base mais ampla para otimizar nosso portfólio de forma ainda mais consistente e levá-lo a um perfil de crescimento e margem mais elevados. Isso também se reflete em nossa ambição financeira de médio a longo prazo", disse Carsten Knobel. "Além disso, nosso novo Venture Fund II com um volume de 150 milhões de euros e nosso novo Quadro de Metas de Sustentabilidade 2030+ estão dando um importante impulso nas áreas de inovação e sustentabilidade. E o novo visual aberto e dinâmico da nossa marca corporativa reforça nosso propósito."
As vendas do Grupo Henkel atingiram 20.066 milhões de euros no ano fiscal de 2021. Isso corresponde a um crescimento nominal de 4,2% e a um crescimento significativo das vendas orgânicas de 7,8%. O impacto das aquisições e desinvestimentos nas vendas foi ligeiramente negativo em -0,1%. Os efeitos cambiais tiveram um impacto negativo de -3,5% nas vendas.
A unidade de negócios da Adhesive Technologies apresentou um crescimento de vendas orgânicas de dois dígitos de 13,4%, impulsionado principalmente por uma recuperação significativa da demanda industrial em comparação com o período anterior, que foi fortemente impactado pela pandemia COVID-19. As vendas na unidade de negócios Beauty Care cresceram organicamente 1,4%. Embora a recuperação no negócio de cabeleireiro tenha tido um efeito positivo, o negócio de consumo da Beauty Care foi impactado, em particular, pela normalização da demanda na categoria de cuidados com o corpo e mostrou um desenvolvimento em declínio. A unidade de negócios Laundry & Home Care alcançou um forte crescimento de vendas orgânicas de 3,9%, com as duas áreas de negócios Laundry & Home Care entregando um forte desempenho.
Os mercados emergentes alcançaram um crescimento de vendas orgânicas de dois dígitos de 15,4%. Os negócios nos mercados maduros registraram um bom desempenho de vendas orgânicas de 2,5%.
O lucro operacional ajustado (EBIT ajustado) aumentou 4,2%, para 2,686 milhões de euros em 2021, contra 2.579 milhões de euros no ano fiscal de 2020. O retorno ajustado das vendas (margem EBIT ajustada) atingiu o nível do ano anterior em 13,4%.
O lucro ajustado por ação preferencial subiu 7,0%, para 4,56 euros (ano anterior: 4,26 euros). A taxas de câmbio constantes, o lucro ajustado por ação preferencial
aumentou 9,2%.
O capital de giro líquido aumentou para 2,2%, um aumento de 1,5 pontos percentuais em relação ao valor excepcionalmente baixo do ano anterior, de 0,7%. Assim, o capital de giro líquido está voltando a níveis mais normais. Para o nível pré-crise de 2019, melhorou 1,7%.
O fluxo de caixa totalizou 1.478 milhões de euros, abaixo do valor do ano anterior (2020: 2.340 milhões de euros), que havia sido impulsionado por um declínio incomum no capital de giro líquido dentro do fluxo de caixa das atividades operacionais.
A posição financeira líquida melhorou significativamente, principalmente devido ao bom fluxo de caixa. A partir de 31 de dezembro de 2021, a situação financeira líquida foi de -292 milhões de euros (31 de dezembro de 2020: -888 milhões de euros).
As vendas do setor empresarial de Adhesive Technologies aumentaram 11,0% em termos nominais no ano fiscal de 2021, atingindo 9.641 milhões de euros. Organicamente, as vendas aumentaram 13,4%. Esse crescimento foi impulsionado por volumes significativamente maiores e um aumento constante dos preços à medida que o ano avançava. O crescimento nos primeiros seis meses do ano foi caracterizado por uma ampla recuperação da demanda industrial impulsionada pelo volume em relação ao período anterior, fortemente impactada pela pandemia COVID-19. O crescimento das vendas orgânicas no segundo semestre do ano foi impulsionado tanto pelo forte desenvolvimento do volume quanto, cada vez mais, pelo aumento dos preços. Com 1.561 milhões de euros, o lucro operacional ajustado ficou significativamente acima do nível do ano anterior (1.320 milhões de euros). O retorno sobre as vendas ajustado aumentou 100 pontos-base e atingiu 16,2%, impactado positivamente, particularmente, pelo crescimento percentual de vendas de dois dígitos.
Na unidade de negócios Beauty Care, as vendas caíram nominalmente em -2,0% no ano fiscal de 2021, para 3,678 milhões de euros. Organicamente, as vendas aumentaram 1,4%. Isso foi devido a desenvolvimentos diferentes. Embora a recuperação significativa no negócio de beleza tenha tido um efeito positivo, o negócio de consumo foi impactado pela normalização da demanda na categoria cuidados com o corpo e registrou um desenvolvimento em declínio. O lucro operacional ajustado atingiu 351 milhões de euros (ano anterior: 377 milhões de euros). O retorno sobre as vendas ajustado caiu para 9,5% (ano anterior: 10,0%). Isso se deveu, entre outros, a maiores investimentos em marketing e publicidade, e preços significativamente mais altos de matérias-primas.
As vendas da unidade de negócios Laundry & Home Care caíram -1,5% em termos nominais, para 6.605 milhões de euros no ano fiscal de 2021. Organicamente, as vendas aumentaram 3,9%. Em 904 milhões de euros, o lucro operacional ajustado ficou abaixo do nível do ano anterior (1.004 milhões de euros). O retorno sobre as vendas ajustado diminuiu 130 pontos-base para 13,7%, impulsionado principalmente pelo impacto de preços de matéria-prima e logística significativamente mais elevados.
As perspectivas para o ano fiscal de 2022, que já foram publicadas no final de janeiro, permanecem inalteradas. Considerando a alta incerteza e volatilidade do mercado e o impacto de novos aumentos substanciais nos custos de matéria-prima e logística, a empresa espera um crescimento orgânico das vendas na faixa de 2 a 4% e um retorno ajustado sobre as vendas (margem EBIT) entre 11,5 e 13,5%. Em relação ao Grupo, a Henkel espera um lucro ajustado por ação preferencial (EPS) um desenvolvimento na faixa entre -15 a +5% (a taxas de câmbio constantes) no ano fiscal de 2022.
Há dois anos, no início de março de 2020, a Henkel apresentou sua agenda de crescimento para os próximos anos e desenvolveu um quadro estratégico claro para alcançá-la. Os elementos-chave do quadro estratégico são um portfólio bem-sucedido, clara vantagem competitiva nas áreas de inovação, sustentabilidade e digitalização, bem como modelos operacionais prontos para o futuro – baseados em uma forte cultura da empresa.
Como parte da gestão ativa do portfólio, a Henkel estabeleceu a meta no início de 2020 de desfazer ou descontinuar marcas e negócios com um volume de vendas de cerca de 0,5 bilhão de euros até o final de 2021. Como planejado, a Henkel assinou acordos de desinvestimento, concluiu desinvestimentos ou descontinuou atividades até o final de 2021, com um volume total anual de vendas de cerca de 500 milhões de euros. A maioria dessas medidas de portfólio está nas áreas de Beauty Care e Laundry & Home Care, por exemplo, o desinvestimento das marcas Right Guard e Dry Idea.
Além disso, a Henkel também fortaleceu estrategicamente seu portfólio em 2021 com uma aquisição promissora e de alto crescimento. Na unidade de negócios Laundry & Home Care, a Henkel ampliou ainda mais sua posição no mercado francês com a aquisição da Swania. O portfólio é representado em segmentos de mercado muito atraentes e rentáveis e complementa o portfólio da Henkel com marcas estabelecidas e inovadoras como Maison Verte e YOU.
No início de fevereiro de 2022, a Henkel foi mais longe e fortaleceu seu portfólio profissional com a aquisição do negócio Hair Professional da Shiseido na Ásia-Pacífico. A transação compreende produtos profissionais premium com vendas de mais de 100 milhões de euros no ano fiscal de 2021. Ao expandir seus negócios profissionais na Ásia-Pacífico, a Henkel se tornará um dos principais players nesta região altamente dinâmica com potencial de crescimento futuro atraente.
Para fortalecer sua vantagem competitiva, a Henkel focou em acelerar ainda mais as inovações, impulsionar a sustentabilidade como fator diferenciador e aumentar a criação de valor para clientes e consumidores por meio da digitalização.
Na área de inovações bem-sucedidas, a Henkel avançou ainda mais no ano fiscal de 2021. Aqui, as fábricas de ideias internas e as equipes de incubadoras também contribuíram para o último ano nas unidades de negócios Beauty Care e Laundry e Home Care. Em Adhesive Technologies, foi inaugurado o novo centro global de inovação em Düsseldorf, com um investimento total de cerca de 130 milhões de euros. O trabalho já começou na construção de outro centro de inovação de última geração da Adhesive Technologies em Xangai.
No ano fiscal de 2021, a Henkel apresentou com sucesso muitas inovações ao mercado e as apoiou adequadamente com investimentos. Em Adhesive Technologies, a Henkel, por exemplo, desenvolveu e lançou soluções para a indústria automotiva, onde tecnologias adesivas sustentáveis suportam a dissipação térmica. Além disso, adesivos inovadores possibilitam o desenvolvimento de soluções sustentáveis de embalagem.
Em Beauty Care, a Henkel reforçou o retorno marca de penteado Taft, bem como a marca corante de cabelo Igora Royal e inovações bem-sucedidas foram lançadas no segmento Hair Care. Além disso, a gama da marca sustentável Nature Box foi expandida através de outros produtos em forma sólida e embalagens de recarga.
Em Laundry & Home Care, as tampas de detergente se fortalecem por inovações que abrangem todos os segmentos de preços e estão disponíveis em diversas marcas, incluindo a Perwoll. A Henkel também lançou as barras sustentáveis Persil Eco Power em alguns países europeus em lojas de varejo. As inovações na área de agentes de limpeza incluem as tampas de lava-louças "Somat Excellence".
A Henkel também lançou uma nova Venture Fund II com um volume de 150 milhões de euros para investir em modelos de negócios inovadores e novos por meio da participação em start-ups ou fundos de capital de risco.
Como parte de sua agenda estratégica, a Henkel está focada na sustentabilidade para se diferenciar claramente da concorrência, gerar crescimento com propósito e criar valor para seus stakeholders. A Henkel fez progressos significativos nessa área em 2021. Isso inclui, por exemplo:
Na área de finanças sustentáveis, a Henkel foi capaz de mais uma vez fornecer impulsos importantes, por exemplo, apresentando um "quadro financeiro sustentável" no qual títulos sustentáveis podem ser colocados no futuro. Em 2021, a Henkel foi a primeira empresa do setor a emitir um título de euro com taxas de juros vinculadas à realização de metas específicas de sustentabilidade. No total, a Henkel emitiu títulos de sustentabilidade com um volume de mais de 700 milhões de euros no ano passado.
Para refletir a crescente importância da gestão sustentável e as crescentes expectativas dos clientes e da sociedade, a Henkel tem melhorado sua estratégia de sustentabilidade de longo prazo com a introdução de um novo "2030+ Sustainability Ambition Framework". Além das metas existentes, novas ambições de longo prazo foram estabelecidas nas três dimensões de "Planeta Regenerativo", "Comunidades Prósperas" e "Parceiro Confiável" para impulsionar mais progressos.
A dimensão "Planeta Regenerativo" trata de temas importantes como clima, economia circular e recursos naturais. A Henkel agora visa operações positivas com o clima até 2030 – dez anos antes do planejado – e pretende estabelecer um caminho líquido-zero para as emissões do Escopo 3 (da fonte à prateleira) em consonância com a iniciativa Science Based Targets. Para ajudar a isso, 100% da eletricidade adquirida virá de fontes de energia renovável até 2030.
Para promover uma economia circular, a Henkel está seguindo a meta de que 100% de suas embalagens serão recicláveis ou reutilizáveis até 2025. Isso inclui aumentar a participação do plástico reciclado para todas as embalagens de produtos de consumo para mais de 30%. Além disso, a Henkel pretende realizar um uso circular de água e material de resíduos de produção em seus locais de produção até 2030. A empresa também está no caminho certo para atingir sua meta de 2025 de reduzir o consumo de água por tonelada do produto em 35% (em comparação com o ano base de 2010).
No futuro, Henkel consolidará temas como igualdade de oportunidades, educação e bem-estar sob a dimensão "Comunidades Prósperas". A Henkel estabeleceu a ambição de alcançar a paridade de gênero em todos os níveis de gestão da empresa até 2025.
Uma contribuição fundamental da terceira dimensão, "Trusted Partner", é a meta de alcançar 100% de transparência na aquisição de óleo de palma (kernel) até 2025 e o compromisso de 100% de fornecimento responsável junto com todos os parceiros de negócios.
Ao lado da inovação e da sustentabilidade, a Henkel definiu a digitalização como uma prioridade estratégica para fortalecer sua vantagem competitiva e fez importantes progressos em 2021. As vendas digitais aumentaram novamente em uma porcentagem de dois dígitos em todas as três unidades de negócios. Assim, a participação das vendas digitais no nível do Grupo aumentou para mais de 18%. A unidade digital Henkel, juntamente com as três unidades de negócios, continuou a impulsionar a transformação digital na empresa e abriu os primeiros "Hubs de Inovação" em Berlim e Xangai. Uma plataforma integrada de negócios digitais e e-commerce, desenvolvida em conjunto com a Adobe, tem como objetivo acelerar as inovações e criar oportunidades de crescimento para a Henkel.
Modelos operacionais enxutos, rápidos e prontos para o futuro são elementos importantes da estrutura estratégica da Henkel. A Henkel ampliou ainda mais as mudanças lançadas em 2020: em Adhesive Technologies, a nova estrutura com quatro divisões de negócios compostas por 11 unidades estratégicas de negócios está firmemente ancorada. Nas unidades Laundry & Home Care e Beauty Care, as mudanças organizacionais para um foco regional mais forte e maior proximidade com clientes e consumidores foram ainda mais implementadas. Além disso, a organização de compras foi alinhada ainda mais estreitamente às unidades de negócios e mercados. A fusão planejada das unidades de negócios Laundry & Home Care e Beauty Care na unidade de negócios da 'Henkel Consumer Brands' também levará a uma maior otimização das estruturas.
A Henkel fortaleceu ainda mais sua cultura corporativa como parte de sua agenda estratégica. Em 2020, a Henkel criou um propósito da empresa e a lançou interna e externamente: "Pioneiros no coração para o bem das gerações". O novo propósito é um princípio central orientador que une todos os funcionários da Henkel. Com uma nova e dinâmica aparência visual da marca corporativa, a Henkel destaca a aspiração de ser pioneira na condução de desenvolvimentos positivos em seus mercados e ambiente social.
Para promover a cultura corporativa, inúmeras capacitações e ofertas avançadas de treinamento foram implementadas em 2021. Entre outras coisas, foi introduzido um abrangente programa de feedback de 360 graus para os gerentes sênior. A Henkel também desenvolveu um conceito holístico chamado "Smart Work" que no futuro fornecerá uma estrutura global para temas como trabalho móvel, local de trabalho digital ou saúde dos funcionários.
No final de janeiro de 2022, a Henkel anunciou medidas abrangentes para levar a implementação da agenda de Crescimento com Propósito para uma nova etapa. A Henkel planeja fundir as unidades Laundry & Home Care e Beauty Care em uma nova unidade de negócios: a Henkel Consumer Brands. Com a nova unidade de negócios, a Henkel construirá uma plataforma multicategoria para o negócio completo de consumo sob um mesmo teto, incluindo muitas marcas icônicas como Persil e Schwarzkopf, bem como o negócio Hair Professional. A nova unidade de negócios terá cerca de 10 bilhões de euros em vendas. A fusão visa impulsionar o crescimento e a rentabilidade para o negócio de consumo e para a empresa.
Os preparativos para o processo de integração da nova unidade de negócios já começaram. Isso inclui conversas iniciais e construtivas com representantes dos funcionários. A estrutura organizacional da futura unidade de negócios também foi definida e comunicada internamente – com quatro regiões e dois segmentos globais de negócios apoiados por funções centrais. Além disso, foi determinado o primeiro nível de gestão sob o membro responsável do Conselho de Administração e uma organização de projetos para a próxima fusão das duas unidades de negócio.
Resumindo, Carsten Knobel disse: "Fizemos mais progressos em 2021 na implementação de nossa agenda estratégica e alcançamos um bom desempenho geral dos negócios. Embora continuemos a enfrentar uma pandemia global, bem como cadeias de suprimentos significativamente apertadas e aumentos excepcionalmente acentuados nos preços de matérias-primas e logísticas. Estamos agora olhando para o futuro – para as tarefas que estão à nossa frente em 2022 e os anos seguintes. Construímos uma estratégia clara para gerar crescimento com propósito e uma equipe forte com funcionários altamente motivados em todo o mundo. Confiamos em nossos valores compartilhados, em nossa cultura e em nosso propósito de nos guiar. Estou plenamente convencido de que alcançaremos nossos objetivos ambiciosos e implementaremos com sucesso nossa agenda de Crescimento com Propósito”.
* Ajustado para despesas e receitas únicas e para gastos de reestruturação
Essas informações contêm declarações prospectivas baseadas em estimativas e suposições atuais feitas pela gestão corporativa da Henkel AG & Co. KGaA. As declarações com relação ao futuro são caracterizadas pelo uso de palavras como "esperar", "pretender", "planejar", "antecipar", "acreditar", "estimar" e termos semelhantes. Tais declarações não devem ser entendidas como de forma alguma garantindo que essas expectativas se tornarão precisas. O desempenho futuro e os resultados realmente alcançados pela Henkel AG & Co. KGaA e suas empresas afiliadas dependem de uma série de riscos e incertezas e, portanto, podem diferir materialmente das declarações prospectivas. Muitos desses fatores estão fora do controle da Henkel e não podem ser estimados com precisão antecipadamente, como o ambiente econômico futuro e as ações de concorrentes e outros envolvidos no mercado. A Henkel não planeja nem se compromete a atualizar quaisquer declarações prospectivas.
Este documento inclui – no quadro de relatórios financeiros aplicáveis não claramente definido – medidas financeiras suplementares que são ou podem ser medidas alternativas de desempenho (medidas não-GAAP). Essas medidas financeiras suplementares não devem ser vistas isoladamente ou como alternativas às medidas dos ativos líquidos e posições financeiras da Henkel ou resultados das operações apresentadas de acordo com o quadro de relatórios financeiros aplicáveis em suas Demonstrações Financeiras Consolidadas. Outras empresas que reportam ou descrevem medidas alternativas de desempenho similarmente intituladas podem calculá-las de forma diferente.
Este documento foi emitido apenas para fins informativos e não se destina a constituir um conselho de investimento ou uma oferta de venda, ou uma solicitação de uma oferta de compra, quaisquer títulos.