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23 de fev de 2022 Düsseldorf / Alemanha
A Henkel publicou hoje seu 31º Relatório de Sustentabilidade, detalhando suas conquistas e progressos em 2021, ao mesmo tempo em que destaca seu novo Quadro de Metas em Sustentabilidade 2030+.
"A sustentabilidade está profundamente enraizada no DNA da nossa empresa e integral à forma como fazemos negócios. Juntamente com prioridades estratégicas como inovação e digitalização, a sustentabilidade está no centro de nossa agenda de Crescimento com Propósito", disse Carsten Knobel, CEO da Henkel. "A sustentabilidade também é um dos nossos valores e se reflete em nosso propósito corporativo: pioneiros no coração para o bem das gerações. Com a ajuda de nossa estratégia de sustentabilidade mais ambiciosa, aceleraremos nossa transformação, evoluindo ainda mais fortemente nosso portfólio e processos em direção à sustentabilidade."
"O ano passado testou nossa resiliência como empresa, à medida que indivíduos e comunidades lutavam contra a pandemia COVID-19. Nosso compromisso de enfrentar os desafios ambientais, sociais e políticos, portanto, nunca foi tão claro", acrescentou Sylvie Nicol, membro do Conselho de Gestão da Henkel responsável por Recursos Humanos e Sustentabilidade. "Estou orgulhoso de que em 2021, apesar do ambiente desafiador, a Henkel avance ainda mais a sustentabilidade em áreas críticas como proteção climática e economia circular."
Em 2021, a Henkel ancorou ainda mais sua estratégia de sustentabilidade no negócio, reduziu as emissões de CO2 em suas operações (em especial a conversão para eletricidade verde) e avançou ainda mais no fornecimento sustentável de matérias-primas, bem como em finanças sustentáveis, entre outros.
A Henkel pretende reduzir sua pegada de carbono na produção em 65% até 2025 (versus o ano base 2010). Até o final de 2021, a Henkel já havia reduzido pela metade sua pegada de CO2 em produção. Para isso, a empresa também se concentra em melhorar sua eficiência energética e fornecer 100% de sua eletricidade exclusivamente de fontes renováveis até 2030. Até o final de 2021, a Henkel transitou totalmente a produção em 21 países, incluindo na Colômbia e na França, para eletricidade 100% renovável. Hoje, a Henkel já está com 68% de uso de eletricidade renovável.
Além disso, a Henkel está ativamente comprometida em construir uma verdadeira economia circular, trabalhando com vários parceiros ao longo de toda a cadeia de valor e cooperando em iniciativas internacionais como o Plastic Bank e a New Plastics Economy pela Fundação Ellen MacArthur. A ambiciosa estratégia de embalagem da empresa visa reduzir e reciclar materiais de embalagem e impedi-los de entrar no ambiente. Uma de suas metas de destaque até 2025 é que 100% das embalagens da Henkel sejam recicláveis ou reutilizáveis. No final de 2021, a participação já estava em torno de 86%. A Henkel também está trabalhando de forma constante para aumentar a proporção de material reciclado em suas embalagens para mais de 30% para todas as embalagens plásticas para seus produtos de bens de consumo em todo o mundo até 2025. No final de 2021, a empresa aumentou essa participação para aproximadamente 18%.
A Henkel também fez um bom progresso em sua jornada para obter 100% de seu óleo de palma e palma de forma responsável. Em 2021, a empresa conseguiu 93% de suas exigências totais e os derivados como matérias-primas certificadas de acordo com o modelo de equilíbrio de massa RSPO ("Roundtable on Sustainable Palm Oil"). A Henkel credita tal sucesso à sua colaboração de longa data com a organização de desenvolvimento Solidaridad, que apoia pequenos agricultores de óleo de palma na América do Sul, África e Ásia. Até hoje, os parceiros foram capazes de impactar positivamente cerca de 36.000 agricultores familiares em todo o mundo.
Outro marco importante foi o anúncio do novo Marco das Finanças Sustentáveis da Henkel, criando um elo direto entre sua estratégia de sustentabilidade e sua estratégia de financiamento.
O marco inclui duas formas possíveis de financiamento: a emissão de títulos vinculados à sustentabilidade, bem como títulos verdes. Em 2021, a Henkel colocou as duas primeiras emissões nos termos deste quadro, tornando-se a primeira empresa do setor a colocar um título de euro cuja taxa de juros está ligada ao cumprimento de metas específicas de sustentabilidade. No total, foram emitidos títulos com um volume de mais de 700 milhões de euros.
Essas conquistas estão em consonância com os objetivos da Henkel estabelecidos em uma estratégia de longo prazo em 2010. Após uma década de progressos em sustentabilidade, Henkel refletiu em 2021 sobre os desenvolvimentos externos em curso e as expectativas para sua estratégia e ambições daqui para frente.
Essa revisão resultou em uma nova Estrutura de Metas de Sustentabilidade 2030+, que também inclui novas ambições adicionais de longo prazo que ajudarão a transformar a economia e a sociedade em direção à sustentabilidade.O Quadro de Metas em Sustentabilidade 2030+ da Henkel consiste em três dimensões:
"Queremos garantir que as ambições do quadro alinhem às expectativas de nossos stakeholders de abordar temas ambientais, sociais e de governança (ESG) com nossa crescente profundidade de engajamento nessas áreas", explicou Ulrike Sapiro, Diretor de Sustentabilidade da Henkel. "Olhamos para onde podemos ir mais longe, agir mais rápido e ser mais ousados – e um dos principais resultados incluiu avançar na positividade climática em nossa produção, antecipando o prazo em dez anos, de 2040 para 2030."
As principais novas ambições incluem:
Ulrike Sapiro acrescentou: "Sabemos que o mundo ao nosso redor, as expectativas de nossos stakeholders e as oportunidades para o avanço da sustentabilidade estão em constante transformação. É por isso que planejamos revisar e atualizar regularmente nosso Quadro de Ambição de Sustentabilidade 2030+ com novas metas e ambições tangíveis à medida que avançamos."