Descubra as marcas das nossas dois unidades de negócios Adhesive Technologies e Beauty Care.
5 de mar de 2020 Düsseldorf / Alemanha
Na apresentação da última quinta-feira, 5 de março, a investidores, analistas e imprensa, a Henkel compartilhou sua nova estrutura estratégica para o futuro.
"Na Henkel, estamos construindo uma estrutura sólida para o futuro: marcas fortes e tecnologias inovadoras, negócios atraentes com muitas posições de liderança no mercado em todo o mundo, uma equipe altamente dedicada e um excelente balanço com alta capacidade de geração de caixa. Entretanto, nosso desempenho geral recentemente ficou abaixo das nossas ambições e das expectativas dos nossos acionistas. Sabemos que podemos fazer melhor no futuro e faremos melhor", disse Carsten Knobel, CEO da Henkel. "Com base em uma análise completa dos nossos pontos fortes e das necessidades de mudança, desenvolvemos uma nova estrutura estratégica para a nossa empresa. Essa estrutura nos ajudará a vencer na década de 2020 para a Henkel, com um foco claro no crescimento objetivo. Isso significa criar um valor superior ao cliente e ao consumidor para superar nossos mercados, reforçando nossa liderança em sustentabilidade e permitindo que nossos colaboradores cresçam, profissional e pessoalmente, por meio do seu trabalho na Henkel", explicou Knobel.
"No futuro, nossa nova estrutura estratégica para crescimento impulsionará um desenvolvimento bem-sucedido da Henkel e evoluirá ao longo do tempo. Os principais elementos dessa estrutura são um portfólio diferenciado, vantagem competitiva nas áreas de inovação, sustentabilidade e modelos operacionais digitais e prontos para o futuro, sustentados por uma base sólida de uma cultura colaborativa e pessoas capacitadas. Nosso compromisso também se reflete na nossa ambição financeira de médio a longo prazo", resumiu Carsten Knobel.
Um elemento fundamental da orientação futura é uma gestão ativa do portfólio. A Henkel identificou marcas e categorias com um volume total de vendas de mais de 1 bilhão de euros, predominantemente em seus negócios de consumo, do qual cerca de 50% estão indicados para alienação ou descontinuação até 2021. Além disso, as fusões e aquisições continuarão sendo parte integrante da estratégia da companhia. Os principais critérios para aquisições são disponibilidade, ajuste estratégico e atratividade financeira de possíveis metas. A Henkel utilizará seu forte balanço para buscar aquisições de alto impacto. Enquanto a empresa pretende expandir sua liderança tecnológica em Adhesive Technologies com aquisições, a empresa se concentrará em seus negócios de consumo nas posições de liderança em países e categorias, bem como em áreas inexploradas e novos modelos de negócios.
Para fortalecer ainda mais a sua vantagem competitiva, a Henkel se concentrará em acelerar inovações impactantes, impulsionando a sustentabilidade como um fator diferencial e transformando o âmbito digital em um criador de valor para o cliente e o consumidor.
A Henkel tem como objetivo acelerar inovações impactantes, apoiadas por maiores investimentos. Isso incluirá uma abordagem de inovação aprimorada, por exemplo, expandindo o uso de ferramentas e dados digitais para insights mais rápidos e melhores. Ao passo que incentiva a tomada de decisões em toda a organização para que seja realizada mais próxima ao mercado, alavancando o potencial de inovação aberta e o crowdsourcing de ideias, e com isso a Henkel também melhorará suas abordagens ágeis e continuará investindo em centros de inovação. Isso permitirá o desenvolvimento de inovações impactantes nas três unidades de negócios. As inovações e marcas serão apoiadas com investimentos consistentes nas principais categorias e regiões. Portanto, a Henkel está comprometida em aumentar ainda mais os investimentos na publicidade, no âmbito digital e em TI em 350 milhões de euros em comparação com 2018.
Com base no seu forte histórico e no progresso adicional em direção às metas para 2020 e para os próximos anos, a Henkel pretende fortalecer a sustentabilidade como um diferencial competitivo. A empresa definiu os próximos marcos para três tópicos principais altamente relevantes para consumidores, clientes, parceiros de negócios e a sociedade em geral: no caminho para operar de forma positiva para o clima em 2040, a empresa planeja reduzir a pegada de carbono de sua produção em 65% e economizar 100 milhões de toneladas de CO2 com seus consumidores, clientes e fornecedores até 2025. Trabalhando em direção a uma economia circular e com zero desperdício de plástico no meio ambiente, a companhia definiu metas ambiciosas de embalagens para 2025: 100% das embalagens da Henkel serão recicláveis ou reutilizáveis** e a empresa pretende reduzir o plástico virgem à base de fósseis em suas embalagens de produtos para consumo em 50%.
A Henkel deseja fortalecer seu impacto social positivo nas comunidades por meio de um fornecimento 100% responsável, da alavancagem de seus mais de 50.000 colaboradores e da ajuda para melhorar 20 milhões de vidas em todo o mundo até 2025.
A sustentabilidade será firmemente ancorada em todas as atividades. Por meio do estabelecimento da sustentabilidade como pilar central das suas estratégias de inovação, as unidades de negócios Beauty Care e Laundry & Home Care promoverão seus portfólios de produtos com um foco particular em soluções de embalagens sustentáveis e na distribuição de marcas com uma finalidade. A unidade de negócios Adhesive Technologies continuará alavancando seu potencial por meio de produtos e tecnologias que definem os padrões do setor.
No futuro, a Henkel pretende transformar o âmbito digital em criador de valor para clientes e consumidores. A Henkel deseja impulsionar o envolvimento 1:1 e as vendas digitais nos negócios de consumo expandindo as plataformas digitais existentes e estabelecendo novas para relacionamentos diretos com os consumidores. A digitalização de ponta a ponta voltada para o cliente nos negócios industriais será direcionada para gerar novos negócios e digitalizar ainda mais a experiência do cliente em todos os pontos de contato. Além disso, a Henkel continuará sua integração de dados de ponta a ponta. Isso permitirá que a empresa, por exemplo, crie soluções inovadoras e personalizadas baseadas em Inteligência Artificial. A Henkel também investirá em talento digital, especialmente em cientistas e engenheiros de dados com capacidades futuras e profunda especialização no setor tecnológico. E, finalmente, a Henkel deseja permitir o foco e a eficiência dos negócios digitais. A companhia reorganizará completamente a sua configuração digital, estabelecendo uma nova estrutura digital chamada "Negócios Digitais". A Henkel estabeleceu uma nova posição CDIO (Chief Digital and Information Officer) no fim do ano passado. As equipes digitais e TI da Henkel agora serão combinadas sob a liderança do CDIO, que reportará diretamente ao CEO.
Os novos "Negócios Digitais" da Henkel se baseiam em dois pilares: primeiro, "Tecnologia de Negócios", que é um veículo para impulsionar a eficiência em toda a cadeia de valor, otimizando continuamente os processos de negócios e os sistemas de TI. O segundo pilar é a "Henkel Digital", uma nova unidade dedicada à incubação e à inovação orientadas pelo mercado. Tendo isso como base, a Henkel planeja estabelecer centros de inovação digital em Berlim, no Vale do Silício e na Ásia.
A Henkel está reformulando seus modelos operacionais em toda a empresa para que sejam enxutos, rápidos e simples e para melhorar continuamente a competitividade de seus processos e estruturas. A empresa almeja intensificar seus esforços para possibilitar novos modelos de negócios, aumentar a proximidade de clientes e consumidores com tomadas de decisões mais rápidas e aumentar a eficiência de forma contínua.
Uma cultura forte, valores compartilhados e uma estrutura clara para colaborar como uma equipe são fundamentais para o futuro sucesso da Henkel. Como primeiro passo, a Henkel introduziu novos Compromissos de Liderança para todos os seus colaboradores em 2019. A Henkel planeja acelerar essa jornada cultural com esses compromissos em sua essência e promoverá uma cultura de colaboração e capacitação, qualificará seus colaboradores com relação às capacidades futuras e permitirá que sua equipe cresça e se desenvolva.
"Nossa nova estrutura estratégica para um crescimento objetivo também se reflete em nossa ambição financeira de médio a longo prazo: crescimento orgânico nas vendas entre 2% e 4%, crescimento do lucro ajustado* por ação preferencial no porcentual de um dígito único médio a alto com taxas de câmbio constantes e nosso foco contínuo na expansão do fluxo de caixa livre", disse Carsten Knobel.
"Em resumo, estamos convencidos de que hoje estabelecemos a estrutura para o desenvolvimento futuro bem-sucedido da Henkel. Agora, vamos nos concentrar na implementação dessas medidas, impulsionando mudanças e evoluindo ainda mais nossa agenda de crescimento", disse Carsten Knobel.
* Ajuste quanto a ganhos/encargos únicos e encargos de reestruturação
** Excluindo produtos adesivos com resíduos que podem afetar a reciclagem ou poluir os fluxos de reciclagem
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