Descubra as marcas das nossas dois unidades de negócios Adhesive Technologies e Beauty Care.
12 de ago de 2021 São Paulo
Após um forte início do ano fiscal de 2021, a Henkel mais uma vez acelerou o crescimento no decorrer do primeiro semestre e os efeitos cambiais ajustados já ultrapassaram o nível pré-crise de 2019. Apesar dos impactos da crise global do coronavírus que continuam a afetar de forma adversa o ambiente social e econômico em vários mercados ao redor do mundo, a Henkel alcançou um crescimento significativo de vendas e ganhos na primeira metade do ano. O crescimento orgânico das vendas atingiu 11,3% nos primeiros seis meses de 2021. As vendas do Grupo totalizaram cerca de 10 bilhões de euros, que representam um aumento de 4,7% em termos nominais.
O lucro operacional ajustado teve um aumento de 20,1%, que representa 1.430 milhões de euros, e a margem EBIT ajustada registrou um aumento de 1,9 ponto percentual em comparação com o mesmo período do ano anterior, atingindo 14,4%.Com as taxas de câmbio constantes, o lucro por ação preferencial ajustado aumentou em 30,1%. Os efeitos do aumento dos custos das matérias-primas no primeiro semestre do ano foram compensados, em particular, por um crescimento muito forte de volume, bem como os aumentos de preços e por uma gestão estrita de custos e melhorias de eficiência.
“No primeiro semestre de 2021, a Henkel continuou a ser afetada pela pandemia da COVID-19. No entanto, alcançamos um crescimento de dois dígitos em vendas e lucros. Em termos de vendas, já conseguimos ultrapassar o nível pré-crise de 2019 ajustado pelos efeitos cambiais. Graças ao excelente espírito de equipe e comprometimento de nossos colaboradores em todo o mundo, bem como ao nosso portfólio equilibrado e robusto de marcas de sucesso e tecnologias inovadoras nos negócios de consumo e industriais”, disse o CEO da Henkel, Carsten Knobel.
Todas as unidades de negócios e regiões contribuíram para o crescimento orgânico das vendas no primeiro semestre de 2021. A unidade de negócios de Adhesive Technologies obteve o maior crescimento de vendas no primeiro semestre do ano. A unidade de negócios aumentou as vendas organicamente em todas as regiões e áreas de negócios e, em geral, alcançou um crescimento de dois dígitos. Este desenvolvimento foi apoiado pela significativa recuperação da economia global. Em Beauty Care e Laundry & Home Care, a Henkel também alcançou um crescimento orgânico nas vendas. O cenário, no entanto, foi misturado no que diz respeito às áreas de negócios individuais. Na unidade de negócios de Beauty Care, o crescimento foi impulsionado pelo mercado Profissional. Após um crescimento mais fraco no ano anterior devido à pandemia, um bom crescimento de dois dígitos foi alcançado. O mercado de Bens de Consumo, por outro lado, ficou abaixo do nível do ano anterior no primeiro semestre de 2021, devido a uma queda nas vendas de orgânicos na categoria de cuidados corporais, também como consequência do enfraquecimento significativo dos mercados. Na unidade de negócios Laundry & Home Care, o crescimento foi impulsionado principalmente pelo negócio de Home Care, que alcançou um crescimento orgânico significativo nas vendas. O negócio de Laundry registrou um bom crescimento orgânico das vendas.
“Continuamos a fazer bons progressos na implementação de nossa agenda de crescimento estratégico no primeiro semestre do ano. Como parte de nossa gestão ativa de portfólio, outras marcas e negócios foram alienados ou descontinuados conforme planejado. Ao mesmo tempo, fizemos aquisições direcionadas, em particular para expandir nosso portfólio de marcas sustentáveis. Nosso foco especial este ano é fortalecer ainda mais nossa competitividade nas áreas de inovação, sustentabilidade e digitalização, e em desenvolver ainda mais a cultura de nossa empresa. Progredimos muito bem nessas áreas no primeiro semestre do ano e acreditamos que estamos no caminho certo para implementar nossa agenda de crescimento com propósito”, acrescentou Carsten Knobel.
Olhando para os demais meses do ano fiscal de 2021, Knobel disse: “No geral, estamos vendo uma normalização na demanda na maioria de nossos negócios. E depois que a recuperação da demanda industrial começou em muitas regiões na segunda metade de 2020, as taxas de crescimento provavelmente serão significativamente mais baixas na segunda metade do ano fiscal de 2021, apesar da contínua recuperação econômica. Ao mesmo tempo, ainda há grande incerteza sobre como a pandemia se desenvolverá e como o consumo e a produção industrial serão afetados. Em particular, o aumento excepcionalmente acentuado nos preços das matérias-primas e as cadeias de abastecimento terão um grande peso sobre a economia no decorrer do ano. Estamos trabalhando muito e com medidas abrangentes para limitar o impacto em nossos negócios e lucratividade. Ao mesmo tempo, continuaremos a responder com flexibilidade e rapidez às mudanças em nossos mercados e estamos conduzindo de forma consistente a implementação da nossa agenda de crescimento. Levando em consideração o ambiente descrito e com base no forte desempenho no primeiro semestre, atualizamos hoje a nossa orientação para o ano inteiro. Elevamos nossa previsão de vendas e mantivemos nossas expectativas de ganhos por ação inalterados - apesar dos crescentes ventos contrários da inflação do custo das matérias-primas”.
A Henkel agora antecipa um crescimento orgânico das vendas de +6,0 a +8,0% e retorno ajustado sobre as vendas (margem EBIT) na faixa de 13,5 a 14,5%. Para ganhos ajustados por ação preferencial (EPS) a taxas de câmbio constantes, a Henkel continua a esperar um aumento na faixa de porcentagem de um dígito alto na media.
Com 9.926 milhões de euros, as vendas do Grupo Henkel no primeiro semestre de 2021 foram +4,7% acima do mesmo período do ano anterior (Q2: 4.958 milhões de euros, +8,8%). As vendas orgânicas, que excluem o impacto dos efeitos cambiais e aquisições / desinvestimentos, mostraram um crescimento de dois dígitos de +11,3% (Q2: +15,2%). A contribuição de aquisições e desinvestimentos foi de +0,4% (Q2: +0,1%). Os efeitos da moeda tiveram um impacto negativo de -7,0% nas vendas (Q2: -6,5%).
Os mercados emergentes mostraram um crescimento orgânico das vendas de +21,5% (Q2: +24,7%). Os negócios em mercados maduros mostraram um desenvolvimento de vendas orgânicas muito forte de +4,5% (Q2: +8,8%).
As vendas no primeiro semestre do ano na Europa Ocidental mostraram um desenvolvimento orgânico de vendas de +5,5% (Q2: +10,7%). A Europa Oriental alcançou um crescimento orgânico das vendas de +17,6% (Q2: +24,1 %). Na África/Oriente Médio, as vendas cresceram organicamente em +26,4% (Q2: +31,7%). O crescimento orgânico das vendas na América do Norte foi de +3,0% (Q2: +6,3%). A América Latina registrou um desempenho orgânico de vendas de +21,0% (Q2: +34,2%). Na região da Ásia/Pacífico, as vendas aumentaram organicamente em +20,8% (Q2: +17,3%).
O lucro operacional ajustado (EBIT ajustado) aumentou +20,1% de 1.191 milhões de euros no primeiro semestre do ano anterior para 1.430 milhões de euros.
O retorno ajustado sobre as vendas (EBIT ajustado) aumentou 1,9 ponto percentual de 12,6% a 14,4%.
O lucro ajustado por ação preferencial cresceu +22,4%, passando de 1,96 euro no primeiro semestre de 2020 para 2,40 euros. A taxas de câmbio constantes, o lucro ajustado por ação preferencial aumentou +30,1%.
O capital de giro líquido foi melhorado ainda mais. Com 3,6% das vendas, ficou 80 pontos básicos abaixo do nível do mesmo período do ano anterior (4,4%).
O fluxo de caixa livre de 471 milhões de euros ficou abaixo do valor do primeiro semestre de 2020 (940 milhões de euros), em particular devido ao menor fluxo de caixa das atividades operacionais. Com maior lucro operacional, a redução resultou no aumento significativo do capital de giro líquido em comparação com o final do ano fiscal de 2020, que foi em parte devido à expansão significativa nos volumes de vendas.
A posição financeira líquida ficou equivalente a -1.035 milhões de euros em 30 de junho de 2021 (31 de dezembro de 2020: -888 milhões de euros).
No primeiro semestre de 2021, as vendas da unidade de negócios de Adhesive Technologies aumentaram nominalmente em +14,4%, de 4.153 milhões de euros no mesmo período do ano anterior para 4.752 milhões de euros (Q2: 2.394 milhões de euros, +23,1%). Organicamente, as vendas aumentaram em +20,2% (Q2: +28,5%). O desenvolvimento no primeiro semestre do ano foi significativamente influenciado pela recuperação em curso da economia global em todas as regiões e áreas do negócio. O lucro operacional ajustado no primeiro semestre de 2021 cresceu +50,9% e atingiu 820 milhões de euros. Com 17,3%, o retorno ajustado sobre as vendas foi 4,2% acima do nível do primeiro semestre de 2020.
Na unidade de negócios de Beauty Care, as vendas no primeiro semestre de 2021 mostraram um desenvolvimento orgânico de +5,2% (Q2: +8,2%). Nominalmente, as vendas aumentaram em +1,1%, alcançando 1.839 milhões de euros (Q2: 914 milhões de euros, +3,5%). O crescimento das vendas deve-se principalmente à forte recuperação do negócio Profissional, que foi significativamente impactado pelo fechamento de salões de beleza relacionados à pandemia no segundo trimestre do ano anterior. O lucro operacional ajustado no primeiro semestre de 2021 foi de 6,8% acima do nível do ano anterior, alcançando 183 milhões de euros. Em 10,0%, o retorno ajustado sobre as vendas também ficou acima do ano anterior.
A unidade de negócios de Laundry & Home Care gerou um crescimento orgânico das vendas de +3,9% no primeiro semestre de 2021 (Q2: +3,6%). Nominalmente, as vendas diminuíram em -5,3% para 3.275 milhões de euros (Q2: 1.619 milhões de euros, -5,1%). Em 490 milhões de euros, o lucro operacional ajustado foi -7,7% abaixo do mesmo período do ano anterior, principalmente devido aos fortes ventos contrários da moeda. Em 15,0%, o retorno ajustado sobre as vendas ficou ligeiramente abaixo em relação ao primeiro semestre de 2020, especialmente devido aos custos mais altos das matérias-primas e efeitos negativos do câmbio.
“Trabalhamos consistentemente na implementação da nossa agenda de crescimento no primeiro semestre de 2021”, disse Carsten Knobel. Além da gestão ativa de portfólio, a Henkel está se concentrando em dois aspectos de sua agenda de crescimento no ano atual: em primeiro lugar, a Henkel deseja expandir sua vantagem competitiva, fortalecendo ainda mais a inovação, sustentabilidade e digitalização. Em segundo lugar, a empresa deseja aprimorar ainda mais sua cultura empresarial. A empresa fez bons progressos em todas as áreas no primeiro semestre de 2021.
Como parte de sua gestão ativa de portfólio, a Henkel identificou marcas e categorias com vendas totais de mais de um bilhão de euros, dos quais cerca de 50% serão alienados ou descontinuados até o final de 2021. Espera-se que as marcas e negócios restantes apresentem melhorias de desempenho sustentáveis. Até o momento, 60% da base de receita dessas marcas e negócios proporcionou um impulso superior. Apesar das contínuas incertezas do mercado, a Henkel em geral já encerrou ou vendeu negócios com vendas totais de cerca de 350 milhões de euros - predominantemente nos negócios de consumo. Além disso, com a aquisição da Swania SAS concluída em julho de 2021, a posição da Henkel no mercado de produtos sustentáveis de lavanderia e higiene doméstica foi fortalecida e seu portfólio expandido com marcas complementares.
Para fortalecer ainda mais sua vantagem competitiva, a Henkel está acelerando o processo de inovações, impulsionando a sustentabilidade como um fator de diferenciação e impulsionando a transformação digital da empresa.
Um pilar fundamental da estratégia da Henkel é uma diferenciação clara no mercado por meio de inovações de sucesso. Estes apoiaram o crescimento de forma significativa na primeira metade do ano. Em Adhesive Technologies, a Henkel foi capaz de atingir um crescimento na faixa percentual de dois dígitos com materiais de interface térmica inovadores para aplicações 5G, impulsionada por co-desenvolvimentos com grandes clientes. Beauty Care superou o crescimento do mercado em Colorações com fortes inovações nas marcas Natural & Easy e Palette, ganhando market share em relação ao período pré-COVID-19. No negócio de Profissional, o relançamento da marca IGORA Royal contribuiu para o crescimento. Apoiada por inovações de sucesso como, Somat Excellence 4in1 Caps e Pril Antibacterial, a unidade de negócios Laundry & Home Care expandiu sua participação no mercado global de lavagem de louças.
Por muito tempo, a sustentabilidade foi um dos principais pontos fortes da Henkel. A empresa tem um papel de liderança que é regularmente confirmado em rankings e certificações e visa alavancar a sustentabilidade como um diferencial competitivo.
Por exemplo, a Henkel expandiu significativamente sua parceria com o Plastic Bank. O objetivo comum da parceria é prevenir o desperdício de plástico no meio ambiente e, ao mesmo tempo, melhorar a vida das pessoas que vivem na pobreza. A Henkel e o Plastic Bank abriram os três primeiros centros de coleta de resíduos plásticos no Egito, nas proximidades do Cairo. O projeto é parte de uma parceria de longo prazo de sucesso entre a Henkel e o Plastic Bank.
Os avanços na área de sustentabilidade também se refletem em produtos para consumidores e clientes industriais. Na unidade de negócios Laundry & Home, a nova marca Love Nature já está em terceiro lugar no segmento de rápido crescimento de produtos sustentáveis de lavanderia e higiene doméstica na Alemanha. Beauty Care continuou a expandir as soluções de embalagens sustentáveis. A embalagem de refil reciclável foi desenvolvida para a marca Nature Box, reduzindo em mais de 70% o plástico utilizado na embalagem convencional. Adhesive Technologies introduziu uma nova tecnologia de adesivo à base de água para calçados, eliminando várias etapas de produção e permitindo a redução de CO₂ de até 30%.
Além da inovação e sustentabilidade, a Henkel definiu a digitalização como uma alavanca chave para fortalecer sua competitividade. No primeiro semestre do ano, a participação das vendas geradas nos canais digitais aumentou ainda mais em todas as unidades de negócios. Nos negócios de consumo, foi alcançado um crescimento de mais de 30%. Na unidade de negócios de Adhesive Technologies, as vendas geradas digitalmente foram ampliadas por meio de sua plataforma de e-commerce. O crescimento na faixa percentual de dois dígitos foi alcançado no primeiro semestre de 2021. Como resultado, a participação das vendas geradas no negócio de adesivos via e-shop aumentou mais de 25%. No nível do Grupo, a participação das vendas digitais aumentou em 40% para cerca de 18% das vendas totais.
Além disso, a Henkel firmou uma parceria estratégica com a Adobe - com o objetivo de fortalecer ainda mais as vantagens competitivas por meio da digitalização em todos os negócios. Uma plataforma digital orientada por dados desenvolvida recentemente para negócios digitais e e-commerce tem como objetivo acelerar as inovações digitais e criar novas oportunidades de negócios para a Henkel.
Desenvolver ainda mais a cultura corporativa da Henkel e acelerar a transformação cultural são outros elementos-chave da agenda de crescimento com propósito. A empresa tem como objetivo fomentar uma cultura colaborativa. Na primeira metade do ano, a Henkel continuou lançando uma série de medidas para atingir essa meta e capacitar seus colaboradores.
A Henkel desenvolveu um novo conceito holístico chamado “Trabalho Inteligente” sobre o futuro do trabalho e o apresentou a seus colaboradores. Isso reflete um ambiente de trabalho moderno para o tempo pós-COVID-19, permitindo maior flexibilidade e promovendo o trabalho híbrido. Para trabalhos que não exigem presença permanente no local, este conceito oferece aos funcionários a opção de trabalhar de forma remota em até 40% do tempo. A Henkel também redefiniu o seu propósito. Colaboradores em todo o mundo estiveram envolvidos em seu desenvolvimento para garantir que a declaração de propósito seja autêntica e relevante para todos. Em sua essência, trata-se do pioneirismo que tem caracterizado a empresa e seus colaboradores desde a sua fundação e que move a todos. É esforçar-se para enriquecer e melhorar a cada dia a vida dos clientes e da sociedade, criando valor duradouro.
“Nossa declaração de propósito 'Pioneers at heart for the good of generations' escreve quem somos na Henkel, o que nos une e que papel queremos desempenhar no mundo. É muito mais do que apenas um slogan ou palavra da moda. Estamos profundamente empenhados em viver de acordo com isso todos os dias. Queremos usar nosso espírito pioneiro e empreendedor - para nossos colaboradores, clientes e consumidores, nossos acionistas e para o bem das gerações atuais e futuras”, disse Carsten Knobel. “É por isso que é importante que tenhamos um entendimento comum do nosso propósito e que alinhemos conscientemente nossas ações de acordo.”
“Estamos orgulhosos do desenvolvimento de negócios bem-sucedidos no primeiro semestre do ano e do bom progresso que fizemos na implementação de nossa agenda estratégica, apesar dos constantes ventos contrários da pandemia de COVID-19”, explicou Knobel. “Continuaremos a perseguir de forma consistente nossa agenda de crescimento com propósito e permaneceremos altamente flexíveis durante o resto do ano em resposta às mudanças em nossos mercados, dados os desafios impostos pelo aumento dos preços das matérias-primas e a preocupação com as cadeias de suprimentos”.
* Ajustado por despesas e receitas não recorrentes e por despesas de reestruturação.
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