Descubra as marcas das nossas dois unidades de negócios Adhesive Technologies e Beauty Care.
5 de mar de 2021 Düsseldorf / Alemanha
A Henkel publicou seu 30º Relatório de Sustentabilidade, detalhando suas realizações e avanços na área. “Para nós, da Henkel, a sustentabilidade não é apenas parte de nossa tradição de longa data, mas também um elemento integrante de nossa agenda estratégica para crescimento com propósito. Em 2010, definimos nossa estratégia e metas de sustentabilidade de longo prazo até 2030 e estamos orgulhosos do progresso que tivemos desde então. Alcançamos a maioria de nossas metas e até ultrapassamos algumas delas”, disse Carsten Knobel, CEO da Henkel. “Por meio de inovações sustentáveis em nossos negócios industriais e de consumidores, pretendemos criar valor para superar o crescimento de nossos mercados, ao mesmo tempo que fortalecemos nosso papel de liderança na sustentabilidade.”
“A pandemia global em 2020 trouxe muitos novos desafios. No entanto, junto às nossas equipes apaixonadas em todo o mundo, conseguimos impulsionar nossa agenda de sustentabilidade, especialmente no que diz respeito às nossas três principais áreas de foco: tornar-se uma empresa positiva para o clima, permitir uma economia circular e aumentar nosso impacto social positivo. Nossos esforços resultaram em grandes conquistas, tanto no nível da empresa quanto em todo o nosso portfólio de produtos e tecnologias”, acrescentou Sylvie Nicol, membro do Conselho de Administração da Henkel e responsável por Recursos Humanos e Sustentabilidade.
Em 2010, a Henkel definiu uma estratégia de sustentabilidade de longo prazo até 2030, sustentada por metas e objetivos concretos. Essas estratégias e metas foram constantemente refinadas e expandidas desde então. O pilar da estratégia é a ambição de criar mais valor com menos recursos – para permitir que uma população mundial em crescimento viva bem e, ao mesmo tempo, reduza a pegada global.
2020 marca o meio-termo no caminho para 2030. Na última década, a Henkel alcançou um progresso significativo em todas as dimensões de sua estratégia de sustentabilidade: em geral, a empresa foi capaz de reduzir sua pegada ambiental em 39% em três dimensões – emissões de CO2, resíduos e água – excedendo significativamente a meta de redução de 30% para 2020. Além disso, ao reduzir a taxa global de acidentes em 50%, a Henkel conseguiu atingir sua meta de segurança para 2020.
A Henkel publicou seu primeiro relatório de sustentabilidade em 1992. Isso torna a Henkel uma das poucas empresas em seus setores, bem como no ambiente da alemã DAX, que pode olhar com orgulho para 30 anos de relatórios de sustentabilidade consistentes. O primeiro relatório foi denominado “Relatório Ambiental” e cobriu, entre outros, os princípios de proteção ambiental da Henkel. “Desde então, os relatórios e estratégia de sustentabilidade da Henkel evoluíram consideravelmente. Hoje, abordamos uma ampla gama de tópicos que são importantes para nossas partes interessadas e para o sucesso futuro de nosso negócio. Eles vão desde a proteção de padrões sociais e ambientais, em nossa cadeia de fornecimento, até o progresso em direção a uma empresa positiva para o clima”, explicou Uwe Bergmann, Chefe de Gestão de Sustentabilidade da Henkel.
Para reduzir as emissões de CO2 e limitar o aquecimento global, a Henkel busca sua visão de longo prazo de se tornar uma empresa positiva para o clima até 2040.
A empresa tem a ambiciosa meta de reduzir a pegada de carbono de sua produção em 65% até 2025. A eficiência energética será continuamente melhorada e apenas a eletricidade proveniente de fontes renováveis será usada até 2030. Em março de 2020, a Science Based Targets Initiative (SBTi) confirmou que as metas de redução de emissões da Henkel atendem aos requisitos para atingir as metas estabelecidas pelo Acordo Climático de Paris.
Outro marco em 2020 foi a conclusão de um Contrato de Compra de Energia Virtual (VPPA) em grande escala para um novo parque eólico em Bee County, no Texas. Isso cobrirá 100% da demanda de eletricidade da Henkel nos Estados Unidos a longo prazo.
Além disso, a Henkel deseja alavancar o amplo alcance de suas marcas e tecnologias em todo o mundo para ajudar clientes, consumidores e fornecedores a reduzir suas emissões de CO2. Já tendo possibilitado uma economia de mais de 55 milhões de toneladas no período de cinco anos até 2020, a empresa se esforça para atingir a meta de 100 milhões de toneladas até 2025.
A Henkel também está promovendo ativamente o desenvolvimento de uma economia circular, buscando metas ambiciosas em relação a suas embalagens. A meta até 2025 é que 100% das embalagens da Henkel sejam recicláveis ou reutilizáveis (excluindo adesivos com ingredientes ou resíduos que podem afetar a reciclagem ou poluir os fluxos de reciclagem). No final de 2020, a empresa havia conseguido isso para cerca de 89% de suas embalagens.
A empresa trabalha de forma constante para aumentar a proporção de material reciclado em suas embalagens. Embora muitas de suas marcas já ofereçam produtos com embalagens feitas de material reciclado, a empresa pretende aumentar a participação de plástico reciclado para mais de 30% em todos os produtos de consumo no mundo até 2025. No final de 2020, essa proporção estava em torno de 15%.
Combater a desigualdade social é um dos maiores desafios globais de nosso tempo. A pandemia de COVID-19 inclusive aumentou isso, muitas vezes atingindo os mais vulneráveis de maneira particularmente forte. Portanto, o combate à pandemia foi uma tarefa especialmente importante em 2020. A Henkel estendeu de forma significativa suas atividades de ajuda emergencial, lançando um Programa Global de Solidariedade no ano passado. Isso está de acordo com uma das seis áreas de foco de sustentabilidade da Henkel, contribuindo para o impacto social.
Para isso, a empresa enfatiza seu compromisso de expandir ainda mais seu impacto social positivo nas comunidades até 2025: através de um fornecimento 100% responsável, alavancando seus mais de 50 mil colaboradores, que foram treinados como embaixadores da sustentabilidade e ajudando a melhorar 20 milhões de vidas em todo o mundo.
Um exemplo é a colaboração de longa data da Henkel com a organização de desenvolvimento Solidaridad para apoiar pequenos produtores de óleo de palma na América do Sul, África e Ásia. Até o momento, isso já atingiu cerca de 34 mil pequenos proprietários que cultivam cerca de 305mil hectares de terra.
Relatório de Sustentabilidade 2020 (Capa)
Mais informações